Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Phox

Qual linguagem utilizar?

Recommended Posts

Galera, preciso de ajuda ou esclarecimento.E o seguinte tenho um sistema feito em Clipper de Automação Comercial, aquele que se vê nas Lojas de Material de Construção, Mecanica e etc, da telinha azul, o sistema é usado so teclado os usuarios (clientes) e se falar q vai usar mouse o povo ja reclama, enfim, quero migrar para uma linguagem de ultima geração, ou seja, ja pra WEB, e não sei para qual migrar.Essa e minha duvida.Uma linguagem onde seja facil so por manuseio do teclado.Valeu pela ajuda/esclarecimento.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos por partesss...1 - Qualquer gerenciador de janelas (Windows, MacOs e todos do Linux) permitem que você mexa com uma tela usando apenas o teclado. Para trocar de um campo texto para o outro, por exemplo, é só usar TAB. E qualquer linguagem de programação permite que você use atalhos do teclado para janelas gráficas, até as linguagens WEB. Então não se preocupe com que linguagem usar, pois praticamente todas dão suporte a isso.2 - Muitos clientes vão se acostumar a usar o mouse.. hehehe, vai por mim ;)Agora vamos lá. Você até pode fazer um programa usando as linguagens web, mas no seu caso não sei se vale lá muito a pena. Acredito que seus clientes irão usar máquinas locais ou máquinas em rede local. Linguagem web é interessante se o programa vai ficar em um micro muito distante.Sugiro que você use Java1. eu sou javeiro anti-microsoft heehheh2. Java está há mais de 12 anos no mercado, é sólida e está sempre evoluindo3. Por estar há tanto tempo, existe todo um ecossistema de bibliotecas java (várias gratuitas) disponiveis na internet. Tem de desenho de gráficos, relatórios e muitas outras4. Seu programa funciona em vários sistemas operacionais sem precisar recompilar (além de vender o seu programa, você pode por exemplo, vendê-lo com linux, barateando custos para seu cliente)5. Tem extensões para web. Você pode escrever uma camada núcleo do seu produto e várias fachadas (texto, interface gráfica e interface web)6. Você não paga licensa pela máquina virtual java

Galera, preciso de ajuda ou esclarecimento.E o seguinte tenho um sistema feito em Clipper de Automação Comercial, aquele que se vê nas Lojas de Material de Construção, Mecanica e etc, da telinha azul, o sistema é usado so teclado os usuarios (clientes) e se falar q vai usar mouse o povo ja reclama, enfim, quero migrar para uma linguagem de ultima geração, ou seja, ja pra WEB, e não sei para qual migrar.Essa e minha duvida.Uma linguagem onde seja facil so por manuseio do teclado.Valeu pela ajuda/esclarecimento.

Compartilhar este post

Link para o post

beleza...Mas com relação as teclas pelo visto mudaria algumas como F1, no meu sistemas tem a funcionalidade do TAB bem em alguns, e se colocar numa versao nova sera q n chamra o help do windows ou etc.? Mas ate acho isso de menos...O negocio mesmo e a linguagem, Java e bom realmente o negocio sera em desenvolver em Java, pq pelo q ja li nao e so pegar e ir fazendo do jeito q vem na telha tem todo um rocedimento uma metodologia...e o custo? tempo?Ate pensei em Java sim, mas pensei tb na web pq e pra onde caminha a tecnlogia, ja pensou um vendedor utilizando um sistema em outro estado e online fazendo venda, ou ate mesmo verificando financeiro e tal...bem e uma ideia.Entao java seria melhor opção?

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos por partes novamente... :)1 - se você for fazer uma aplicação desktop, você pode fazer o f1 ser o que quiser. f1 só chama a ajuda do windows qdo você está no menu iniciar ou não tem nenhum programa aberto. dentro de um programa aberto f1 funciona do jeito que você especificar.2 - mass se o seu programa estiver dentro de um navegador, algumas coisas mudam. você está sujeito a algumas teclas de atalho do navegador, então talveeez f1 chamaria a ajuda do navegador.3 - a única diferença das linguagens puramente web (como php) é que ela é orientada pra navegador. você pode fazer sistemas altamente distribuídos (com nós em computadores muuito distantes entre si) usando qquer outra linguagem até visual basic.4 - se você quer tentar fazer programas web, aprenda php. é bem simples, mas o código fica meio zoneado. você vai ver algumas limitações nas interfaces gráficas, mas dá pra fazer um sistema de automação comercial na boa. e sem falar que quase todos os serviços de hospedagem a páginas de internet dão suporte a php bem baratinho.5 - já java (java + sevlets + jsp) tb dá esse suporte, mas é uma coisa mais organizada e complexa. nada impossível, mas requer mais tempo. sem falar que as hospedagens são mais caras.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.