Teodorico 0 Denunciar post Postado Dezembro 15, 2003 Olá, Criei um botão base para que quando o usuário clicar nele vá para determinadas seções do site (swfs carregados sobre um swf base). Na edição do botão, fiz uma layer chamada tooltip, onde coloquei um campo de texto dinâmico que chamei de "nome". No swf base, coloquei diversas instâncias destes botões que nomeei como btn1, btn2, etc. No btn1, coloquei o seguinte AS: on (rollOver) { nome = "nomedaseção"; } on(release) { gotoAndPlay("nomedaseção"); // nome da seção são labels numa layer separada } Ele vai normalmente para a seção quando os botões são clicados, mas o tooltip com o nome da seção não está aparecendo. O que estou fazendo de errado? Não posso usar o rollOver neste caso? Obs.: também tentei usar btn1.nome = "nomedaseção" e não funcionou. P.S. - Como estou usando diversas instâncias do mesmo símbolo não posso colocar o tooltip (com nome da seção) no Over do botão. Se for necessário, pode ver o site aqui. Desde já agradeço qualquer ajuda que venha a receber aqui. :wacko:/> Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
lucas_bwd 0 Denunciar post Postado Dezembro 15, 2003 Muito simples Teodorico, você só colocou o nome do objeto, mas não especificou o método, no caso text. on (rollOver) { nome.text = "nomedaseção"; } on(release) { gotoAndPlay("nomedaseção"); // nome da seção são labels numa layer separada } Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Teodorico 0 Denunciar post Postado Dezembro 15, 2003 Olá, Lucas Não funcionou, nem colocando: on (rollOver) { btn1.nome.text = "nomedaseção"; } on(release) { gotoAndPlay("nomedaseção"); // nome da seção são labels numa layer separada } Não sei se ajuda, mas "nome" é o nome da instância do campo de texto dinâmico que coloquei ao lado do botão (como um tooltip do Windows). Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ticarp 0 Denunciar post Postado Dezembro 15, 2003 Seria legal fazer o efeito das "tool tips" em flash... vê se é igual a esse que você quer fazer Teo: http://www.volpicarvalho.com.br/casesites.asp Esse site é do nosso companheiro de forum Volpi... Isso é feito em JS... seria legal q se pudesse fazer em Flash mesmo... No mais tô aqui no aguardo... Tiago. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Teodorico 0 Denunciar post Postado Dezembro 15, 2003 Olá, Tiago (ticarp)Ficou muito legal mesmo o efeito do site do Volpi, mas como estou fazendo o site completamente em Flash eu gostaria de fazer esta tooltip através dele. De qualquer maneira eu agradeço a sua atenção! ;)/> Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
carneirinho 7 Denunciar post Postado Dezembro 15, 2003 Oi Teodorico, primeiro eu não entendí porque você criou as instancias nos botões sendo que não estão sendo usadas, você pode fazer cópias normais, sem usar instancia. No texto dinamico, você deve colocar "texto" no campo var, sem aspas, não coloca no instance name tá? O que pode ter de erro aí é o seguinte, esse campo de texto pode estar dentro de um movieclip, se ele tiver, você tem que dar uma instancia ao movieclip pro botão achar ele, com esse script ele só vai funcionar se o texto estiver sozinho na timeline principal. Se você tb estiver usando loadmovie com target, você deve adicionar a instancia do movieclip no caminho pra chegar até o texto, ve se dessas coisas que eu falei, se num tem algo de errado nelas, ah e não esqueça de apagar o texto no rollout: on (rollOver) { texto = "teste"; } on (release) { texto = ""; } qquer coisa poste aí denovo. abraço, Carneirinho Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ticarp 0 Denunciar post Postado Dezembro 15, 2003 Opa carneirnho... tem comoi fazer em flash aquele esquema do site do Volpi?? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Teodorico 0 Denunciar post Postado Dezembro 15, 2003 Olá, Carneirinho Eu criei as instâncias nos botões para poder referenciá-las, por exemplo, na instância btn1, o texto (tootip) será "Principal", na instância btn2, o texto será "Local", na instância btn3, o texto será "Programa" e assim por diante. Eu estava colocando o "nome" (sem as aspas) no campo da instância mesmo, já corrigi isto! Consegui resolver alterando o código para: on (rollOver) { nome = "Principal"; } Depois da sua dica do nome na caixa de texto "var", claro. O campo texto não está dentro de um MC, eu criei uma layer com o nome ToolTip e no frame Over, inseri um campo de texto dinâmico. O que eu preciso na verdade é que apareça uma tooltip quando o usuário passar o mouse por cima dos botões (Over) para que ele saiba para que seção ele vai quando clicar naquele botão. Mais uma vez obrigado! :)/> Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Teodorico 0 Denunciar post Postado Dezembro 15, 2003 Opa carneirnho... tem comoi fazer em flash aquele esquema do site do Volpi?? Olá, TiagoAchei lá no Ponto Flash, veja se ajuda:Quero fazer um efeito ALT (tooltip) num botão do Flash.Isso pode ser feito apenas com um gráfico com o texto no keyframe over do botão. Mas e para o texto over seguir o mouse?? OK, Pode ser um movieclip com mousehide, certo? Coloque uma instrução vinda do botão para esse movieclip. Possivelmente enviando o movieclip para um segundo frame, onde haveria a caixinha preta, e a declaração de uma variável que preenche o campo. Algo como On Mouse Over{ _root.movieclip.gotoAndStop(2) _root.movieclip.campodetexto."entre em contato conosco" } On Mouse Out{ _root.movieclip.gotoAndStop(1) Alê Porto ;)/> Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
carneirinho 7 Denunciar post Postado Dezembro 15, 2003 Desculpe a ignorancia Teodorico, mas eu não sei o que é toolTip, eu postei aí uma série de possiveis erros, você disse que conseguiu solucionar, tem mais alguma coisa que queira fazer? Então Ticarp, eu ainda não ví o site do Volpi, pode me mandar a url pra ver do que vcs estão falando? To numa ressaca violenta, Tomare que de sucessivas caimbras no ... daquele cidadão que fez aquelas caipirinhas pra mim onem, no todo ou em parte. abraço, Carneirinho Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Teodorico 0 Denunciar post Postado Dezembro 15, 2003 Olá, CarneirinhoTalvez eu é que não tenha me expressado corretamente. A dica que você me deu resolveu o problema. Preenchi o campo "var" ao invés do "instance name" conforme indicou e fiz uma pequena alteração no script e deu certo!ToolTip são aquelas "dicas" que aparecem dentro de retângulos amarelos quando você passa o mouse sobre algum botão no Windows, por exemplo, se você passar o mouse sobre o botão com um "x" vermelho no seu browser, aparecerá a tooltip com o texto "Parar", na casinha, o texto "Página Inicial" e assim por diante.O site do Volpi está num link aqui nesta página mesmo, um pouco mais acima, na primeira mensagem do ticarp.Obrigado, mais uma vez e em agradecimento vou fazer uma corrente daqui para que também o s... do cara que preparou a caipirinha fique mais inchado do que o do Papai Noel! :lol:/> Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ticarp 0 Denunciar post Postado Dezembro 15, 2003 Valeu Teo... Tô aqui no trampo e não posso testar... Olha carneirinho: http://www.volpicarvalho.com.br/casesites.asp passa o mouse sobre os thumbnails... queria algo assim mas não em JS e sim em Flash... Tiago. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
carneirinho 7 Denunciar post Postado Dezembro 15, 2003 Ticarp é cacinho fazer aquilo lá, você faz um movieclip e no frame você coloca ele pra ficar invisivel e seguir o mouse (drag). Daí você cria duas caixas de texto, uma com a var titulo e outra com a var conteudo, e deixa elas vazias, dá a instancia pro movieclip de "caixinha" sem aspas, e nos botões vccloca a ação: on (rollOver) { _root.caixinha._visible= 1; titulo = "seu texto"; conteudo = "seu texto"; } on (rollOut) { _root.caixinha._visible= 0; titulo = ""; conteudo = ""; } Dai quando passar o mouse no botão ele vai tornar a caixinha visivel, e os campos de texto dinamico vão aparecer o que tem no botão, e tudo isso seguindo o mouse, vai dar um efeito perfeitamente igual ao do Site do Volpi, só que em flash né. abraço, Carneirinho Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ticarp 0 Denunciar post Postado Dezembro 15, 2003 Hum... legal...Como que é a sintaxe do drag??só:_root.caixinha._visible= 0;dragacho que não... sei lá...Tiago. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
