naofuieu 0 Denunciar post Postado Agosto 3, 2007 Diga lá, galera!O negócio é o seguinte: a minha tia tem um computador com o XP instalado e eu queria mostrar pra ela o novo Fedora 7, pra ver se ela também caminha pro lado de cá.O problema é que ela não quer que eu apague o Windows, então, decidi editar a tabela de particionamento do HD na instalação do Fedora. Só que eu nunca instalei nenhum Linux em dual boot em computador nenhum (na verdade, só instalei Linux em 3 computadores até agora).Agora o drama: como eu faço isso???????Já tentei ir "na garra", mas eu fiquei com medo de papocar com os arquivos da minha tia e ela me fazer um buraco na cabeça com um martelo ou coisa do tipo...Alguém teria uma luz pra acender pra mim?No HD dela só tem uma partição. Eu gostaria de diminuir o tamanho dela e criar mais 2, uma ext3 e uma swap.Um passo-a-passo cairia bem.valeu, povo! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Agosto 3, 2007 Usa um LiveCD do Kubuntu. É bem menos arriscado. Para realizar sua tarefa com um mínimo de risco é aconselhavel realizar uma desfragmentação na partição do Windows, e, como sabemos, isto pode demorar horas. Aqui você encontra um tutorial para o Fedora 5, na versão que você quer instalar, deve ser bem parecido. http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verAr...83&pagina=2 Se optar por realizar a instalação, faça um backup dos dados da sua tia. Ter cuidado, nunca é exagero. :) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
naofuieu 0 Denunciar post Postado Agosto 4, 2007 Cara, eu tava olhando o tutorial que você sugeriu e percebi que o HD do cara já tava particionado antes com um espaço pro Windows e outro livre. Aqui é uma única partição pro Windows, não tem espaço livre...Será que você não teria um programa confiável para Windows que possa editar a partição que eu tenho não? Tipo o Parition Magic... O que eu tenho aqui é trial e não particiona nada...Valeu Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Agosto 6, 2007 "Não confio" em nenhum programa para Windows. Uso o GParted, quando instalo o Ubuntu, este já é utilizado durante a instalação, mas se necessário, pode ser baixado o GParted como um LiveCD para realizar esta alteração. http://gparted.sourceforge.net/livecd.php Lembre-se de desfragmentar a partição do Windows. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
naofuieu 0 Denunciar post Postado Agosto 6, 2007 Valeu pela informação.Eu vou tentar lá. Qualquer coisa eu posto aqui, falow?Valews Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Agosto 6, 2007 Valeu pela informação. Eu vou tentar lá. Qualquer coisa eu posto aqui, falow? Sem grilo, "tamo" aí pra ajudar. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites