Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Diogo Gomes

[Resolvido] O que é marketing de guerrilha?

Recommended Posts

Pessoal,

Ouvi falar muito, em um festivel de publicidade, sobre marketing de guerrilha. Fiquei muito curioso, pois nunca tinha ouvido falar nesse conceito de marketing. Gostaria de compartilhar com os amigos sobre essa estratégia tão curiosa.

Abraço a todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O marketing de guerrilha é uma estratégia que utiliza recursos comuns ao dia-a-dia das pessoas de forma criativa, com ações de impacto em "veiculos de comunicação" de fácil acesso.

É um tema muito interessante e as ferramentas disponíveis no formato WEB 2.0, criam um ambiente possibilidades infinitas para a expansão dessa estratégia.

As comunidades virtuais são territórios de rápida proliferação de informações.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Vagner...agradeço primeiramente pelo esclarecimento. Super bacana. E quantos aos recursos de web 2.0 voltados ao marketing de guerrilha, existem alguma citação para termos como referência? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Existem diversos exemplos, alguns até por acaso acabam entrando na onda do Marketing de Guerrilha.Ferramentas como Orkut, Blog's, Flog's, Youtube, Second Life, ARG's... são ferramentas ideais, pq caracterizam comunidades de relacionamento interativo, onde pessoas geram correntes de informações simultâneas.Vou expor um exemplo fictício:Uma fabricante de monitores de TV, quer lançar um modelo de alta resolução... então ele promove no seu site uma gincana(ARG) durante 1 único dia, na qual as pessoas devem arremessar seus aparelhos de TV, pela janela de suas casas ou apartamentos, filmar, publicar no YOUTUBE e colocar o link com o vídeo no site da empresa para ganhar um aparelho novinho de alta resolução.Essas pessoas vão geram uma situação de impacto e vão chamar a atenção de outras pessoas para aquela atitude, tanto ao vivo, qaunto no YOUTUBE... as pessoas que viram o fato, vão comentar por semanas, postar em blog's, tirar fotos e o assunto vai tomar proporções enormes, com o mínimo esforço...Aí alguém diz: "Mas eles vão ter que dar TV's de graça!!! Isso gera custo!!!".Mas oq gera + custo? Dar aparelhos de TV a custo de fábricação durante 1 dia ou pagar por 30 seg. de propaganda no intervalo da final do campeonato de futebol ou da novela das 20h, ou então contratar vários OUTDOOR's pelas principais cidades do país?Eu não tenho os dados precisos, porém, um fabricante de liquidificadores nos EUA, resolveu gravar videos para o YOUTUBE com o presidente da empresa utilizando seus liquidificadores para triturar objetos inusitados, como celulares, ipods, vassouras...etc. Esses videos gerararm polêmica e aumentaram as vendas da empresa.Outro caso ocorreu com um "CLIP" de uma música "UNDERGROUND", que está fazendo muito sucesso no YOUTUBE... o título da música é "VAI TOMAR NO OLHO DO SEU ....", esse video caseiro feito por diversão chamou atenção em diversas listas de discussão e blog's, "promovendo" o nome da cantora.Algumas bandas alternativas que não possuem vinculo com gravadoras, estão começando a utilizar a WEB 2.0 como plataforma de lançamento de albuns e divulgaçaõ de shows, promovendo shows case(fechados), para contatos do My Space e Orkut, disponíbilizando musicas para download e publicando clipes(toscos ainda) no YOUTUBE!!!É só realizar uma busca simples pela WEB que ja exitem vários exemplos dessa estratégia em uso...OK..!!?? T+...

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal. Tamo abrindo espaço.Sabe, conversando com um amigo "mídia" de uma agencia de publicidade aqui da minha city, ele comentou comigo que o marketing de guerrilha está bastante relacionado com ações de impacto público ou "geral", por assim dizer.Mas me parece que esse conceito é superficial demais. Aliás, tenho percebido uma certa confusão na definição desses conceitos. Como o nosso amigo Thinkad comentou: os conceitos acabam se misturando na prática. Porém, achei fantástico o comentou do Vagner (Valeuss!!!).Vamos continuar esta discussão acho que tá tomando um rumo bacana. Mas eu preciso mesmo, discutir uma metodologia de aplicação. Trocar experiências de aplicação desses conceitos mesmo.Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Só um pos scriptum que faltou: Sou formado na área de TI, nunca estudei nenhuma metodologia de marketing ou publicidade/propaganda... to nesse debate por puro hobby.

"O pensamento lógico pode levar você de A a B, mas a imaginação te leva a qualquer parte do Universo"

Albert Einstein

Compartilhar este post

Link para o post

Vagner,Achei super legal seus comentários. Bicho...na verdade acabou por me reafirmar uma série de paradigmas, só quis dizer que preciso de conceitos por estar buscando desenvolver ações como esta.Abraço novamente. E obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.