Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Pantoja

Instalação VELOX

Recommended Posts

Olá pessoal, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Estou com algumas dúvidas para instalar na casa de um cliente o Velox em Dois micros.

INFO TECNICA:

[*]Windows XP

[*]Modem Opticom – Dslink 260e

[*]Switch – 8 Port Nway Switch modelo: ENH 908 - Nwy

[*]Cabos de Rede (conectores normal)

Bem, assim que chegeui na casa do cliente reparei que a internet ja estava funcionado( e continou depois que sai de lá-rsrssr) e o cabo dele só tinha dois pares. Estranhei isso. Mas funciona.

Li sobre e percebi que nao é uma boa. Pedi para que o rapaz que quer compartilhar com meu cliente providenciasse dois cabos de no maximo 1 metro para que um deles eu conecte o "MODEM X SWITCH"( através da porta UPLINK, a única que está "marcada") e o outro cabo O "PC do meu cliente X SWITCH"

Queria fazer algumas perguntas:

1- A configuração do Modem estava dizendo: "Bridging" com uma luz vermelha ao lado dando a entender que estava ligado, mas ao mesmo tempo tava "ROUNTING" ou aguma poalavra semelhante e tb com uma "luz verde" embaixo da coluna STATUS. Pergunta: se e ligar os cabos ele ja aceita como ROUTER? ou tenho que configurar tudo de acordo com um manual que peguei lá no site ABUSAR?

2- Essa segunda questão tem haver com as configurações caso eu precise faze-las. Reparei que tem um determinado momento da configuração que tem-se de inserir numeros que a "operadora" fornece. Que numeros são esses? VPI e VCI. esses dois valores pergunto como? será que teria algum numero padrão?

3- Tem um campo que dev-se preencher os dados do usuário. Provedor e senha. Para que esse processo? será que nao podemos omiti-lo? Acho que ele é so para ficar automatizado e o usuário nao precisar se logar certo? Se for eu nao o farei. Deixarei por cona do user mesmo. A nao se que ele queira.

4- Como sei se um modem está em modo ROUTER? tem algum programa que testa? ou melhor, da para verificar pelo windows?

Gente, desculpem esse monte de dúvidas mas leigo é fogo. ^^

Conto com vocês.

Abrassssssssss

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pergunta: se e ligar os cabos ele ja aceita como ROUTER? ou tenho que configurar tudo de acordo com um manual que peguei lá no site ABUSAR?

Após conectar o modem ao Hub e os PC's também ao Hub, o primeiro passo é verificar se estão recebendo IP automáticamente, caso esteja, tente abrir uma página para testar a conexão, se não conseguir navegar, possivelmente ele não está em modo router, sendo necessário que faça a configuração como router.

2- Essa segunda questão tem haver com as configurações caso eu precise faze-las. Reparei que tem um determinado momento da configuração que tem-se de inserir numeros que a "operadora" fornece. Que numeros são esses? VPI e VCI.

VPI = Virtual Path Identifier VCI = Virtual Channel Identifier São, digamos, a 'identificação' da operadora.

esses dois valores pergunto como?

Você pode obte-los nesta página:http://www.portaladsl.com.br/portaladsl_contentid_57.html

será que teria algum numero padrão?

Todos são padrões, não são modificados.

3- Tem um campo que dev-se preencher os dados do usuário. Provedor e senha. Para que esse processo?

É necessário este processo para realizar a autenticação junto a operadora, liberando assim a navegação.

será que nao podemos omiti-lo?

Se configurar o modem como Router, o mesmo será omitido, sendo possível sua visualização somente ao acessar o setup do modem.

4- Como sei se um modem está em modo ROUTER? tem algum programa que testa? ou melhor, da para verificar pelo windows?

Simples. Se após ligar o PC, o mesmo ja estiver navegando, o modem está configurado como router.

Compartilhar este post

Link para o post

Valew mesmo as informações passo largo.

Esse numero 0 e 33 que me passou vai quebar um galhão.

e com relação a saber se esta como ROUTER eu digo em alguma tela, algum programa que diga sei lá. Mesmo assim a dica é válida apesar de bem obvia. ^^

Outra pergunta sem querer abusar muito... rsrs

Cara e as configurações de rede. Devo colocar os Endereçoes IPs das duas maquinas ou só na principal?

Outra pergunta ainda baseada na primeira. Aquele assistente da MS de redes, já "fará tudo para mim" após eu configurar o MODEM COMO ROUTER? A internet ja estará acessível?

