Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Pantoja

[Entrevista ARTE 2D] Cristiano Siqueira - [Português/Portuguese]

Recommended Posts

Vamos, a partir de agora, conhecer um dos mais incríveis ilustradores do Brasil. Cristiano Siqueira, vulgo Crisvector, é um artista de mão cheia. Conhecedor de vários programas como Ilustrador, Photoshop, Poser entre outros, faz artes incríveis e as expõe no deviantART e em seu site pessoal.

 

O endereço de sua galeria é http://crisvector.deviantart.com. Faça uma visita e comprove seu talento indiscutível.

 

Imagem Postada

 

 

Imagem Postada

 

 

Imagem Postada

 

 

 

 

 

Dessa nossa primeira entrevista você deverá acompanhar cada detalhe, cada pergunta e se segurar no seu mouse para não cair.

Então chega de papo e vamos ao que interessa.

 

 

 

iMasters: O que a arte representa em sua vida?

Cristiano: A arte representa tudo na minha vida. É dela que tiro meu sustento, é a maneira que utilizo para me expressar e me comunicar e é a partir dela que eu tiro motivação para continuar trabalhando e vivendo. Já faz um tempo que percebi que meu propósito é trabalhar com arte ou qualquer coisa relacionada... e isso me faz feliz .

 

iMasters: Desde sua infância você já tinha percebido sua vocação artística? Como a arte influenciou a sua infância e adolescência? Conte-nos um pouco desse processo.

Cristiano: Realmente, desde criança eu já me interessava pelas atividades mais artísticas. Na escola, minhas aulas preferidas eram as de Educação Artística ou qualquer outra atividade relacionada à arte. Não sei explicar o porquê desse interesse, mas eu apreciava a liberdade de poder registrar os meus pensamentos e o mundo ao meu redor em formas e cores antes mesmo de saber escrever. Na infância eu era meio tímido, meio quieto, tinha algumas dificuldades em me expressar e as atividades lúdicas envolvendo arte me ajudavam nisto: a "destravar" alguns sentimentos e a me concentrar melhor em outras matérias também. Na adolescência eu estava meio perdido com relação à carreira que eu deveria seguir, acho que é uma preocupação muito comum quando você tem 14 ou 15 anos. Geralmente os adolescentes são levados pela pressão e acabam optando pela carreira mais "promissora" no momento, achando que isso é uma garantia de um futuro estável e talvez feliz. Eu estava na mesma situação, eu nem desenhava ou pintava, mas e eu estava procurando por algo em "processamento de dados" que era o "curso da moda". Mas, entre os cursos técnicos que eu procurava, eu achei um chamado "Desenho de Comunicação" (Centro Paula Souza em SP) e aí descobri que se poderia ter uma carreira trabalhando com arte; foi a minha melhor escolha. Uma vez cursando Desenho eu aprendi a racionalizar toda aquela vontade de pintar e desenhar, aprendi muitas técnicas e conheci muitas pessoas que tinham a mesma paixão. Eu tinha achado meu lugar e isso me deu força para enfrentar todos os altos e baixos que o período da adolescência tem, ajudou a me firmar e desenvolver minha personalidade além de me dar indícios do que eu poderia fazer para me sustentar trabalhando com arte.

 

iMasters: Todos sabemos que sua arte é algo inexplicável pela qualidade de acabamento e pela criatividade que inspira muitos artistas iniciantes e experientes. Como consegue ter tanta inspiração, já que sua arte inspira tantos outros artistas de alto nível?

Cristiano: Antes de mais nada eu raramente percebo se sou influente ou não. É algo difícil de medir. As pessoas me falam que gostam do meu trabalho, mas acredito que, quando você se torna uma influência, já é algo "além" dos elogios. Os artistas que me influenciam são como verdadeiros heróis, os elogios seriam pouco para demonstrar o que os trabalhos deles significam para mim. Se sou fonte de inspiração para artistas, seja o nível que de eles forem, isso me deixa muito contente! Saber que meu trabalho faz diferença na vida de alguém é gratificante. Sobre a inspiração para meus trabalhos, eu tenho várias fontes. Algumas vezes a inspiração vem de possibilidades técnicas que quero experimentar, então isso me inspira a criar uma peça para aplicar esses experimentos, outras vezes a inspiração vem de observações do mundo, das pessoas, das coisas. Claro que tudo isso vale para minha produção pessoal. As inspirações para minha produção comercial, feita para clientes, são bem diferentes: envolvem estratégias de comunicação, briefing, prazos. Um outro mundo.

 

iMasters: Cristiano Siqueira por Cristiano Siqueira.

Cristiano: Um cara de hábitos simples, que gosta de andar pela cidade onde vive (São Paulo) e observar as pessoas. Um curioso que gosta de ler jornal e navegar na internet atrás de notícias e novidades e um inconformado que não se cansa de tentar melhorar o próprio trabalho e aprender a viver melhor.

 

iMasters: Como tudo começou? Onde e quando você iniciou seu aprendizado?

Cristiano: Como eu disse em uma pergunta anterior, desde criança eu já gostava de desenhar, pintar etc, mas creio que isso não tenha sido o começo de fato. Acho que tudo começou no momento em que eu ingressei no curso de Desenho de Comunicação, em que aprendi a substituir a atividade lúdica do "fazer arte" infantil por uma racionalidade prática do trabalho artístico. Nesse curso aprendi, antes de qualquer técnica, a observar racionalmente meu trabalho e a desenvolver conceitos que servem como base para a criação. As próprias fontes de inspiração ficam muito mais próximas quando você aprende a conceituar um trabalho antes de fazê-lo. Foi a partir disso tudo, e do curso, que eu iniciei todo meu aprendizado.

 

iMasters: Que gênero de arte mais lhe agrada na atualidade? Há alguém que você julga representá-lo bem?

Cristiano: Até pelo meu ramo de atividade, o gênero de arte que mais me agrada são mesmo as artes gráficas (Design Gráfico, Ilustração). Eu vivo esse mundo já faz um bom tempo e sou apaixonado por ele. Como eu disse anteriormente, tenho alguns "heróis" que me influenciam não só no estilo de trabalho ou técnica, mas pela postura profisisonal, pela representação que eles têm na área que eles atuam e pelo que fazem com relação a uma melhor representatividade de cada área. Fica difícil citar nomes porque cada um me influencia de alguma forma.

 

iMasters: De suas artes, qual você considera a melhor tecnicamente e por qual delas tem mais estima?

Cristiano: Tecnicamente eu considero "Krystal" como meu melhor trabalho. Mesmo com a foto de referência, foi um desafio tentar criar uma nova ilustração, com outra cor de roupa. Além disso creio que é o melhor resultado que eu consegui no sombreamento da pele e equilibrio entre cores e formas. O trabalho pelo qual eu tenho mais estima é "Colombina", por se tratar do retrato da minha esposa.

 

iMasters: Você acha que a arte pode influenciar positivamente os jovens e de que forma isso seria viável?

Cristiano: Creio que o exercício intelectual exigido para se criar uma obra artística tem grande papel na formação de uma opinião sólida e independente em relação ao mundo. Esse desenvolvimento do senso crítico só tem a contribuir para a formação da personalidade do jovem. Acredito que o ensino de artes nas escolas tem papel fundamental para viabilizar essa influência positiva que o exercício artístico possibilita nos jovens.

 

iMasters: Bate Bola:

Resuma em uma palavra ou um único pensamento, os itens abaixo

 

Musica - Criação

Arte - Vivência

Vida - Aprendizado

Política - Ridicularizada

Livro - Combustível

Amor - Gláucia

Brasil - Grande

 

iMasters: Espaço reservado ao Cristiano Siqueira. Fique à vontade para deixar um recado para todos que estão, neste momento, lendo sua entrevista.

Cristiano: Bom, eu agradeço a oportunidade para expor um pouco dos meus pensamentos a respeito do meu trabalho e espero que isso seja útil, de alguma forma, para quem estiver lendo. Um abraço e boa sorte a todos.

 

 

 

Bem, a partir de agora, quem quiser, poderá fazer uma pergunta para o Cristiano Siqueira. Após essa semana serão coletadas todas as perguntas e enviadas a ele, devidamente filtradas, caso necessário, com os nomes dos membros que a criaram.

 

Nós da moderação iremos escolher, dentre todas as perguntas, apenas 5, então caprichem e torçam para que as suas sejam escolhidas.

 

Bem pessoal, espero que tenham gostado da entrevista, a qual foi feita com muito esforço, carinho. Dedicamo-a para todos os membros do iMasters.

Um grande abraço e até a entrevista do mês de agosto.

 

Agradecimentos especiais:

Administradores do iMasters (em especial tmferreira) que confiaram neste projeto. Valeu pela confiança.

Um mais que especial ao Cristiano, por nos atender de forma tão cordial e profissional.

Minha amiga Obede, pela gentileza de ajudar a criar perguntas para a entrevista. Obrigado!

Ao grande Beraldo, pela ajuda com a correção do português nas perguntas da entrevista. O "cara" é fera em nossa língua.

Aos moderadores iMasters que ajudaram direta ou indiretamente para que esse projeto acontecesse.

Ao Hugo e ao Google(^^) pela tradução do português para inglês.

E por fim a Deus e todos aqueles que sempre estão do meu lado nos momentos bons e nos difíceis. Meu muito OBRIGADO!

 

 

 

Observação/Comment:

Post here only commentaries in Portuguese.

Poste aqui somente comentários em português.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito show essa entrevista! Massa mesmo, melhor do que muuuitas revistas por aê!

Na infância eu era meio tímido, meio quieto, tinha algumas dificuldades em me expressar e as atividades lúdicas envolvendo arte me ajudavam nisto: a "destravar" alguns sentimentos e a me concentrar melhor em outras matérias também. Na adolescência eu estava meio perdido com relação à carreira que eu deveria seguir, acho que é uma preocupação muito comum quando você tem 14 ou 15 anos. Geralmente os adolescentes são levados pela pressão e acabam optando pela carreira mais "promissora" no momento, achando que isso é uma garantia de um futuro estável e talvez feliz.

Me identifiquei nesse trecho, ehehhe, mas vou ficar na arte mesmo... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/assobiando.gif Perguntas? Num tenho não, heheh, o iMasters fez excelentes perguntas já, ehehehE obrigado ao iMasters e ao Cristiano Siqueira por nos dar essa excelente entrevista.Flw! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É isso aí!!! Parabéns a todos que ajudaram a realizar essa grande inovação!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Ótima entrevista!

 

Abraços,

Beraldo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande idéia esse fórum de entrevistas. Sempre achei o iMasters extremamente profissional e tava faltando algo assim.

 

E o Crisvector pra mim é referência a qualquer um que goste, queira aprender ou já trabalhe com artes gráficas. O cara é fenomenal, e frisou bem a idéia de conceituar trabalhos; isso é bem vísivel nas artes dele. E versátil também: o mesmo cara que faz esses trampos como Metamorphosis faz também ilustrações para embalagens de brinquedo que eu achei rox... mostra todo o talento do cara. Fodastico.

 

E era isso que eu queria que o Cris mostrasse: exemplos de trampos que estão por aí; que tipo de ilustrações que ele faz comercialmente, projetos, coisas do tipo. É isso ae. ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tenho uma pergunta

 

cristiano:

 

foi muito esclarecedora sua entrevista no que se trata da sua ingressão no mundo artístico, do desenho de comunicação, como então você chegou aos seus magníficos vectores, que são a sua principal marca!?

 

não captei essa mensagem durante a entrevista, desculpem c deixei passar

 

panto parabens de maaais pela iniciativa.. você eh o cara! :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cris, me chamo Cida Alves, moro em João Pessoa-PB, e parabéns pela brilhante carreira, parabéns ao Imasters, tenho certeza que essa iniciativa confirmará este site como o melhor site sobre design grafico do Brasil. Eu tenho uma pergunta para o Cris e é algo que necessito para aperfeiçoar meu trabalho. Sou café-com-leite ainda porque na verdade, sou jornalista recém-formada e amadora do design grafico. Gostaria muito de aprender sobre "conceito" de design, aprimoramento das idéias, desenvolver e até mesmo expressar a idéia artisticamente. Penso que primeiro vem a idéia e depois você corre atrás da técnica para transformá-la em realidade. Então será que você poderia dar umas dicas, ou indicar livros, sites e vídeos pra aprofundar o assunto... ficaria muito feliz de obter sua resposta!Há braços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,Um artista fenomenal seu dúvida. Para ser sincero não conhecia, apesar de viver em Portugal :P. Admirei imenso seus trabalhos e adoro trabalhos vectoriais, mas estes estão apenas demais :|, sem palavras.Óptima entrevista realizada por esta magnifica equipa. Estão todos de parabens.Continuação de uma optima carreira e muito sucesso para você.Cumps \o/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ótima entrevista... tb sou fan dele... uma inspiração com toda certeza

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dei uma olhada nos trabalhos do Excelentíssimo Cristiano.Simplismente um Gênio.Curiosidade: Quanto tempo será que leva pra fazer uma arte deste nível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara eu sempre gostei dos seus trabalhos,antigamente eu usava mais o Photoshop e sempre quis aprender a usar o Illustratormas nunca consegui dominar esses instrumentos igual a vocêparabens =Dhj em dia eu faço algumas coisinhas no PS mais nada demais =Dqualquer dia, posta um tutorial de Illustrator pra galera aqui do forum =DBS na sua vida cara

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Andei vendo os trabalhos nele no deviantart e no site pessoal , realmente o cara manja muito mesmo , não apenas em 1 ou 2 programas que é o normal , mas sim em vários como Photoshop , illustrator , C4D , entre outros . As respostas dele são bem diretas e bem formais ao meu ponto , ele está de parabens por tudo que ja tem feito e pelo o que ainda pode fazer , e vocês tambem da staff que feiz com que esse projeto fosse adiante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cara é gringo ??Nossa, ficou perfeita a tradução e a correção do português.O cara é fera mesmo, cara ilustração que ele faz, pra deixar de queixo caído.Parabéns !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns ao fórum, muito boa a entrevista!

 

Bom agora sobre o Cristiano, espetacular!!!

 

Eu estou tentando achar meu espaço na área, e tentando aprender mais e mais, só que não tinha nenhum referência pessoal para trabalhos, bom agora posso dizer q tenho um!!!

Cristiano você ganhou um fã pelo seu trabalho!

 

E eu tenho uma pergunta, acho que todos querem saber sobre isso.

 

Bem Cristiano gostaria de saber se no Brasil existe um bom mercado para designers e quais são as expectativas para os próximos anos?

 

 

Vlw pessoal, até a próxima! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cara é gringo ??

100% Brazuca..---------parabéns ao iMasters pela entrevista..... o Cris além de um grande ilustrador é muito gente boa, sempre respondendo lá no DA na medida do possívelentrevista muito legal..... mais uma para a carreira dele

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cara é "O" cara mesmo, sem sombra de dúvidas. Muito boa a entrevista, mas acho que poderia ter entrado mais na parte técnica sobre os vetores.Sem querer desmerecer o nível desta "conversa", que por sinal, é de grande valia para nossas inspirações.Então como disse o Pantoja:

Bem, a partir de agora, quem quiser, poderá fazer uma pergunta para o Cristiano Siqueira. Após essa semana serão coletadas todas as perguntas e enviadas a ele, devidamente filtradas, caso necessário, com os nomes dos membros que a criaram.Nós da moderação iremos escolher, dentre todas as perguntas, apenas 5, então caprichem e torçam para que as suas sejam escolhidas.

Elaborem bem as perguntas, para que nós podemos usar em nossos trabalhos um pouco dessa experiência sobre vetores do Cris.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cara é "O" cara mesmo, sem sombra de dúvidas. Muito boa a entrevista, mas acho que poderia ter entrado mais na parte técnica sobre os vetores.Sem querer desmerecer o nível desta "conversa", que por sinal, é de grande valia para nossas inspirações.Então como disse o Pantoja:

Bem, a partir de agora, quem quiser, poderá fazer uma pergunta para o Cristiano Siqueira. Após essa semana serão coletadas todas as perguntas e enviadas a ele, devidamente filtradas, caso necessário, com os nomes dos membros que a criaram.Nós da moderação iremos escolher, dentre todas as perguntas, apenas 5, então caprichem e torçam para que as suas sejam escolhidas.

Elaborem bem as perguntas, para que nós podemos usar em nossos trabalhos um pouco dessa experiência sobre vetores do Cris.
Pode elaborar uma Diminas, pergunte a ele o que desejar e quem sabe a sua não é a escolhida! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Gente, valew os elogios, mas nada seria possível sem a grande ajuda dos meus grandes amigos e de vocês aqui sempre prestigiando nosso trabalho.VALEW!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.