Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Julianohaussen

1º Desafio de Marketing/Publicidade

Recommended Posts

Ae Wiz o seu ficou muito bom, com slogan, mascote e o caraio... hehehehehehVo faze um tmb!!!![]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os trabalhos estão 10!Pena que nesse eu não posso participar!Estou com a campanha de uma faculdade pra criar e ando meio enrolado!Mais no próximo desafio, eu estarei participando!~VLW!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal!Queria aproveitar a oportunidade para parabenizar o Juliano pela iniciativa e principalmente parabenizar a todos pela participação. Gostei bastante dos 3 trabalhos que vi aqui.Acho que não existia um local com esse objetivo na web. Será uma nova experiência legal para todos, acredito eu.Trabalhei 5 anos com editoração eletrônica e publicidade antes de entrar na web e serei um visitante frequente deste fórum!Forte abraço para todos e boas festas.

Compartilhar este post

Link para o post

Juliano, pintou um dúvida...Nesse desafiou de só é pertimido usar o PS e o FW, ou pode usar outros programas, como o Corel?!

Compartilhar este post

Link para o post

Qanto a defender a peça eu imagino que quem (hipoteticamente) veria este anúncio em uma revista veria apenas o anuncio e mais nada portanto todos os detalhes devem ser percebidos assim, e não a partir de justificativas ou explicações. Se defendermos a peça acabamos alertando o leitor/votante para características que NÃO estão sendo percebidas naturalmente. Neste caso, o pessoal que vai ver/votar já está ciente do briefing original do cliente e deve escolher a peça que melhor se enquadra naquele briefing, explicações fora... Exemplo: "passando na marca do pingo da letra i a associação para o leitor de algo rapido" na arte da Tygra não percebe-se claramente esta noção de velocidade exceto depois da explicação... portanto, se não se percebe claramente o votante não deveria ser alertado para ela... Continuando a análise do caso da Tygra... página dupla é "página dupla" e não duas páginas... Se tu quer associar a Digra a um bebê, tu acaba materializando uma coisa negativa onde promove-se a Digra como um bebê entrando num mercado de megacorporações multinacionais e quando tu associa o bebê chorando ao cliente, está chamando ele (o cliente em potencial) de imaturo, de bebê chorão... (lembram do celular pra calhorda?)É sabido que não podemos olhar um texto sem lê-lo e que o texto maior chama a atenção do olho e é lido primeiro, sem falar que lemos da esquerda para a direita. Como a orientação (posição) das frases é inadequada, a tendência é pular direto com o olho do bebê para a ultima frase e depois pra próxima página... Assim toda a primeira página falha...Na outra página a colocação dos textos é confusa... (confusa mesmo é a primeira frase, no topo) não tem hierarquia e dispersa a atenção...No anúncio do gogo? o treco das bolinhas é muito manjado, texto em letras maiúsculas é ilegível, é anti-natural, falta total de proporção entre o tamanho dos textos. Choros e grunidos? Na segunda página a idéia de mostrar depoimentos de supostas personalidades é ótima mas não deve ser o tema principal da campanha, apenas um elemento reforçador... A letra dos textos é inadequada. A imagem é boa mas deveria ser de um ambiente familiar e não aquela de uma equipe técnica dentro de uma empresa... Resumindo, é um trabalho amador, te esforça mais amigo... (dica: dê uma olhada nos anúncios dos teus concorrentes e compara com o teu)No anúncio do Wizard? A idéia geral é boa mas infelismente foge totalmente do briefing, o texto da primeira página deve vir acima (na posição) e maior do que o texto da segunda página, pois o excelente contraste do fundo pra letra branca pode puxar o olho do espectador direto para a segunda página... Eu diria que poderia espichar o titulo de fora a fora no alto das duas páginas... A imagem é lindona mas foge da "realidade" do público alvo... uma tartaruga num fundo branco estaria mais adequada, então tu poderia colocar a imagem de uma lebre para fazer o contraponto e evitar que se associe o nome Digra a uma tartaruga... (Digra, aquela da tartaruga) O "De velocidade, a gente entende" é matador...Agora para todos as peças: no briefing não há NENHUMA REFERÊNCIA A VELOCIDADE, pois esta é a principal característica de quem tem banda larga e que eu saiba não existe banda larga GRÁTIS nem em desafio de marketing...Se não percebem, a característica a ser trabalhada é o GRÁTIS e o que falta é o MOTE que fará o usuário a EXPERIMENTAR a conexão da Digra... Resumindo, o que eu queria dizer é que não dá pra defender (explicar) a peça, quem vai votar tem que votar só no que percebe mesmo... E vocês, o que acham? Outra coisa, será que estes post de comentário não deviam estar em outro tópico? e o tópico do desafio ter somente os links para as peças?As criticas foram construtivas, se der tempo eu mando uma peça pra voces criticarem... :D/> :D/> :D/> AbraçosLucky

Compartilhar este post

Link para o post

Dica: Numa campanha interessa menos o que tu pensa e mais o que o cliente pensará... (seja crítico)Dica quentíssima: O mote pra campanha está no próprio briefing...

Compartilhar este post

Link para o post

olha só lucky o trabalho é sobre INTERNET DISCADA, não tem em nenhum lugar escrito banda larga.E o interessante em defender a campanha é que no desafio não estamos mostrando ela para o consumidor e sim para o cliente, e sempre que se cria algo para um cliente, tú dever defender o que criou e explicar porque criou aquilo. Não existe agência séria que não faça isso.Gostaria de ver seu trabalho exposto aqui também.Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Lucky, adorei as dicas, e confesso que poderia ter caprichado mais na produção (cheguei a pensar no coelho, mas resolvi não usar), e acho que o slogan realmente é de matar :D/> Mas acho que para quem não tem formação NENHUMA em publicidade, e com outras coisas urgentes a fazer, não fiz tão feio.E também acho que defender um anúncio é desnecessário, um anúncio deve se vender sozinho.Obrigado pelas dicas, vou tentar aperfeiçoar meus trabalhos, seguindo seus conselhos.Wizard

Compartilhar este post

Link para o post

E também acho que defender um anúncio é desnecessário, um anúncio deve se vender sozinho.

Grande Mestre dos Magos... Isso não existe... a defesa de qualquer tipo de peça, seja impressa ou eletrônica, é algo fundamental e algo normal no mundo da propaganda... por "N" motivos... entre eles:

clientes (me refiro mais aos menores e médios) se acham entendidos de publicidade... se você não tiver uma boa defesas para sua peça ele vai se sentir no direito de trocar aquele "azul" que você levou horas para encontrar por um verde cana... já pessou? e depois disso vai se sentir no direito de mecher em tudo... é um saco... com uma boa defesa você consegue mostrar ao cliente todo o embasamento que existe por daquela peça pronta... e olha que muitas vezes tem cliente que ainda assim quer mudar coisa...

outra coisa... existem clientes que possuem dep. de mkt, ou seja... você deve defender pq fez ou deixou de fazer certa coisa... pq muitas vezes determinada idéia implica em aumento de custos... seja porque vai ter que usar um papel especial ou uma faca de corte especial etc... eu sei que essa parte é da mídia mas se você elabaorar uma boa defesa para aquilo que criou e o cliente não estiver com a verba apertada ele pode achar interessante e aprovar essa nova idéia... que além de trazer melhores resultados para ele ainda irá te remunerar, ou a sua agência, melhor...

outra coisa é que uma peça bem defendida mostra para o cliente que aquilo é um trabalaho sério e que você ou sua agência tem credibilidade para continuar com sua conta... o que é muito importante...

ainda existem outros fatores... mas tô aqui no trampo... terminando a reformulação do site aqui da agência... depois mostro para vocês!!!

valeu galera!!!!

Tiago.

Compartilhar este post

Link para o post

Pow Gandalf... ops... Wiz... falei tanto da defesa que acabei esquecendo de elogiar o seu belissimo anúncio..Gostei mesmo... acho que um teste com o titulo em cima na primeira página seria válido... de PS eu sei q você entende... basta puchar a turtle um pouco pra baixo e testar com o titulo em cima com um corpo maior...No livro Direção de Arte em Propaganda do Newton Cesar ele fala que não importa o formato anúncio (1/4 ou página dupla)... não se deve lotar de "coisas"... pois quanto maior o numero de elementos menores serão os pontos de atenção... e nisso eu acho que você foi 10!!! a peça tá redondinha...O efeito de velocidade na segunda parte é enfático... muito bem utilizado na minha opinião... apesar da internet ser discada deve se valorizar a qualidade (velocidade) da conexão...Só uma última sugestão... crie outros titulos... nunca pare na primeira idéia... "Use Digra" - eu não gostei muito ... procuro não usar muito esses títulos básicos... claro que as vezes é necessário mas todo mundo faz: Use não sei o quê... compre já... ligue agora...Valeu mago!!!Muito boa participação!!!!Tiago.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigos, gostaria de pedir desculpas por não participar deste desafio, pode de parecer incongruente eu dar a idéia e no primeiro desafio eu ficar de fora, mas estou sem tempo para criar a minha peça, espero que no próximo eu possa participar. Obrigado e boas festas.

Compartilhar este post

Link para o post

E também acho que defender um anúncio é desnecessário, um anúncio deve se vender sozinho.

Grande Mestre dos Magos... Isso não existe... a defesa de qualquer tipo de peça, seja impressa ou eletrônica, é algo fundamental e algo normal no mundo da propaganda... por "N" motivos... entre eles:

clientes (me refiro mais aos menores e médios) se acham entendidos de publicidade... se você não tiver uma boa defesas para sua peça ele vai se sentir no direito de trocar aquele "azul" que você levou horas para encontrar por um verde cana... já pessou? e depois disso vai se sentir no direito de mecher em tudo... é um saco... com uma boa defesa você consegue mostrar ao cliente todo o embasamento que existe por daquela peça pronta... e olha que muitas vezes tem cliente que ainda assim quer mudar coisa...

outra coisa... existem clientes que possuem dep. de mkt, ou seja... você deve defender pq fez ou deixou de fazer certa coisa... pq muitas vezes determinada idéia implica em aumento de custos... seja porque vai ter que usar um papel especial ou uma faca de corte especial etc... eu sei que essa parte é da mídia mas se você elabaorar uma boa defesa para aquilo que criou e o cliente não estiver com a verba apertada ele pode achar interessante e aprovar essa nova idéia... que além de trazer melhores resultados para ele ainda irá te remunerar, ou a sua agência, melhor...

outra coisa é que uma peça bem defendida mostra para o cliente que aquilo é um trabalaho sério e que você ou sua agência tem credibilidade para continuar com sua conta... o que é muito importante...

ainda existem outros fatores... mas tô aqui no trampo... terminando a reformulação do site aqui da agência... depois mostro para vocês!!!

valeu galera!!!!

Tiago.

Grande Ticarp...

Estou me referindo ao fórum, e a esse tópico, mais especificamente.

Não acho que devemos defender a peça aqui, porque não há cliente de fato.

Aliás, nem juri tem, então vamos defender perante quem?

Acho que todas as coisas que vocês estão nos passando são válidas, até pra pegar a manha de fazer essa defesa... isso não só com anúncios, mas com qualquer peça de design que criarmos...

Valeu pelas dicas!

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

gente acho q desafio ou q nem TCC de facu é tudo de brincadeirinha a gente tem q defender sim senhor pq o mercado pede isso e dai q aqui é só um desafio se é pra fazer tem q fazer direto fica o babado nas coxas entao nem faz desafio nenhum....alias pra se defender tem q usar de teorias e conhecimentos da area só se quem participar nao tem conhecimento nenhum q nao consiga defender sua criação... ai num poe uéai sei la esta parada de desefa nao sei pq ta dando tanto XABU uma coisa tao simples..qual o problema de dizer o pq da sua criação?

Isso significa que só você pode participar mocinha?Não tenho problema nenhum em defender a peça, só não acho que precisa.

Compartilhar este post

Link para o post

....alias pra se defender tem q usar de teorias e conhecimentos da area só se quem participar nao tem conhecimento nenhum q nao consiga defender sua criação... ai num poe ué

Ah, desculpa... eu que entendi mal né???...

Compartilhar este post

Link para o post

Ae Tygra..na boa...defende quem quer....eu não li nas regras do desafio q tem q defender...Olha sinceramente....você eh formada em publicidade neh?? você ateh deve ter criatividade mas p/ por no papel ta mal demaisTipo...sua Tipografia ta muito ruim..fontes comuns...Qual foi? Time News Roman????Da uma olhada na area de Photoshop...ve a tipografia do pessoal nas imagens la (do Wiz, iGrilo e Hyperfast).Ah....e na hora de votar vai de cada 1...se você acha q tem q defender a peça você vota em quem defendeu..isso ai

Compartilhar este post

Link para o post

Bom..pessoal...para terminar com a bagunça!Quem quiser defenda.Acho que a defesa é boa para que as pessoas possam aprender um pouco mais sobre publicidade.Mas não tá nas regras que é obrigado a defender.Então neste desafio não é obrigatório.Wizard - Ela não disse em nenhum momento que só ela pode participar.Algalord - Tipografia? Desde quando influência colocar uma fonte diferente? Ah...estou esperando você começar a colaborar com o forum de publicidade...porque até agora você só vem para fazer bagunça!Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Wizard - Ela não disse em nenhum momento que só ela pode participar.

Eu tb nao disse... perguntei pra ela se eu tinha interpretado mal... enfim...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.