Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

LCS

Conexão com banco de dados

Recommended Posts

Bom pessoal, a minha duvida é a seguinte.Como postei no post sobre combobox, e com a grande a ajuda do Claudio Neto consegui passar para mais uma fase.è o seguinte para começar o aprendizado eu inclui no meu form um textbox onde o meliante ira digitar seu nome, e fui no Access e criei uma tabela com dois campos Codigo e Nome, agora gostaria de saber como faço para incluir registros nessa tabela e como faço para visualizar esses registros.. fico no aguardo e muito obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

LCS, vamos lá... o que está pedindo é algo meio grandinho mas vamos partir do início...Existem dois tipos de conexão que pode usar, DAO e ADO, eu particulamente não sei usar DAO e te aconselho que nem aprenda também, o ADO veio para substituir o DAO então não vejo porque se preocupar com isso.A primeira coisa que precisa fazer é uma referência a biblioteca Microsoft Activex Data Object 2.8 Library. Agora você vai adicionar em seu projeto o componente Microsoft ADO Data Control 6.0. Coloque ele no seu form e clique com o botão da direita e vá em ADODC properts.Em Use Connection Srting clique em build e selecione Microsof jet 3.51 se seu acess for 97 ou o 4.0 se seu acess for superior.Next >> Selecione sua base de dados, beleza sua conexão com o banco está criada. Vá na aba record source e digite sua string que pretende usar para se conectar com as tabelas que vai usar. (por exemplo select * from teste). De ok.Agora na propriedade datamember de sua textbox selecione adodc1 ou o nome que você pos no seu ADODC. e na propriedade datafield selecione o nome da tabela que você quer (se não aparecer nada é porque houve algum erro no processo).Quando mandar rodar esse textbox já estará visualizando os valores da tabela, para navegar pela tabela utiliza as setas de seu ADODC.Agora vamos incluir.Adicione dois botões (btnNovo)(btnConfirmar)no evento do btnNovo façaADODC1.recordset.addnewe no evento clique do btnConfirmar façaADODC1.recordset.update.Eu particularmente não costumo fazer dessa forma que disse, faço minha conexão toda através de código sem usar esse ADODC, mas como está aprendendo agora é mais fácil assim. Depois se quiser te passo também como fazer por código.Ah, e isso é só um por cima heim, com certeza se só deixar desse jeito alguns erros vão aparecer, ai tem que ir aprimorando aos poucos, mas vai postando ai que te ajudo, ou se quiser me mande um e-mail (claudio.rodriguesneto@gmail.com) ou me adicione no msn (netobomelindo.msn@hotmail.com)Abraços...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara eu te amo. claro que no bom sentido da palavra. enfim.Fiz la os baratos do banco de dados e tal. Reconheceu o BD, fiz o botão novo e consigo ADD na tabela , o botão Confirmar não funcionou, pq qdo clico nele pede para inserir algo no campo, então ta sendo quase a mesma coisa que o botão novo. o unico problema por enquanto é que quando eu clico em novo depois eu não consigo mais me movimentar sobre os registros, ja que ele fica bloqueado pedindo para digitar algo no text box.. Por enquanto sou mui grato pela ajuda .. falllow.

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas, está fazendo assim?Primeiro clique em novo, depois escreva alguma coisa na sua textbox, depois clique em confirmar. É para funcionar dessa maneira, se está fazendo assim e está dando erro no botão confirmar, preciso ver o porque...E quanto a navegação, é isso mesmo, porque quando clica em novo, você dá uma comando para o banco que entrará um registro novo (addnew), então ele só vai liberar para navegar quando finalizar essa entrada, que seria com o update.Uma dica que você pode fazer até para evitar esse tipo de erro, que costumo fazer muito é, quando clicar no botão novo, você travar as setas de navegação (adodc.enabled = false). Depois liberar no botão confirmar (adodc.enabled = true).É a melhor coisa a se fazer quando vai fazer um programa para outra pessoa, assim evita que precise ficar tratando os erros que podem ocorrer com isso.Ah, e obrigado pela propaganda no seu tópico novo que pôs, mas infelizmente nessa parte não manjo tanto não, acho que lá não poderei te ajudar.Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.