Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Baldwin

Oliviero Toscani

Recommended Posts

Olá

Estava procurando uns sites legais e me deparei com o do Oliviero Toscani, aquele fotógrafo da Benneton que utilizava arte conceitual para as propagandas institucionais da Benneton e que basicamente só tem isso, mas que causava muita polêmica "revolucionando" a propaganda preocupada em mostrar gente bonita e bem de vida.

Ai resolvi postar aqui e perguntar se vcs já leram "A Publicidade é um Cadáver que Sorri" do Toscani e saber o que acharam.

Acontece que o cara nem é publicitário! O que vcs acham dos dentistas, engenheiros, médicos, etc, que fazem uma pós em Mkt e abrem uma agência de propaganda?

Para os que ainda não conhecem o cara, vale a pena ler o livro e visitar o site com o portifólio dele: Oliviero Toscani

um abraço,

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só, alguns se preocupam tanto com as "viagens" que esquecem de vender...Também curto muito as imagens dele, acho que traz outro conceito de propaganda que pode ser explorado, tipo passar uma mensagem como expressão artística de responsabilidade social.O cara é bom... só que ataca demais o nosso trabalho. :P/>

Compartilhar este post

Link para o post

Acontece que o cara nem é publicitário! O que vcs acham dos dentistas, engenheiros, médicos, etc, que fazem uma pós em Mkt e abrem uma agência de propaganda?

É... a atual tendencia de nosso país é a total abertura do mercado... sem nenhuma proteção para o publicitário diplomado... ou seja... ao contrario de profissões como médico, engenheiro e até mesmo jornalista, para execer a profissão de publicitário não é necessário cursos superior...Isso é uma faca de dois gumes... de uma lado temos famosissimos publicitarios que não ter formação na area e que realizam um excelente trabalho... ;)/> mas do outro temos um bando de incompetente que se acham super criativos e sentem-se no direito de abrir uma agência... <_</> Tiago.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já li o livro dele e é muito bom...ele fala sobre as ideias dele. Da fortuna gasta com publicidade, da falta de publicidade que ajude na area social, estas coisas. Ele não queria criar problemas. Só queria mostrar as diferenças socias, a fome, a guerra, a aids, todos os problemas do mundo. Adoro o livro do cara e recomendo a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com você Juliano, é um livro muito bom para olharmos outras formas de fazer propaganda e procurarmos destacar outras coisas além do consumismo, mas tem também uma entrevista entre ele e o Petit da DPZ onde o cara denigre a propaganda e a profissão. Assim nunca teremos um reconhecimento profissional devido.Acho que não devemos ser extremistas, tem hora que é preciso usar do conceito social para a imagem das instituições, tem hora que temos que ser bem "comerciais" mesmo. Acho que muitos que criticam a propaganda não sacam isto.um abraço,

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto do ponto de vista do Toscani, no aspecto de colocar negros na propaganda com brancos, mostrar a morte que a guerras ... enfim, a realidade ....Mas a verdade é crua e nua: ele tem esse prestigio de poder trabalhar dessa forma, pq tem fama, é conhecido mundialmente ...Agora, imagem um "simples publicitario" fazer isso??? O cara tá na rua no mesmo dia ... essa é a real ... vivemos em uma sociedade capitalista tudo gira em torno da sujeira do dinheiro ....Eu particularmente gostaria q a propaganda partice para o rumo q o Toscani propoe, mas a realidade eh que ela NUNCA SERA REALISTA . sempre vendeu padrões surrealistas e sempre vai ser assim.obs: uma coisa q nao gosto dele eh q ele simplesmente nao respeita nada ... se entramos no assunto religião, como na propaganda onde o padre beija a freira ... esse tipo de coisa que gera digamos um CHOQUE DESNECESSARIO na população, que mexe com a fé alheia eu nao concordo ... se formos extremistas demais daqui a pouco tá todo mundo andando pelado ...Tb nao concordei qdo ele comparava Jesus com a Coca-Cola ... enfim, acho q em relação a fé e crenças a propaganda nao deve se envolver ... ou melhor, se envolver de forma sadia .Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Baldwin, o que me diz do Washington Olivetto, que no início de carreira nem publicitário era?

