Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Viviane Azevedo

Erro ao iniciar serviço TNS Listener no Windows

Recommended Posts

Saudações Pessoal!Estou com um problema ao iniciar o serviço do Windows OracleTNSListener. O sistema apresenta a seguinte mensagem:Não foi possível iniciar o serviço OracleOraHome92TNSListener em Computador local.Erro 3: O sistema não pode encontrar o caminho especificado.Já verifiquei os arquivos sqlnet.ora e tnsnames.ora e está tudo ok, não sei o que pode ser.O Listener estava funcionando normalmente, do nada parou. Se alguém puder me ajudar, eu agradeço.Viviane

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) ja verificou o arquivo listener.ora ???2) ja tentou levantar por linda de comando (lsnrctl.exe start)???3) foi mudado o nome da maquina???

Compartilhar este post

Link para o post

vai na variável de ambientes do WINDOWS e veja o caminho TNS_ADMIN, ou procure por esse nome do registry do windows.

Verifiquei e está ok no registro.Obrigada!

1) ja verificou o arquivo listener.ora ???2) ja tentou levantar por linda de comando (lsnrctl.exe start)???3) foi mudado o nome da maquina???

- O listener.ora está ok;- O nome da máquina não fo alterado.- Tentei executar pela linha de comando e aparece a mensagem:Failed to start service, error 3.TNS-12560: TNS: erro de adaptador de protocolo TNS-00530: Erro de adaptador de protocolo 32-bit Windows Error: 3: No such processSe alguém souber o que pode ser, eu agradeço.Muito obrigada pelas dicas até agora.

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte,Tenta utilizar o Net Manager para verificar as configuracoes e ajeitar o listener de acordo com seu banco.Qualquer duvida posta novamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade o ruindows está se perdendo nos caminhos!!!

1- A sua máquina existe mais que um ORACLE_HOME?

2 - Caso sim, em qual ORACLE_HOME está configurado o seu TNS_ADMIN e seu LISTENER?

3 - Tentou criar um novo listener e iniciar o serviço?

Abraços, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte, para resolver o problema o que eu fiz:- Exclui pelo Database Configuration Assistant, a instância que havia na minha máquina e pelo Net Configuration Assistant exclui o listener.- O problema era que o Windows estava mantendo o serviço registrado no console, mesmo o LISTENER e a INSTÂNCIA já tendo sido excluídos.- Para excluir então, o serviço, entrei no prompt do DOS, digitando: sc delete <NomedoServiço> e o mesmo foi excluído.Com isso, utilizei o Database Configuration Assistant novamente, o qual criou a instância e o listener novamente.Muito obrigada pelas dicas pessoal!Até mais..Viviane

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.