naofuieu 0 Denunciar post Postado Março 29, 2007 Ei, galera, eu peguei alguns programas para Linux da internet, mas eu nao sei como instala-los!Alguns arquivos sao .deb e tambem ha outros, mas eu n me lembro a extensao.O que eu devo fazer? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 29, 2007 Qual a sua distribuição? O ideal é sempre usar o gerenciador que você já tem no sistema. Caso não tenha um, baixar sempre os pacotes específicos para a sua distribuição. Se não existir o pacote para sua distribuição especificamente, pode utilizar o software alien para converter formato de pacotes, o que não quer dizer que vai ser 100%. Se necessário, você pode baixar o código fonte de qualquer aplicativo, ou da maioria deles, e compilar e instalar ou usar o checkinstall para criar um pacote para sua distribuição. Geralmente os arquivos de código fonte são distribuídos com extensão tar.gz ou tar.bz2. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
naofuieu 0 Denunciar post Postado Março 29, 2007 a minha distribuicao eh a Ubuntu, por isso eu tentei baixar as pra Debian.Eu acho que o meu n veio com instalador, mas quando eu tanto abrir os arquivos .deb o Ubunto abre como se fosse um .zip, mostrando outros arquivos e tal.A;lguem pode me salvar? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 29, 2007 Você tentou isso?! sudo apt-get update sudo apt-cache search nome_do_programa sudo apt-get install nome_encontrado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
naofuieu 0 Denunciar post Postado Março 29, 2007 mas como eu vou saber exatamente como eu tenho que escrever o nome do progr?tah certo que eu tenho que saber o nome, mas pode ser que esteja abreviado de algum modo... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Kandrade 7 Denunciar post Postado Março 30, 2007 Ei, galera, eu peguei alguns programas para Linux da internet, mas eu nao sei como instala-los!Alguns arquivos sao .debÉ bem mais simples instalar pelo APT, mas é muito bom saber instalar pacotes .rpm e .deb tambéminstalação de pacote .deb#dpkg -i pacote.deb Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
naofuieu 0 Denunciar post Postado Março 30, 2007 Tudo bem, entao. Mas eu preciso informar todo o caminho para o arquivo?Tipo: /media/.../cdrom0/pacote.deb? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 30, 2007 mas como eu vou saber exatamente como eu tenho que escrever o nome do progr? tah certo que eu tenho que saber o nome, mas pode ser que esteja abreviado de algum modo... Você pode usar artifícios, como... Eu sei que eu preciso instalar o Apache, o PHP e o módulo para integrar o Apache com PHP. Eu sei o nome do PHP (PHP5) e do Apache (Apache2)... não conheço o módulo necessário para integrar, então eu uso o seguinte comando: apt-cache search php | grep -i apache Então, dentre alguns resultados que serão exibidos, vai aparecer o pacote que você deseja: libapache2-mod-php5 Então você executa: apt-get install libapache2-mod-php5 Você também pode usar partes do nome do software. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Kandrade 7 Denunciar post Postado Março 30, 2007 Tudo bem, entao. Mas eu preciso informar todo o caminho para o arquivo?Tipo: /media/.../cdrom0/pacote.deb?voce pode informar o caminho absoluto ou o relativo.Suponha que eu esteja em /home e meu pacote esteja em /home/eu/poderia instalar assim:#dpkg -i /home/eu/pacote.debcaminho absolutoou assim:#dpkg -i ./eu/pacote.debcaminho relativo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites