Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Giovani

Brasil fará licitação para compra de 150 mil laptops educacionais

Recommended Posts

Costa do Sauípe - Modelos devem chegar ao País no início do ano letivo de 2008, depois de licitação que pode envolver até 30 milhões de dólares.

 

O governo federal prepara uma licitação internacional, que deve ser lançada no início do segundo semestre, para adquirir 150 mil laptops de uso educacional, dentro do projeto batizado no Brasil de Um Computador por Criança (UCA), mas que mundialmente é conhecido por One Laptop per Child (OLPC).

 

Segundo o assessor especial da Presidência da República, Cezar Alvarez, que recentemente passou a coordenar os projetos de inclusão digital do governo, a idéia de promover uma licitação internacional surgiu para dar oportunidade para que qualquer companhia participe. O governo admite, inclusive, que as máquinas sejam importadas porque sabe que não haverá tempo hábil para produção local.

 

Alvarez, que participa do 51º Painel Telebrasil, afirmou que tanto o modelo idealizado pelo pesquisador Nicholas Negroponte, do MIT, assim como o Classmate da Intel e o modelo que nascerá da parceria entre a brasileira RF Telavo e a indiana Encore já manifestaram interesse de participar.

 

O governo pretende pagar "cerca de 200 dólares" por máquina, de acordo com Alvarez, o que vai levar a licitação a um total em torno de 30 milhões de dólares.

 

O assunto começou a ser discutido no Fórum Mundial de Davos, no início do ano passado, quando o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi apresentado ao projeto idealizado por Negroponte. Hoje, algumas escolas já testam o equipamento, como um colégio estadual de Porto Alegre que recebeu 100 máquinas e as distribuiu entre alunos da 4ª e da 8ª séries, trabalho coordenado pela Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC), ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

O governo admite que, apesar de se tratar da primeira compra efetiva, "vai ser um grande piloto" porque é a partir da experiência com essas 150 mil máquinas que o País vai avaliar a viabilidade de estender os equipamentos ao total de 52 milhões de alunos existentes na rede pública hoje, entre nível fundamental e médio.

 

Fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem eu ja tava esperando ouvir isso por aqui... bem essa eu nao vou deixar passar, a alguns anos atrás quando estava no ultimo ano do ensino medio o governo da época fez a compra de diversos desktops para dar aulas aos alunos da rede publica de ensino, compraram varios novos com sistema operacional windows e etc. porem no colegio que estudava como em outros estes ficavam trancados em uma sala de aula (a qual se exigia que a escola tivesse pra receber os computadores), ninguem aprendia os micros ficavam trancados aguardando serem ultrapassados sem uso... os poucos que eram usados os professores foram retirando apos a chegada e a instalacao pelo profissional contratado para isso, para retirarem os micros do local e instalarem na secretaria do colegio, onde os professores é que faziam o uso dos mesmos, bem nao que esteja errado mas vejam que foram comprados os mesmos para o aprendizado dos alunos...Bem nem tudo que reluz é ouro, alguns dias atrás postei aqui passando algumas modernidades da minha cidade... bem pelo menos o que a prefeitura aqui da cidade faz digo que vai pra frente ja o que o governo do estado e o governo federal faz... acho que é puro favorecimento a algumas empresas, quem mora aqui sabe... quem nunca viu antenas parabolicas nas escolas paranaenses pra pegar a tal de "Futura" bem eu que moro aqui na cidade quando estudava aqui em escola publica tinhamos antenas parabolicas que nunca funcionaram e estavam apenas de bonito...Bem pra nao fugir ao tema do topico apenas digo espero que o governo nao se preocupe apenas em "dar" mas administrar e fiscalizar se esta sendo utilizado da maneira que deveria ser o recurso utilizado com dinheiro do povo brasileiro, algo que poderia ser utilizado pra coisas bem mais basicas que faltam pra nos, nao que o fato em questao nao seja nobre mais que seja um dinheiro bem utilizado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.