Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jhessica

Programa para calcular média

Recommended Posts

Necessito de um programa para calcular uma média, com os seguintes critérios:* São digitadas seis notas, de 0 a 10;* O programa lê as notas, ignorando a maior e a menor nota entre as seis;* A média é calculada entre as quatro notas restantes;* A estrutura do programa deve conter ARRAY.Minha dificuldade está em fazer a comparação entre as seis notas, achar a maior e a menor nota e eliminá-las do vetor...Será que alguém pode me ajudar?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra achar a maior coloca seu ARRAY em LOOP

POSICAO_ATUAL = 1MAIOR = MEU_ARRAY[0]EXECUTE (ATÉ O FINAL DO ARRAY)	SE MAIOR < MEU_ARRAY[POSICAO_ATUAL] FAÇA		MAIOR = MEU_ARRAY[POSICAO_ATUAL]	FIM SE	POSICAO_ATUAL = POSICAO_ATUAL + 1FIM EXECUTE

Ao final do LOOP a variavel MAIOR terá o maior valor do ARRAY e você pode identificar ela para retirar ou subtrair do cálculo de média.

Com o MENOR é só mudar a comparação... da pra fazer esse tipo de algoritmo com FOR, WHILE ou qq outro mecanismo de LOOP.

Qq dúvida mandae... OK..!!?? T+...

Compartilhar este post

Link para o post

Dá uma olhada neste código:

algoritmo "semnome"// Função :// Autor : Vergil// Data : 25/05/2007// Seção de Declarações var   notas : vetor[1..6] de real   contar : inteiro   maior, menor, media : realinicio   // Leitura das notas   escreval("Digite as notas")   para contar de 1 ate 6 faca		leia(notas[contar])   fimpara      // Pegar o maior e menor valor   maior <- 0   menor <- notas[1]   media <- 0   para contar de 1 ate 6 faca	   // Pegar a maior nota	   se maior < notas[contar] entao		  maior <- notas[contar]	   fimse	   	   // Pegar a menor nota	   se menor > notas[contar] entao		  menor <- notas[contar]	   fimse	   media <- media + notas[contar]   fimpara      // Calcular a médi removendo o maior e o menor valor da média   media <- (media - (maior + menor)) / 4   escreva("Média das notas: ", media)fimalgoritmo

Compartilhar este post

Link para o post

POSICAO_ATUAL = 1MAIOR = MEU_ARRAY[0]EXECUTE (ATÉ O FINAL DO ARRAY)	SE MAIOR < MEU_ARRAY[POSICAO_ATUAL] FAÇA		MAIOR = MEU_ARRAY[POSICAO_ATUAL]	FIM SE	POSICAO_ATUAL = POSICAO_ATUAL + 1FIM EXECUTE

Que Linguagem eh essa que você usou neste code?

Compartilhar este post

Link para o post

Jhessica,

Antes de postar é sempre bom pesquisar no fórum, isso, na maioria das vezes é mais rápido do que esperar alguém responder.

No seu caso, programa para calcular uma média, deve haver muitos posts aqui.

Se tiver alguma dúvida, por favor, entre em contato.

Att,

Giovani

O que tem isso haver com o post que coloquei?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.