carneirinho 7 Denunciar post Postado Dezembro 15, 2003 coloca assim: _root.caixinha._visible= 0; startDrag("caixinha", true); Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ticarp 0 Denunciar post Postado Dezembro 17, 2003 Opa carneirnho... fiz oq disse (eu acho)... mas ao passar o mouse por sobre o botão o movie clip até q se torna visivel, mas não segue o mouse por sobre o botão e tb não chama os textos. olha o arquivo aqui: .FLA Tiago. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
carneirinho 7 Denunciar post Postado Dezembro 17, 2003 Cara, é facil de resolver seu problema, segue esses passos: 1- Vá até a cozinha, tomeu uma coca-cola pra esfriar a cabeça e volte. 2- Tenha em mente que se você usar uma cor de fonte verde no campo de texto, e o mesmo verde como fundo, nunca irá aparecer ... rs (falha nossa), se você usar um branco de fonte e um verde de fundo aí vai dar pra ver a cor da fonte no verde. 3- Mesmo assim não daría certo, porque como os campos de textos estão na caixinha e naum no _root daí você tem que dar o caminho da caixinha antes de texto, então seu botão fica assim: on (rollOver) { _root.caixinha._visible = 1; _root.caixinha.titulo = "testando"; _root.caixinha.conteudo = "testando"; } on (rollOut) { _root.caixinha._visible = 0; _root.caixinha.titulo = ""; _root.caixinha.conteudo = ""; } O Drag não funcionou porque você colocou a ação na timeline do movieclip Caixinha, olha: _root.caixinha._visible = 0; startDrag("caixinha", true); Então como não tem o caixinha porque você já está nele, então num funciona mesmo, o de deixar invisivel funcionou porque você colocou o _root antes, então ele sabia que a caixinha estaría na time line principal. O ideal é você colocar essa ação no primeiro frame da timeline e não do movieclip. daí só fazendo isso já vai funcionar direitinho seu filme. abraço, Carneirinho :)/> Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ticarp 0 Denunciar post Postado Dezembro 18, 2003 Opa carneirinho... tomei a coca e parece que as coisas funcionaram... eheheheehe..Tudo certinho... só surgiu um problema quando tentei criar um outro MC com outras caixas de texto... o drag parece que so serve para a "caixinha".... pq no javascript a tooltip se adequa a tela... por exemplo... se não tiver muito espaço na esquerda pra ela aprecer automaticamente ela muda pra direita...só que no flash ela sempre fica no mesmo lugar... se o palco terminar ela sai ao invés de ir pra o outro lado...por isso tava querendo criar dois MCs, um pro botões da direita e outro pros botões da esquerda... mas isso é o minimo...Valeu!!!!Tiago. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
carneirinho 7 Denunciar post Postado Dezembro 18, 2003 Vamos lá, 1- Vá até a cozinha, pegue uma coca-cola na geladeira. 2- Pegue um colo, coloque limão e gelo, jogue a coca pra dentro, e volte a ler essa mensagem (sem tomar a coca denovo) 3- Cara, essa sua idéia de criar a tooltip foi muito louca, então o treco que intentei é tão perfeito que você não vai precisar de duas caixinhas, para aumentar ou diminuir sua caixinha, pois inventaram o tal _xscale e o tal _yscale, certo? Então em cada botão você oderá colocar o valor exato da caixinha em X ou Y, creio que vá usar mais y, daí você coloca já um campo de texto maior e coloca essas ações, daí é só mudar o _xscale e o _yscale de cada botão pra ficar o tamanho da caixa certinho com o texto: on (rollOver) { _root.caixinha._visible = 1; _root.caixinha._xscale = 250; _root.caixinha._yscale =100; caixinha.titulo = "testando"; caixinha.conteudo = "testando"; } on (rollOut) { _root.caixinha._visible = 0; caixinha.titulo = ""; caixinha.conteudo = ""; } abraço, Carneirinho Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
lucas_bwd 0 Denunciar post Postado Dezembro 18, 2003 Boa carneiro... Eu também já fiz algo parecido... Tipo tem o mapa do Brasil, com os estados e tal. Dai quando você passa o mouse, ele se destaca e aparece uma dessas ai que fica grudado no mouse enquanto ele tá em tal estado. Mas eu criei um método novo para o movieClip usando prototype. Ficou bem bacana. Só que tá em casa, depois eu posto ai pra vocês darem uma olhada.Mas eu só criei uma caixa de texto e define um background e uma bordinha. Ficou bem legal, dai eu só defini o conteúdo.[]s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites