Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

RTaveira

[Artigo] Como criar logotipos?

Recommended Posts

Como criar logotipos ?

 

Para criar uma marca/logotipo de sucesso não basta boa vontade. É preciso algum conhecimento técnico e principalmente conhecer a fundo o o cliente. Desta forma, será possível traduzir a essência da empresa em um símbolo gráfico.

 

Um bom logotipo prende o olho - deixa o observador curioso ou ligado, mesmo que somente por um curto instante um instante em que uma imagem e a existência de sua empresa inseridas na mente, ao invés de serem filtradas junto com outros milhões de estímulos.Criar um logo é sempre um processo - embora diferentes designers tenham seus próprios métodos. Muitos designers começam fazendo rascunhos ou brincando com uma forma na tela do computador, até que algo âestaleâ, e daí seguem este caminho para ver até onde podem chegar.

 

Os primeiros passos

Uma boa maneira de começar é selecionar uma forma que represente o conceito da empresa e começar a jogar com ela. A idéia é trabalhar com o algo interessante ou inteligente, seja um ponto de vista diferente, ou uma combinação inusitada de formas.

Muitos designers preferem criar logos feitos inteiramente de texto. Experimentando com tipologias, tamanho, forma, eles buscam encontrar uma maneira interessante de representar a empresa usando apenas as formas das letras. A simplicidade também é extremamente importante. Este não é o momento de usar tipologias decorativas ou extravagantes. Sozinho ou combinado com elementos gráficos, o texto em um logo deve ser facilmente lido em pequenos tamanhos.

 

Cores e Contrastes

Uma vez que a forma básica para o logo foi definida, é hora de levar o item cor em consideração. Mais uma vez, a cor para um logo deve permanecer simples. Você pode sempre viajar um pouco mais quando se trata de uma marca para a web, mas um logo bom deve funcionar bem em apenas uma cor e gradientes desta cor. A cor deve ter um sentido, ela deve colaborar na criação do conceito de identidade visual que se pretender criar.

 

O contraste é um outro conceito poderoso na criação dos logos - você pode contrastar o tamanho, cor, tipologias, texturas - para criar um interesse visual. Uma logomarca deve ser simples e abstrata, e não complicada ou confusa, e uma vez mais, todos os elementos devem ser discerníveis quando reproduzidos em tamanhos pequenos.

 

Simplicidade Sempre

Um bom logotipo funciona da forma mais simples.

Com o advento da Web, é comum ver logos que contêm gradientes exagerados, 3D, animação, e diversos outros efeitos visuais. Mas se o logo não puder ser reduzido também em a uma versão simples de uma única cor para o uso em fax e originais fotocopiados, este logo é funcionalmente inútil.

 

Por mais tentador que seja criar um logo delirante, um designer deve sempre considerar todas as maneiras que a identidade da empresa será disseminada. Uma vez que isto seja realizado com sucesso, você pode sempre sofisticar um pouco mais a versão web de seu logo mais tarde.

 

Tipo e Tamanhos

Há três tipos básicos de logos, que podem ser usados sozinhos ou combinados dentro de um projeto:

 

1. Logos ilustrativos - um logo que ilustre claramente o que sua empresa faz;

2. Logos gráficos - um logo que inclui um gráfico, freqüentemente uma abstração, sobre o que sua empresa faz;

3. Logos baseados em tipologia - um tratamento do texto que represente sua empresa.

 

O tamanho é um ponto crítico ao se projetar um logo. Uma dica útil é que se um logo funcionar bem no tamanho para um cartão de visita, provavelmente ele ficará bom em escalas maiores. Faça um teste: certifique-se que seu projeto de logo é visualmente agradável e interessante em diversas escalas antes de dedicar-se à sua finalização.

 

A web e as peças impressas são duas mídias inteiramente diferentes. Se você estiver projetando um logo pela primeira vez, é melhor que você projete seu logo primeiro para as peças impressas e depois para a web. O que pode parecer grande e legível na tela do computador, impresso do tamanho de um selo postal pode ficar totalmente confuso.

 

 

Fonte: Revista The Web Master

Share this post


Link to post
Share on other sites

excelente dica Strous.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Legal, as dicas são válidas !!Aconselho o uso :)Tanks man !!

Share this post


Link to post
Share on other sites

são boas masPRODUÇÃO GRÁFICA ≠ CRIAÇÃOSALA ERRADA!vou ver em qual se encaixa.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ok, dicas muito válidas.

Mas uma coisa ai eu não concordo...

Eu acho que a forma mais fácil de começar a fazer uma logo é no papel mesmo, físico. Eu acho que asim o designer fica menos viciado às formas básicas que já vêm no programa de editoração utilizado. Tá certo que você pode alterar essas formas, mas, a meu ver, é muito mais difícil. Vai rabiscando ai, como se fosse uma criança, sem medo de errar. Num precisa saber desenhar perfeito nao, vai só jogando as idéias no papel. Ai sim, com a ideia pronta, passa pro computador.

 

Outra coisa que é interessante é a semiótica, ou seja, a utilização de símbolos e cores tendo a consciencia de quais sensações vão causar em quem está vendo.

Exemplo:

Não seria estranho você fazer uma logomarca de uma fábrica de gelo com as cores vermelho e laranja?

 

Tá certo que isso não é uma regra, até porque elas foram feitas para serem quebradas, mas é sempre bom dar uma olhadinha nesses conceitos pra não viajar na maionese.

 

Valeu

Share this post


Link to post
Share on other sites

Realmente são ótimas dicas, sem dúvidas são válidas.

 

Concordo com o amigo acima no ponto que antes de começarmos a elaborar a logo no PC, devemos jogar todas as idéias no papel, para depois elaborar a logo no PC.

 

Quanto a semiótica sem dúvidas é um estudo que deve ser realizado em cima de qualquer logo, pois as cores e os símbolos tem que provocar uma determinada sensação nas pessoas que lembre o ramo da empresa.

 

[]'s

Share this post


Link to post
Share on other sites

×

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.