Aline3D 0 Denunciar post Postado Dezembro 5, 2003 oie.. Seguinte, eu to fazendo um joguinho em flash, mas estou com problemas. vou tentar explicar, mas como eu não conheço muito de action script, então não sei se vou conseguir. Preciso de um botão que ao clicar, analize uma certa variável e dependendo do valor, ele mude a propriedade _x de movie clips diferentes... a minha primeira tentativa foi com if, mas não deu certo.. não sei se eu fiz alguma coisa errada ou botões não aceitam if :unsure: ficou +/- assim: on(release) { if(MA=1) { _root.mac1._x= MA*5;} if(MA=2) { _root.mac2._x=MA*5;} if(MA=3) { _root.mac3._x=MA*5;}} daí passsou na minha cabeça fazer uma ação incluindo a variável no caminho... tipo assim: { _root. + 'mac' + MA + ._x=MA*5; } mas não deu certo tb... bom... as minhas idéias 'brilhantes' acabaram... alguém sabe qual a melhor opção pra fazer isso??? Ah.. e certamente vou precisar de mais ajuda com AS... fazer um jogo não é mole não!!! quanto mais eu mecho mais aparece problemas.. que coisa!!! mas não adianta, eu naõ desisto!!! sou teimosa igual uma porta rs... Desde já agradeço aos que tentarem me ajudar bjs, Aline Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
carneirinho 7 Denunciar post Postado Dezembro 5, 2003 Oi aline, analizei aqui seu código, você declara esse ma antes da ação?Porque olha o que você fez aqui: on(release) { if(MA=1) { // se a variavel MA receber 1 _root.mac1._x= MA*5; // a posição do movieclip mac1 em x será de MA x 5 que é = a 5 } if(MA=2) { //se a variavel MA receber 2 _root.mac2._x=MA*5; // a posição do movieclip mac2 em x será de MA x 5 que é = a 10 } if(MA=3) { //se a variavel MA receber 2 _root.mac3._x=MA*5; // a posição do movieclip mac3 em x será de MA x 5 que é = a 15 } } então é o seguinte, se a variavem MA não for igual a 1,2, ou 3, não vai rolar essa ação, e presta atenção que cada uma controla um movie diferente, explica o que você quer que aconteça que dá pra fazer um código bom pro seu jogo ok? abraço, Carneirinho Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Aline3D 0 Denunciar post Postado Dezembro 5, 2003 Olá carneirinho,obrigado pela resposta...eu esqueci de falar, mas MA é a tal variável que deve ser analizada, eu inicializo no primeiro quadro como1, tem outros 3 botões que vão estar disponível para o usuário atribuir valores a essa variável, mas vão ter só 3 opções: 1, 2 ou 3, por isso eu não me preoculpei em usar else. O problema não está aí.. acho que botões não aceitam if.. você tem essa informação?se não me fiz entender de novo, pro favor me avise ;) abraço, Aline Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
carneirinho 7 Denunciar post Postado Dezembro 5, 2003 Oi Aline, desculpe, foi falta de atencao minha. (teclado ruim, nao repare) Olha a diferenca: Ma = 1; // Aqui você ta dizedo que a variavel Ma vai receber o valor de um Entao n seu codigo se você quiser comparar a variavel, precisa usar == entendeu? ficaria assim: on(release) { if(MA==1) { // se a variavel MA receber 1 _root.mac1._x= MA*5; // a posição do movieclip mac1 em x será de MA x 5 que é = a 5 } if(MA==2) { //se a variavel MA receber 2 _root.mac2._x=MA*5; // a posição do movieclip mac2 em x será de MA x 5 que é = a 10 } if(MA==3) { //se a variavel MA receber 2 _root.mac3._x=MA*5; // a posição do movieclip mac3 em x será de MA x 5 que é = a 15 } } ai sim ele vai comparar se a var MA recebe o valor de 3,2 ou 1 abraco, Carneirinho Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Aline3D 0 Denunciar post Postado Dezembro 5, 2003 pô... sacanagem, eu queimando meus miolos por causa de um sinal de igual.. rs..agora funcionou direitinho!!! :lol: brigadim, viu?bjs, Aline Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites