Zébástian 0 Denunciar post Postado Julho 27, 2007 Pessoas, Estou fazendo um curso técnico de Web em uma ETE (Escola Técnica Estadual) sendo que, uma das matérias é a "Lógica de Programação" e como 1ª aula, o professor passou alguns desafios de lógica p/ a classe e 1 deles é assim: Há 3 tipos suspeitos de um crime: O cozinheiro, a governanta e o mordomo. Sabe-se que o crime foi efetivamente cometido por um ou mais de um deles, já que podem ter agido individualmente ou não. Sabe-se ainda que: A.) Se o cozinheiro é inocente, então a governanta é culpada; B.) Ou o mordomo é culpado ou a governanta é culpada; C.) O mordomo não é inocente. Logo: A.( ) A governanta e o mordomo são culpados B.( ) O cozinheiro e o mordomo são culpados C.( ) Somente a governanta é culpada D.( ) Somente o cozinheiro é inocente E.( ) Somente o mordomo é culpado Diante deste desafio eu acabei me confrontando c/ o professor e c/ os demais alunos pelo seguinte fato: Eles dizem q é lógico e eu digo q é probabilidade e/ou dedução por dizerem q o cozinheiro é culpado enquanto eu digo q o cozinheiro pode ser tanto culpado quanto inocente. Eu acabei dizendo que lógica, são as dicas B e C (por estar apresentando fatos objetivos) enquanto a A é provável e/ou deduzível (nm sei se existe essa palavra), por não estar apresentando o lado do cozinheiro se a governanta for inocente e diante disto, acabei propondo um novo desafio ao professor que era desenvolver um pseudo-código baseado no desafio acima mas o professor já se esquivou dizendo que "eu não tenho tempo p/ fazer isso pq eu preciso desenvolver as aulas! Ah.. e outra coisa, quem você acha que está certo, você ou quem desenvolveu o vestibular da UFRJ?" Na verdade quando a questão é lógica, quem está certo, eu ou o professor e os alunos?? OBS.: Este desafio foi uma das questões do vestibular da UFRJ (só esqueci de pergunta de qual ano) Qualquer dúvida, podem perguntar e caso achem que este tópico vai dar 1 debate muuito longo, eu não me importo pq eu só quero entender isso...rs Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rafael D 0 Denunciar post Postado Julho 27, 2007 Ae,Bem cara, pra mim não existe probabilidade nesse problema.No caso da letra A, você questionou que não sabemos o lado do cozinheiro se a governanta for inocente. Mas acontece o seguinte pela relação da letra A, se a governanta for inocente podemos afirmar que o cozinheiro não é inocente, logo ele é culpado. Não sei se ajudei, mas pra mim da pra concluir que o cozinheiro é culpado sim. Qualquer coisa continua postando pra debatermos a questão.Flws Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Zébástian 0 Denunciar post Postado Julho 27, 2007 Mas acontece o seguinte pela relação da letra A, se a governanta for inocente podemos afirmar que o cozinheiro não é inocente, logo ele é culpado. Afirmação: Ação de afirmar; o que se afirma; asseveração, afirmativaTudo bem.. eu posso até concordoar c/ você q não entra a questão de probabilidade mas eu posso AFIRMAR que existe dedução...Vamos verificar usando sua própria citação: Mas acontece o seguinte pela relação da letra A, se a governanta for inocente podemos DEDUZIR que o cozinheiro não é inocente, logo, de acordo c/ a dedução, ele é culpado.Não fica melhor sua posição dessa forma?? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
elsd 0 Denunciar post Postado Julho 27, 2007 Olá,Pra mim, este é um exercício totalmente lógico, e a resposta é muito simples de ser encontrada.R: O cozinheiro e o mordomo são culpados.Segue raciocínio:O mordomo não é inocente. - o mordomo é culpadoOu o mordomo é culpado ou a governanta é culpada; - se o mordomo é culpado a governanta é inocenteSe o cozinheiro é inocente, então a governanta é culpada; - se a governanta é inocente o cozinheiro é culpadoResposta:O cozinheiro e o mordomo são culpados.Boa sorte!elsd Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Zébástian 0 Denunciar post Postado Julho 27, 2007 Será q só eu penso que esse desafio entra DEDUÇÃO??? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rafael D 0 Denunciar post Postado Julho 27, 2007 Dedução entra também, acho que de certa forma dedução está ligada a lógica. Mas isso n eh mto importante, o q importa msm é entender o exercício http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Zébástian 0 Denunciar post Postado Julho 28, 2007 Eu entendi o ponto de vista que foi proposto no momento mas o q eu estou tentando mostrar é q, p/ 1 vestibular, foi feito uma questão um tanto quanto mal elaborada.. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
rodrigoguerra 0 Denunciar post Postado Julho 31, 2007 Concordo com os colegas que disseram que este problema é mal feito....Ele é simples e está sedno mal interpretado.Há 3 tipos suspeitos de um crime: O cozinheiro, a governanta e o mordomo. Sabe-se que o crime foi efetivamente cometido por um ou mais de um deles, já que podem ter agido individualmente ou não. Sabe-se ainda que:A.) Se o cozinheiro é inocente, então a governanta é culpada;B.) Ou o mordomo é culpado ou a governanta é culpada;C.) O mordomo não é inocente. Durante a afirmativa A, somente nos é dito que SE o cozinheiro=Inocente, Governanta=Culpada (NÃO É DITO VICE E VERSA OU O CONTRÁRIO TAMBÉM É VERDADE), ou seja por esta afirmação não se sabe nada.Conforme dito na afirmativa C, O Mordomo é culpado, logo inocenta a Governanta, por causa da afirmativa B, sendo assim, não podemos afirmar que o cozinheiro é culpado, baseado na afirmativa A, que conforme explicado acima, apenas cria a condição "se cozinheiro inocente, governanta culpada" Aí está o problema...não existe condição para Cozinheiro culpado ou governanta inocente ... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Zébástian 0 Denunciar post Postado Agosto 3, 2007 Até q enfim alguém conseguiu entender meu ponto de vista... HEHEHEHEHEHEHEHEHRodrigoguerra, agradeço de coração por me entender mas infelizmente ainda estamos na minoria....Mas enfim, pelo menos, já não posso dizer q sou o único.. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rafael D 0 Denunciar post Postado Agosto 4, 2007 Eu tinha entendido o seu ponto de vista, só não concordo =PMinha opnião:Existem duas opções no problema ou a pessoa é culpada, ou a pessoa é inocente.Então na letra A existe uma relação entre o cozinheiro e a governanta. SE o cozinheiro=Inocente, Governanta=Culpada.Mas SE Governanta = Inocente, então o cozinheiro não é inocente, restando classifica-lo apenas como culpado. Se no problema existisse uma terceira opção para se classificar uma pessoa, aí sim não seria possível afirmar nada sobre o cozinheiro.Pelo menos é assim que eu interpreto essa questão :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Zébástian 0 Denunciar post Postado Agosto 4, 2007 Não existe uma 3ª opção mas existem 2.. Existe uma relação entre o cozinheiro e a governanta SE O COZINHEIRO=INOCENTE, logo GOVERNANTA=CULPADA MAS quem garante q se a governanta=inocente o cozinheiro=culpado??? Ele pod muito bm ser inocente também.... Eu concordaria se estivesse escrito: OU O COZINHEIRO É CULPADO OU A GOVERNANTA É CULPADA Isso sim é lógica e o resto é pura dedução!!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rafael D 0 Denunciar post Postado Agosto 4, 2007 Então, é justamente pelo fato de existirem apenas 2 opções que podemos concluir que o cozinheiro é culpado. Você falou que o problema não deixa claro o que acontece se com o cozinheiro se a governanta for inocente, então vamos criar mais duas condições.E) Se a governanta é inocente, o cozinheiro é inocente.F) Se a governanta é inocente, o cozinheiro é culpado.Supondo que E seja verdadeiro, a governanta é inocente, e o cozinheiro é inocente. Mas se o cozinheiro é inocente, então a governanta é culpada (letra A). Ela não pode ser culpada e inocente ao mesmo tempo (Sabemos que ela é inocente).Agora a letra F, a governanta é inocente e o cozinheiro é culpado, neste caso está tudo bem, pois os fatos apresentados aqui não se contradizem com os da letra A..Portanto, o cozinheiro é culpado. A letra possui a relação Cozinheiro inocente, governanta culpada... a negação desta relação mostra a resposta.Agora que nem eu falei, se existissem 3 opções... como por exemplo: Culpado, inocente e X. Ai sim não seria possível afirmar nada sobre o cozinheiro, ele poderia ser tanto culpado como X, mas saberíamos que inocente ele não é. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Zébástian 0 Denunciar post Postado Agosto 5, 2007 Então, é justamente pelo fato de existirem apenas 2 opções que podemos concluir que o cozinheiro é culpado.Existem apenas 2 opções mas aparece somente a conclusão baseada em 1 só... Você falou que o problema não deixa claro o que acontece se com o cozinheiro se a governanta for inocente, então vamos criar mais duas condições. E) Se a governanta é inocente, o cozinheiro é inocente. F) Se a governanta é inocente, o cozinheiro é culpado. você viu o q você falou?? então vamos criar mais duas condições... Desta forma, o resultado é claro mas no original não tm nada de claro...... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Zébástian 0 Denunciar post Postado Agosto 10, 2007 Será q alguém que acha q eu estou errado consegue fazer 1 esquema em Português Estruturado disto?? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ErosJava 0 Denunciar post Postado Novembro 11, 2007 IF "cozinheiro inocente" = true then " Governanta culpada" = true "mordomo culpado" OR "governanta culpada" IF "mordomo não é inocente" then "mordomo culpado" IF "mordomo culpado" then "governanta inocente" Após compilado e executato o programa traz as seguintes repostas: mordomo culpado = true governanta inocente = true cozinheiro inocente OR cozinheiro culpado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Zébástian 0 Denunciar post Postado Novembro 11, 2007 Vamos fazer o seguinte... Inicie da seguinte forma: mordomo=cozinheiro=governanta=falseE outro assim.. mordomo=cozinheiro=governanta=true Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites