Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Surissoft.com

XHTML 1.0/1.1/2.0 e CSS/CSS1/CSS2

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Tenho meu site validado nos padrões WEB, CSS e XHTML 1.0

 

Então: Gostaria de saber onde posso encontrar uma explicção bem exata sobre as diferenças entre:

 

XHTM 1.0, XHTML 1.1, e XHTML 2.0 e também as difereças entre CSS, CSS level 1, CSS level 2!

 

Procurei lá no site www.W3C.org mas não consegui encontrar nada específico sobre as diferenças de cada um! <_<

 

Alguém tem alguma dica!?

 

Abraços! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se a palavra "Certificação de Qualidade" é a expressão mais correta a ser utilizada, mas no site da W3C.org tem o validaddor de HTML e de CSS do site. Lá você informa o endereço do seu site e clica em "check". O site vai passar por uma validação e lá se estiver tudo OK ele vai te dar um codigo do "selo" XHTML ou CSS ou HTML (que significa que você está nos padrões) e com um link direto para proximas validações, clicando apartir deste "selo"!

 

Caso tenha erro, ele irá te indicar quais erros foram encontrados e em quais linhas....

 

Aquivão as URLs:

 

XHTML/HTML: http://validator.w3.org/

CSS: http://jigsaw.w3.org/css-validator/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então: Gostaria de saber onde posso encontrar uma explicção bem exata sobre as diferenças entre:XHTM 1.0, XHTML 1.1, e XHTML 2.0 e também as difereças entre CSS, CSS level 1, CSS level 2!

Eu também tenho essa curiosidade.Ao meu ver, o XHTML 1.0 é um processo de transição entre HTML e XHTML, pois seu objetivo é substituí-lo futuramente.Sobre as diferenças entre CSS 1 e 2, acho que é a compatibilidade com os navegadores, pois existem alguns recursos do 2 que não funcionam em nvegadores que só suportam o 1.Sei que a resposta ficou bem vaga, mas sou novo por aqui e ainda não peguei o ritmo do fórum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Certificação de Qualidade" é uma coisa, validação é outra, o validador apenas verifica se seu (x)html quando confrontado com a DTD que você usou está de acordo com o padrão.Quanto as versões de xHTML, HTML e CSS há sim no site do W3C as mudanças ocorridas em cada versão... basta.. LER.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quero agradecer a você Lee.rain, valeu pela pequena explicação....................Já em questão da "Certificação de Qualidade", sei que me equivoquei nesta frase... Tanto é q já me expliquei na resposta ao Maujor.....Mas com um código validado e pela W3C e sem erros de padrões HTML e CSS, NÃO deixa de ser um CODIGO COM QUALIDADE!!! Mas não é isto que esta em questao aqui, e sim as diferenças entre cada um... Irei pesquisar novamente sobre isto na W3C...Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[ ... ]Mas com um código validado e pela W3C e sem erros de padrões HTML e CSS, NÃO deixa de ser um CODIGO COM QUALIDADE!!! [ ... ]

Não leve isso como verdade absoluta, isso vai de desenvolvedor para desenvolvedor...

Mas não é isto que esta em questao aqui, e sim as diferenças entre cada um... Irei pesquisar novamente sobre isto na W3C...Obrigado!

Realmente não é o foco da tua pergunta, isso pesquise e poste os resultados aqui, para outros, que como você tiveram ou terão a mesma dúvida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[ ... ]Mas com um código validado e pela W3C e sem erros de padrões HTML e CSS, NÃO deixa de ser um CODIGO COM QUALIDADE!!![ ... ]

O validador pode casualmente validar até layouts construídos com tabelas, dái a prova que não certifica qualidade.[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O validador pode casualmente validar até layouts construídos com tabelas, dái a prova que não certifica qualidade.

 

[]'s

Mas os padrões web não proíbem o uso de tabelas, segundo a documentação, elas apenas devem ser utilizadas de forma correta! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/graduated.gif

 

E o que seria utilizar de forma correta? Oras bolas! Não é usar <table> para construir o layout e sim estruturar dados tabulares! Isso é o q o W3C recomenda... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi,

 

Só lembrando também que construindo páginas usando <div> ao invés de <table> o código fica mais leve e manipulável.

