Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ScornInPC

Repente II - Classe IMAP - Manipulação de Diretórios

Recommended Posts

daee, entaum, mudei algumas coisas:

- Remoção da variavel status, deixando o protocolo me dizer qual o meu estado dentro do servidor

- Remoção das verificações de existencia de diretório, deixando o protocolo me dizer se foi possivel a remoção ou não

- Generalização do INBOX

Em alguns casos raros, o usuário pode trocar o nome inbox, para qualquer outro ou ainda usar o diretório raiz no sistema, logo fiz ele ser genérico, você pode usar, tanto o INBOX quando outra coisa, por exmeplo

$imap->criarDir("INBOX.teste")
ou

$imap->criarDir("teste")
ambos são iguais.

ou ainda,

$imap->criarDir("entrada.teste")
em casos raros

outra coisa, é que isso possibilida a criação de diretórios recursivos

$imap->criarDir("INBOX.teste1")$imap->criarDir("INBOX.teste1.teste2")
logo, o método listarDir não confere, pois com isso

if ($tipo[$i] == "\HasChildren") $principal = true;
você faz, no meu exemplo, o "INBOX.teste1" ser o diretório principal, e não mais o "INBOX"

- remoção, criação, e renomeação com ou sem o "INBOX", e recursivamente tb.

- Criação da propriedade $diretorio_primario, que armazena o diretório principal manualmente

Problemas

- Achar um método eficaz de descobrir o diretório principal

- Funcionabilidade do método listarDir em todos os casos (de diretórios recursivos). Meu primeiro método funciona, mas não sei o que você esta pensando sobre o listar, se naum tiver idéia, voltarei a colocar o primeiro método com algumas mudanças ok?

- Na remoção, se tenho "INBOX.teste1.teste2" e mando apagar o "INBOX.teste1", não sei se é meu servidor, mas não apaga, pois não está vazio. e se mando apagar o "INBOX.teste1.teste2" e o "INBOX.teste1" só tiver o "teste2" dentro, ele tb apaga o "INBOX.teste1". Resumindo, se o teste1 só tiver o teste2, ele apaga o teste1 se eu mandar apagar o teste2.

ai vai o código

<?phpclass imapDir {	protected $imapConexao, $resposta, $tag, $delimitador, $diretorio_primario;	function __construct($servidor, $porta) {		if(empty($servidor) || empty($porta)) {			return false;		}		$this->imapConexao = @fsockopen($servidor, $porta, $n_erro, $msg_erro);		if(!$this->imapConexao) {			return false;		}		$this->resposta = $this->resposta_servidor();		$this->tag = "A0000";		$this->diretorio_primario = "INBOX";		return true;	}	function __destruct() {		@fclose($this->imapConexao);		$this->imapConexao = NULL;		return true;	}	private function comando_validacao($tag) {		$this->resposta = $this->resposta_servidor();		if(substr($this->resposta, 0, strlen($tag)) == $tag) {			return true;		} else {			$this->comando_validacao($tag);		}	}	private function resposta_servidor() {		while (true) {			$linha = "";			while (!feof($this->imapConexao)) {				$linha .= fgets($this->imapConexao);				if (strlen($linha) >= 2 && substr($linha, -2) == "\r\n") return(substr($linha, 0, -2));			}			if (substr($linha, strpos($linha, $this->tag), strlen($this->tag)) == $this->tag)			break;		}		return $linha;	}	private function enviar_comando($comando) {		return @fputs($this->imapConexao, sprintf("%s\r\n", $comando));	}	function login($usuario, $senha) {		$this->tag++;		// Loga o usuário		if($this->enviar_comando(sprintf("%s LOGIN %s %s", $this->tag, $usuario, $senha))) {			$this->resposta = $this->resposta_servidor();			if(substr($this->resposta, strpos($this->resposta, sprintf("%s", $this->tag)) + strlen($this->tag) + 1, 2) != "OK") {				return false;			}		}else {			return false;		}		$this->tag++;		// Procura o delimitador		if($this->enviar_comando(sprintf("%s LIST \"\" \"\"", $this->tag))) {			$this->resposta = $this->resposta_servidor();			while(substr($this->resposta, strlen($this->tag) + 1, 2) != "OK") {				$aux = explode(" ", $this->resposta);				$this->delimitador = str_replace("\"", "", $aux[3]);				$this->resposta = $this->resposta_servidor();			}		}		else {			return false;		}				return true;	}	function logout() {		$this->tag++;		if($this->enviar_comando(sprintf("%s LOGOUT", $this->tag))) {			$this->comando_validacao($this->tag);			if(substr($this->resposta, strpos($this->resposta, sprintf("%s", $this->tag)) + strlen($this->tag) + 1, 2) != "OK") {				return false;			}		}		else {			return false;		}		return true;	}	function listarDir () {		$this->tag++;		if ($this->enviar_comando(sprintf("%s LIST \"\" \"*\"", $this->tag))) {			$this->resposta = $this->resposta_servidor();			$diretorios = array();			while(substr($this->resposta, strlen($this->tag) + 1, 2) != "OK") {				ereg("\(([^/]*)\)", $this->resposta, $tipo_tmp);				ereg("\"([^/]*)\"", $this->resposta, $dir);				$tipo = explode(" ", preg_replace("/(\(|\))/", "", $tipo_tmp[0]));				for ($i = 0; $i < count($tipo); $i++) {					if ($tipo[$i] == "\HasChildren") $principal = true;				}				if (isset($principal) && $principal == true) {					array_unshift($diretorios, preg_replace("/(\".\"|\")/", "", $dir[0]));					unset($principal);				}				else $diretorios[] = preg_replace("/(\".\"|\")/", "", $dir[0]);				$this->resposta = $this->resposta_servidor();			}			return $diretorios;		}		else {			return false;		}	}	function criarDir($novo_diretorio) {		$this->tag++;		if(substr($novo_diretorio, 0, strlen($this->diretorio_primario)) != $this->diretorio_primario) {			$novo_diretorio = $this->diretorio_primario . $this->delimitador . $novo_diretorio;		}		if ($this->enviar_comando(sprintf("%s CREATE %s", $this->tag, $novo_diretorio))) {			$this->resposta = $this->resposta_servidor();			if(substr($this->resposta, strpos($this->resposta, sprintf("%s", $this->tag)) + strlen($this->tag) + 1, 2) != "OK") {				return false;			}			else return true;		}		else {			return false;		}	}	function removerDir($dir) {		$this->tag++;		if(substr($dir, 0, strlen($this->diretorio_primario)) != $this->diretorio_primario) {			$dir = $this->diretorio_primario . $this->delimitador . $dir;		}		if ($this->enviar_comando(sprintf("%s DELETE %s", $this->tag, $dir))) {			$this->resposta = $this->resposta_servidor();			if(substr($this->resposta, strpos($this->resposta, sprintf("%s", $this->tag)) + strlen($this->tag) + 1, 2) != "OK") {				return false;			}			else return true;		}		else {			return false;		}	}	function renomearDir($dir, $novoDir) {		$this->tag++;		if(substr($dir, 0, strlen($this->diretorio_primario)) != $this->diretorio_primario) {			$dir = $this->diretorio_primario . $this->delimitador . $dir;		}		if(substr($novoDir, 0, strlen($this->diretorio_primario)) != $this->diretorio_primario) {			$novoDir = $this->diretorio_primario . $this->delimitador . $novoDir;		}		if ($this->enviar_comando(sprintf("%s RENAME %s %s", $this->tag, $dir, $novoDir))) {			$this->resposta = $this->resposta_servidor();			if(substr($this->resposta, strpos($this->resposta, sprintf("%s", $this->tag)) + strlen($this->tag) + 1, 2) != "OK") {				return false;			}			else return true;		}		else {			return false;		}	}}?>
teste

<?phprequire_once("imapdir.class.php");$imap = new imapDir("servidor.com.br", 143);$imap->login("usuario@servidor.com.br", "senha");/*if($imap->removerDir("INBOX.imapdir")) echo "Diretório removido<br />\n";else echo "Diretório não removido<br />\n";die;*/$dir = "INBOX.imapdir";$diretorios = $imap->listarDir();if ($diretorios == false) echo "erro ao listar os diretorios<br />";else {	echo sprintf("%d Diretórios<br />\n", count($diretorios));	foreach($diretorios as $diretorio) {		echo sprintf("- %s<br />\n", $diretorio);	}}if($imap->criarDir($dir)) echo "Diretório criado<br>";else echo "Diretório não criado<br />\n";$diretorios = $imap->listarDir();if ($diretorios == false) echo "erro ao listar os diretorios<br />";else {	echo sprintf("%d Diretórios<br />\n", count($diretorios));	foreach($diretorios as $diretorio) {		echo sprintf("- %s<br />\n", $diretorio);	}}if($imap->renomearDir($dir, "imapdir1")) echo "Diretório renomeado<br />\n";else echo "Diretório não renomeado<br />\n";	$diretorios = $imap->listarDir();if ($diretorios == false) echo "erro ao listar os diretorios<br />";else {	echo sprintf("%d Diretórios<br />\n", count($diretorios));	foreach($diretorios as $diretorio) {		echo sprintf("- %s<br />\n", $diretorio);	}}repare, que no teste, eu crio o diretório INBOX.imapdir, depois eu trato tudo sem o INBOX, e funciona normalmenteif($imap->removerDir("imapdir1")) echo "Diretório removido<br />\n";else echo "Diretório não removido<br />\n";if($imap->logout()) echo "Logout<br />\n";else echo "Erro ao sair<br />\n";?>

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso foi um fim? ^^Ultimo post:Ontem, 12:32

Compartilhar este post

Link para o post

isso é um fim, oficialmente.não tenho mais nada a adicionar a classe, acho que eu fiz o possivel dentro do que eu conheço de programação e do pouco que eu estudei sobre imap. ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

seria melhor alguem de fora fazer a pontuação neh?seria legal colocar uma enquete, assim daria pra saber, e o povo é quem votava ^^

Compartilhar este post

Link para o post

apuração??? hehehehejá não basta eleições a cada dois anos???rsrsrsrsah, eu to muito preocupado com isso não, mas põe uma enquete ai e deixa a galera mesmo decidir (vamos fazer jus ao adagio popular: "a voz do povo é a voz de deus").abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, meu tempo tem sido curto, então acompanhei de relance.

De qualquer forma, parabéns pelo empenho de ambos! Gostei muito do resultado e, principalmente, dessa interação que tiveram e o espírito de brincadeira. Com certeza teremos vários bons códigos feitos desta forma ;)

Mais uma vez, parabéns aos dois http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Abraços,

Anderson Mello

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.