Cara me desculpe tantas perguntas mas você sabe ne? as coisas podem dar errado e eu tenho que estar preparado para tudo.

Hoje era para eu ter ido a casa do Cliente mas teve um imprevisto e ele me pediu para nao ir. Estou no aguardo de uma liagação dele e para mim foi ate bom pois deu tempo de você me ajudar.

Obrigado PASSOLARGO!

Compartilhar este post

Link para o post

Pantoja, como são somente 2 máquinas sugiro que você não deixe o DHCP ativo e atribua IPs fixos nas duas estações de acordo com a Classe do IP do Modem que está roteado, e não precisa mexer no assistente de redes da MS, a configuração dos IPs conclui o trabalho.Belo Post Passo Largo, Parabéns!

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Marcio Veloso.

@Pantoja

Como o colega Marcio citou acima, o ideal é desabilitar o DHCP e atribuir os IP's manualmente. Lembre-se, a configuração dos IP's deverá ser completa, contendo a Máscara de Sub rede, Gateway e DNS.

Caso não saiba como identificar os IP's, verifique deste modo:

Win2000 e XP:

Iniciar -> Executar -> cmd -> Ok.

Digite ipconfig/all

Tecle Enter.

Win98 e ME:

Iniciar -> Executar -> winipcfg -> Ok.

Compartilhar este post

Link para o post

Pantoja, como são somente 2 máquinas sugiro que você não deixe o DHCP ativo e atribua IPs fixos nas duas estações de acordo com a Classe do IP do Modem que está roteado, e não precisa mexer no assistente de redes da MS, a configuração dos IPs conclui o trabalho.

Belo Post Passo Largo, Parabéns!

Valew a força aee Marcio. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Obrigado Marcio Veloso.

@Pantoja

Como o colega Marcio citou acima, o ideal é desabilitar o DHCP e atribuir os IP's manualmente. Lembre-se, a configuração dos IP's deverá ser completa, contendo a Máscara de Sub rede, Gateway e DNS.

Caso não saiba como identificar os IP's, verifique deste modo:

Win2000 e XP:

Iniciar -> Executar -> cmd -> Ok.

Digite ipconfig/all

Tecle Enter.

Win98 e ME:

Iniciar -> Executar -> winipcfg -> Ok.

O ipconfig eu conheço... pow tb nao me zoa ne! uhauhaua

To brincando, também como você vai advinhar o que sei e o que nao sei ne? Será util mesmo assim caso alguem pesquise e ache este tópico. ^^

---------

Deixarei configurado assim entaum. Vejam aee se dará algum conflito.

MAQUINA 1 (Principal, onde está o Modem)

IP: 198.162.0.1

Mascara de SUBrede: 255.255.255.0

Gateway Padrao: 198.162.0.1

Servidor DNS: 198.162.0.1

MAQUINA 2 ( Maq que acessará a net pela rede)

IP: 198.162.0.2

Mascara de SUBrede: 255.255.255.0

Gateway Padrao: 198.162.0.1

Servidor DNS: 198.162.0.1

Bem, pelo que entendo. Basta mudar o ip da forma que fiz certo?

deem uma olhada e dicas sempre são bem vindas.

Posso aproveitar e tirar uma dúvida?

O que seria Gateway padrão e Servidor DNS?

Se puder explicar voltado para esse cenário atual eu prefiro. Nao me venham com explicações genericas PLEASE! ^^

abrass aeeeeeeeeeee e valew

Compartilhar este post

Link para o post

Não!O Router ADSL ficará com o IP 192.168.0.1A Máquina 1 192.168.0.2A Máquina 2 192.168.0.3Talvez você tenha que virar o DNS pra fora, ou seja, indicar qual o Servidor DNS da Velox, eu não sei qual o IP, se alguém conhecer ....

Compartilhar este post

Link para o post

Gateway padrão:Fornece uma rota padrão para os hosts TCP/IP usarem durante a comunicação com outros hosts em redes remotas.Servidor DNS:http://pt.wikipedia.org/wiki/Domain_Name_System

Talvez você tenha que virar o DNS pra fora, ou seja, indicar qual o Servidor DNS da Velox, eu não sei qual o IP, se alguém conhecer ....

Neste caso tenho que discordar, se o modem esta roteado, os DNS da operadora devem ser configurados no próprio modem, exceto quando se trata do OpenDNS.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal Valew.Acho que agora é so meter a mao na massa mesmo! ^^caso de qualquer zebra eu peço Socorro denovo!OBRIGADO ao Marcio e ao Passo Largo pelas enriquecedoras explicações!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.