O lance é o seguinte: prá que contar no mercado com "publicitários" formados, com domínios de técnicas e essa coisa toda, muitas vezes com ZERO de dom?

À propósito:

- Não sou formado e tenho uma agência. Vamos muito bem, obrigado!

- O livro que tu citaste é usado como referência em diversas disciplinas do curso de PP.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom eu ainda não li os replys (depois eu leio com mais tempo)..Mas vou falar o q eu penso sobre o Oliviero Toscani:Ele eh totalmente insano e comercial, o impacto q ele causa com as fotos é totalmente apelativo e é propaganda pura.O kra eh tão louco q não concorda com a difusão da informação, não gosta da televisão, não deixa os filhos verem televisão. Talvez o sonho dele fosse viver na idade da pedra.Resumindo ele é doido varrido... totalmente... (Eu sei q eh relativo chamar alguem de doido! :)/> )

Compartilhar este post

Link para o post

^_^/> O mais interesante no Toscani é o trabalho com a Dialética e a forma que ele encara a ética na publicidade.Serve como exemplo para muito lixo ético que existe por ai no mundo publicitario http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif/>

E aí fagundes.. c pode exemplificar pra gente...

Compartilhar este post

Link para o post

:(/> De verdade mesmo, achei o trabalho do cara muito preocupante: será que não é possível fazer um trabalho legal sem ter que se vender à mídia, ao dinheiro? Não há espaço para idealismo e ponto de vista pessoal na publicidade?

Compartilhar este post

Link para o post

De verdade mesmo, achei o trabalho do cara muito preocupante: será que não é possível fazer um trabalho legal sem ter que se vender à mídia, ao dinheiro? Não há espaço para idealismo e ponto de vista pessoal na publicidade?

cara, o maior idealismo do mundo eh o dinheiro.. td mundo tem esse objetivo... naum tem jeito...

Compartilhar este post

Link para o post

Mais se voces repararem, dificilmente voces encontram proprietarios de agencia formado em publicidade ou marketing, a maioria é formado em outro curso e com especialização na area, outros nem faculdade se quer tem. O que importa é o cara ser criativo e com espírito empreendedor!abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

obs: uma coisa q nao gosto dele eh q ele simplesmente nao respeita nada ... se entramos no assunto religião, como na propaganda onde o padre beija a freira ... esse tipo de coisa que gera digamos um CHOQUE DESNECESSARIO na população, que mexe com a fé alheia eu nao concordo ... se formos extremistas demais daqui a pouco tá todo mundo andando pelado ...

Tb nao concordei qdo ele comparava Jesus com a Coca-Cola ... enfim, acho q em relação a fé e crenças a propaganda nao deve se envolver ... ou melhor, se envolver de forma sadia .

Toscani é um ícone importantissímo na SEMIÓTICA faço comunicação mas ligado a arte ,e não como todos vcs que fazem Comunicação no sentido publicitário.....Achei interessante como você colocou a religiosidade no assunto,e fiquei pensando e se você pegasse um trabalho que ganhasse milhões para fazer uma contraposição parecida??Será que não aceitaria?Será que você iria colocar essa visão moralista e seiscentista?Não sei as vezes penso e vejo que as pessoas dessa década é mais quadrada que um cubo regular de lado 6, vê pudor onde não há necessidade....... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/devil.gif/>

Compartilhar este post

Link para o post

nossa, odiei o site dele tbm...ele eh bom.. pensa longe, mas o destino eh sempre o dinheiro... nao o estou recriminando por isso... eu faria o mesmo sem tirar nem por...o dom eh pra ser explorado da melhor forma... ele ve longe? sim... usa isso de uma forma boa? sim... tem principios morais e éticos bons? sim... entao o que ha de mal ganhar dinheiro com isso?vender-se a midia? e o que seria de nós publicitarios se as pessoas ou empresas nao se vendessem a ela?Essa eh minha opinião.... gosto do trabalho do Toscani, mas o site eh realmente uma bela porcaria (comparada ao trabalho dele)

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.