Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Prog

Tutorial: Usando Linux no Windows

Recommended Posts

Usando Linux no Windows

 

Veremos como usar uma distribuição Linux dentro do Windows, sem precisar formatar seu sistema ou criar novas partições. Excelente alternativa para quem deseja ter uma experiência bem próxima do que seria instalar e usar Linux, além de ser uma ótima chance para iniciar seus estudos neste sistema operacional sem precisar mexer nas configurações do seu sistema Windows.

 

Nível: Iniciante/Intermediário

Dependências: Software VMware Player, 512MB de memória RAM (mínimo), 2GB de espaço livre no disco (mínimo), um LiveCD ou imagem ISO de qualquer distribuição.

 

Considerações iniciais:

Uma máquina virtual (VM) consiste na "emulação" de um computador dentro de um software. Não vou entrar em detalhes técnicos sobre este assunto, mas quem quiser entender um pouco mais pode ler neste link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_virtual

 

Para começar:

Precisamos de um software para "emular" nossa VM.

A VMware é uma renomada empresa de tecnologia que atua nesta área, a qual possui uma linha de produtos para este fim. Dentre eles encontra-se o software WMware Player, que consiste numa aplicação que "executa" as VMs criadas pelos demais softwares desta empresa. Uma característica interessante sobre este software é que ele é freeware, ou seja, pode ser instalado e utilizado sem limitações, restringido ao fato de não poder criar novas VMs.

O VMware Player possui versões para Linux e Windows. Veremos neste tutorial como rodar Linux em Windows, mas o inverso poderia ser feito sem problemas.

 

Download e instalação:

Para realizar o download do VMware Player é necessário acessar o site do fabricante:

http://www.vmware.com/download/player/download.html (tamanho: 29MB)

A instalação não é muito diferente de qualquer outra instalação de softwares para o sistema Windows: clique 2x no executável, next, next, next e pronto. :)

 

Usando a ferramenta:

Ao iniciar o software, é solicitado para que você selecione uma VM. Até o presente momento ainda não temos nenhuma, lembrando novamente que este software não serve para criar VMs, porém, é possível encontrar inúmeras VMs prontas para uso. Um ótimo endereço de pesquisa com VMs prontas é este:

http://www.vmware.com/vmtn/appliances/

 

Você vai encontrar VMs com diferentes sistemas operacionais, dentre as distribuições Linux, você encontra VMs com Ubuntu, Fedora Core, openSuSE, entre outros. Cada arquivo deste pode ter em média 800MB, fazer download destes arquivos pode ser extremamente trabalhoso, pensando em facilitar sua vida você pode usar uma VM "vazia", você encontra uma no site do Kurumin.

http://www.guiadohardware.net/gdhpress/kur.../kurumin_vm.zip (tamanho: 7KB)

 

As configurações desta VM:

10GB de disco (o sistema de arquivos vai sendo ocupado conforme você instala softwares);

256MB de memória RAM (limite para o sistema operacional que vai rodar na máquina virtual);

1 processador, placa de rede e placa de som;

 

Seu sistema não poderá ultrapassar estas configurações, ou seja, você vai sempre estar limitado aos 256MB de RAM e aos 10GB de HD, que na maioria dos casos se faz mais que o suficiente.

 

Com esta VM vazia você pode instalar uma distribuição Linux de 2 maneiras:

- Inicializar uma imagem .ISO que esta gravado no HD;

- Inicializar um CD bootavel a partir da sua unidade de CD;

 

Inicializando uma imagem ISO:

1o. Descompacte a máquina virtual do Kurumin num diretório de sua preferência;

2o. Copie a imagem .ISO para o diretório onde descompactou a máquina virtual;

3o. Renomeie o arquivo para cd.iso;

4o. Execute o software VMware;

5o. Abra a máquina virtual do Kurumin;

6o. Esta máquina virtual já esta configurada para iniciar pelo CD, mas caso seja necessário, pressione F2 (para acessar a configuração da BIOS) ou ESC (para selecionar o dispositivo de inicialização). Para iniciar o sistema usando o arquivo cd.iso é necessário selecionar o CD-ROM.

 

Inicializar um CD bootavel de instalação ou LiveCD:

1o. Idem ao anterior;

2o. Coloque o CD na sua unidade de CD-ROM;

3o. Execute o software VMware;

4o. Abra a máquina virtual do Kurumin;

5o. Caso o CD não seja inicializado automaticamente, o procedimento para inicializar o CD deve ser executado como descrito anteriormente.

 

Para ambos os casos, você pode instalar qualquer distribuição Linux, levando em consideração as limitações desta máquina virtual disponibilizada no site do Kurumin, as quais já foram mencionadas.

 

Algumas aplicações com o WMware:

 

O VMware é útil para:

 

* Ambientes de desenvolvimento, onde é necessário testar uma aplicação em várias plataformas: Muitas empresas têm produtos multiplataforma, que precisam ser testados em Windows e em diversas distribuições do Linux.

* Ambientes de suporte, onde é necessário dar suporte a diversas aplicações e sistemas operacionais. Um técnico de suporte pode rapidamente usar uma máquina virtual para abrir um ambiente Linux ou Windows.

* Migração e consolidação de servidores antigos: é muito comum vermos redes com diversos servidores antigos, que resultam em um custo de manutenção maior. Com o VMware podemos concentrá-los em uma máquina só.

* Manutenção de aplicações antigas e teste de sistemas novos: o uso do VMware para testar sistemas operativos é um dos usos mais comuns do produto. Por exemplo, é possível usá-lo para executar o Windows dentro do Linux ou o oposto.

* Manter a compatibilidade de hardware. Alguns hardwares não têm drivers para o Linux ou para versões mais recentes do Windows. Neste caso, é possível usar hardwares (ligados pela porta paralela ou USB) com uma máquina virtual.

* Simulação de instalações complexas de rede.

* Apresentação de demonstrações de sistemas completos out-of-the-box, tipicamente referidas como VMware appliances.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/VMware

 

ps.: Para algumas aplicações desta ferramenta você vai precisar não apenas do player.

 

...

 

Pronto... Nesta VM você tem todo o ambiente para instalação de uma distribuição Linux da sua preferência e, caso fique enjoado desta distribuição ou queira experimentar outra, basta apagar e repetir os procedimentos apresentados. :D

 

Bons estudos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Smugler...

 

Antes de mais nada, seja bem vindo. :)

 

Talvez, o VMPlayer não seja a melhor opção neste caso, pois você não pode criar novas máquinas virtuais, o que, talvez, venha a impedir o uso do seu Kubuntu 64bits. :(

 

Neste caso, um software que tem se mostrado muito interessante é o InnoTek VirtualBox, além dele ser gratuito, você pode criar suas próprias máquinas virtuais.

 

http://www.virtualbox.org/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.