Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Luiz_gis

Ação sob uma condição

Recommended Posts

Bom dia a todos,Estou começando a trabalhar com Access e em minha prova prática do curso que estou fazendo tenho que desenvolver um Bd para um locadora de vídeos, já criei várias tabelas, formulários e relatórios, etc.O que estou precisando fazer agora é relacionar o formulário "Locação de fitas" com as fitas já locadas de forma que não permita locar uma fita não disponível.Fiz uma consulta onde totalizo as fitas locadas, mas não consigo relacionar com as fitas entregues. Ex:No form"locação" tem os campos Nome/cod de locação/data de locação/data de entrega e itens de locação em um sub-formulário. A consulta busca os dados do formulário pelo cod de locação e conta quantas e quais fitas estão locadas, o problema é que conta todas as fitas sem observar a date de entrega da fita.Para esse tópico é só.Muito obrigado a todos que contribuírem.Luiz_gis

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prezado Luiz:Particularmente, eu criaria mais um campo na tabela do acervo de filmes para indicar se o título encontra-se locado ou não. Nesse caso, o campo poderia ser declarado como booleano, sendo True para "locado" e False para "disponível". Para abranger mais do que as 2 situações mencionadas, você também poderia declarar o novo campo como numérico.A partir daí, crie uma consulta para retornar os títulos alugados e uma outra para os que estão na locadora. Em seu formulário de "Locação de Fitas" (se já não fez isso, é claro) experimente inserir uma caixa de listagem (ou de combinação) que tenha como "origem da linha" a segunda consulta. O componente passará a exibir somente os títulos disponíveis.Quando da devolução do título, implemente um código para alterar o estado do campo booleano de "True" para "False" (veja a instrução SQL UPDATE); com isso, o título que antes figurava na consulta de "Locados" automaticamente passará a "integrar" a outra consulta.Espero ter ajudado.Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Prezado Spiritwalker,

Na verdade ajudou muito, já tinha imaginado a solução da forma que você falou(verdadeiro ou falso), mas o código vai resolver tudo juntamente com a caixa de combinação. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Muito obrigado.

Grd. Abraço

Ps: Desculpe a demora, mas fiquei de cama estes dias que nem o comp. tava dando vontade de mexer.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.