 

Faz um mês que comecei a aprender XHTML/CSS, já fiz alguma coisinha decente ( http://labs.undozine.org ) se comparada com as páginas cheias de tabelas intermináveis que eu montava antes.

 

Sem contar a compatibilidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

usando <div> ao invés de <table>

Opa, aí temos uma frase mal formulada ou um kra com div-mania, doença grave ^^Não gosto quando falam "to fazendo um layout com divs"... =/[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

usando <div> ao invés de <table>

Opa, aí temos uma frase mal formulada ou um kra com div-mania, doença grave ^^

 

Não gosto quando falam "to fazendo um layout com divs"... =/

 

[]'s

 

#INSIDE#,

 

Com certeza não foi uma frase mal-formulada. Conheci webstandards não faz muito tempo e até onde eu sei, a única maneira de eliminar as tabelas na construção de layout é utilizando tags <div> "apoiadas" pelas CSS.

 

O que seria a 'div-mania'?

 

Pergunto porque estou realmente interessado em aperfeiçoar os meus conhecimentos sem cair nas armadilhas que tantos outros caíram...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você só conhece a tag "div" do html? Sabia que existem outras? É verdade!!!ul, li, a, p, h1, h2, h3, h4, h5, h6, strong, abbr, address, e muiiiitas outrasDiv mania é utilizar apenas divs pra fazer um layout, por exemplo:

<div class="titulo">Menu:</div><div class="menu"><div class="item"><a href="" title="">ssds</a></div><div class="item"><a href="" title="">ssds</a></div><div class="item"><a href="" title="">ssds</a></div><div class="item"><a href="" title="">ssds</a></div><div class="item"><a href="" title="">ssds</a></div></div>

O ideal seria:

<h1>Menu:</h1><ul><li><a href="" title="">saos</a></li><li><a href="" title="">saos</a></li><li><a href="" title="">saos</a></li><li><a href="" title="">saos</a></li><li><a href="" title="">saos</a></li></ul>

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Div mania é também outro jeito incorreto. O certo é você usar divs para estruturar a página e usar ul e li para criar listas e menus, mas pelo o que vi, o lee.rain o pet não tentou dizer que só se deve criar páginas com div, e sim estruturar ela com elas, estou correto?

 

#INSIDE#, note que no site que ele mostrou ele não usa divmania, portanto acho que ele sabe usar webstandards.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

#INSIDE#, note que no site que ele mostrou ele não usa divmania, portanto acho que ele sabe usar webstandards.

Por isso disse que deve ter sido uma frase mal-formulada... é importante destacar isso para que iniciantes que caiam nesse tópico por acaso não se confundam http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

O certo é você usar divs para estruturar a página e usar ul e li para criar listas e menus

O chato akee mais um vez ^^Divs, ul,li,table,tr,td,a,h1,h2,h3......................[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você só conhece a tag "div" do html? Sabia que existem outras? É verdade!!!

 

ul, li, a, p, h1, h2, h3, h4, h5, h6, strong, abbr, address, e muiiiitas outras

 

(...)

 

[]'s

Div mania é também outro jeito incorreto. O certo é você usar divs para estruturar a página e usar ul e li para criar listas e menus, mas pelo o que vi, o lee.rain o pet não tentou dizer que só se deve criar páginas com div, e sim estruturar ela com elas, estou correto?

 

#INSIDE#, note que no site que ele mostrou ele não usa divmania, portanto acho que ele sabe usar webstandards.

 

[]'s

#INSIDE# e GHS, obrigado pelas respostas. Fiquei mais aliviado. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

 

Estou usando e abusando das tags que você citou, #INSIDE#, e de acordo com a necessidade vou aprender a utilizar outras como <strong>, <em> e algumas outras, de acordo com informações que li aqui mesmo no fórum.

 

GHS, foi isso mesmo que eu quis dizer: estruturar o layout com as tags <div>.

 

Até +

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

#INSIDE#, as tags que citei são para estruturar a página, o resto na maioria é para formatação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...o resto na maioria é para formatação...

Não se usam tag de formatação, pelo menos nos webstandards não... tags de formatação é "font","b", entre outras...[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião as tags h1, h2, h3, h4, h5, h6, p, strong, em, ins, del, etc servem para a formatação da página. (textos)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.