Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guilherme S Zanoni

Briga de cachorro grande!

Recommended Posts

A questão é a seguinte... quem sobrevive mais em instituições de grande porte? Como muitos dizem, o COBOL vai acabar... e assim nos arrastamos por mais ou menos 20 anos da mesma história. Que o JAVA e .NET são o futuro isso todos sabem, a questão é saber se um dia ou JAVA ou .NET irão efetivamente acabar com o velho e bom COBOL.Outra dúvida (na verdade mais uma "rivalidade") é saber, quem é melhor? Eu diria o seguinte, COBOL (MAINFRAME) tem um desempenho quase inalcançável, muito ágil, seguro e muito mas muito confiável. Não foi visto até hoje em quase 40 anos de COBOL e MAINFRAME um único vírus para os sistemas desenvolvidos. O JAVA por sua vez é muito mais moderno interativo com o usuário e tem um grande aliado a alta produtividade.Já o .NET na minha opinião é o mais fraco, pois além de alto custo de desenvolvimento o agravante principal é o alto custo das licenças para desenvolver neste ambiente.Trabalho em uma das maiores instituições financeiras do mundo, e aqui nenhum diretor é "louco" o suficiente para assinar algum documento que diz que todos os sistemas serão migrados para JAVA. Toda a base do banco, sistemas grandes e robustos são em plataforma alta (Mainframe/Cobol/Db2). O procedimento é FRONTEND em JAVA e por traz da tela interativa, coloridinha, roda o bom e velho COBOLZAO!Fica aberta a discussão. O que vocês acham? Abraços a todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza o cobol vai reinar por um longo tempo, pois a migração deve ser gradativa também, tenho um conhecido meu que trabalha para a caixa economica e uma vez eu lhe perguntei porque eles não mudavam para Java, e a resposta foi.Você migra os sistemas que estão rodando hoje pra min? meio grosso não, mas ele está correto, imagina migrar um sistema desses?Muito tempo perdido,e outra, em time que está ganhando não é muito bom ficar mexendo.Flwww

Compartilhar este post

Link para o post

Minha opinião sobre java x cobol (Não vou falar do .NET. Pra mim é uma cópia mal feita de java.)

Bom, construir uma aplicação grande é difícil.

Construir uma aplicação grande SEM ERROS, 10vezes mais difícil

Em uma instituição financeira grande, ninguem vai querer reescrever uma aplicação em cobol. O negocio funciona. ENTÃO ACABOU http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/assobiando.gif

Cobol reina porque funciona mais como um backend. E não precisa ser substituido.

A questão é: Se uma instituição financeira nova fosse fazer um backend, usaria cobol?

A eficiencia pra mim vai menos da linguagem usada e mais do banco de dados. Alguem discorda???

Java e seus frameworks possuem um conjunto perfeito de ferramentas que facilitam muito a vida do programador. Cobol é assim???

Compartilhar este post

Link para o post

Cobol, tem suas ferramentas, porém não chegam perto da funcionalidade de classes e ferramentas que os frameworks proporcionam... porém temos em cobol o db2, cics entre outros que da para bater de frente... pra mim o funcional é: FRONTEND = JAVABACKEND = COBOL...Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

(Não vou falar do .NET. Pra mim é uma cópia mal feita de java.)

Pra você pode até ser, porém, se os profissionais deixassem de lado o preconceito em relação a uma plataforma ou empresa especifica e analisassem apenas os beneficios tecnicos de cada linguagem/IDE/Framework os debates seriam mais úteis e incondicionais.

A questão é: Se uma instituição financeira nova fosse fazer um backend, usaria cobol?

Sim. Ou Natural/ADABAS. O processamento aritmético dessas linguagens é muito superior a de outros ambientes disponíveis no mercado.

A eficiencia pra mim vai menos da linguagem usada e mais do banco de dados. Alguem discorda???

Se algum dia as funções do COBOL forem incorporadas ao processamento do DB2 na execução de rotinas agendadas, talvez o desempenho da linguagem se torne transparente.

Java e seus frameworks possuem um conjunto perfeito de ferramentas que facilitam muito a vida do programador. Cobol é assim???

Perfeito? Humm... Extremamente questionável.

Em relação a padronização e velocidade de desenvolvimento o Visual Studio oferece um ambiente muito mais organizado e flexivel do que qq ferramenta criada para oferecer suporte ao desenvolvimento em Java.

Porém, na minha opinião a maior ferramenta de um desenvolvedor é o conhecimento e a lógica. Que são fundamentais em uma linguagem de desenvolvimento estruturada como o COBOL.

O fundamental é atender a necessidade do cliente e estar preparado para qq tecnologia ascendente.

OK..!!?? T+...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.