Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Coks

Recuperação de Banco

Recommended Posts

olá pessoal,eu tenho q fazer o seguinte mas não se como, vcs podem me ajudar...é o seguinte, preciso efetuar as tarefas abaixo:- efetuar backup- criar uma tablespace- criar uma tabela que use a tablespace criada- eliminar a tablespace criada- recuperar o bancoa dúvida é a seguinte como vou conseguir recuperar o tablespace, e os dados da tabela depois de apagá-los???valeu...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ops!Rodrigo, você quis dizer BACKUP HOT (on-line), certo?Coks, isso é uma trabalho da faculdade? Backup no oracle é um "mundo" a parte...é bom você ler a respeito... nao é tão simples assim.. existem muitas tecnicas pra backup no oracle...Criar tablespace é facil, mas há varias caracteristicas que podem/devem ser explicitadas na criacao delas...(CREATE TABLESPACE no google e verá muita coisa....)O resto tb você vera muitos exemplos (CREATE TABLE, DROP TABLESPACE, RECOVER DATABASE, etc....)

Compartilhar este post

Link para o post

Não Não... backup COLD mesmo.. (frio e consistente)Pois ele perdeu os datafiles (TABLESPACE POR COMPLETO), então volte a imagem completa do banco de dados (COM OS DATAFILES) e depois aplica os ARCHIVES até algumas horas ou minutos antes do DROP TABLESPACE!!!!Backup HOT nesse ponto é inconsistente e MUITO mais díficil para voltar o banco de dados!!!Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

..mas o backup HOT é pra isso mesmo, pode se perder os datafiles todos que ele volta do mesmo jeito que o COLD...o HOT é uma cópia VIA S.O. do mesmo jeito q o COLD...e aplica os ARCHIVES tb ...e ate onde eu sei o COLD nao aplica os archives, pois ao dar o RECOVER DATABASE o oracle retornara aviso dizendo q o banco esta consistente e assim nao aplica mais os archives... ja com o HOT, aplica os archives facilmente, voltando o banco pra situcao imediatamente antes do "crash"...

Compartilhar este post

Link para o post

Armando,

Acho que está fazendo confusão nos conceitos, veja:

1 - Backup HOT, não pode ser feito via S.O (xcopy, cp e etc), pois o banco de dados está ONLINE, caso seja windows, ele não deixará tu fazer a cópia, pois irá dizer que o arquivo já está em uso, caso seja linux ou unix, também poderá ter problemas.

2 - Recuperar com um backup HOT, pode também, porém, seu backup não será consistente, poderá surgir alguns problemas na recuperação e não conseguir recuperar a tablespace.

3 - Minha sugestão é apenas voltar um backup COLD (banco de dados offline, onde terá todos os datafiles, mesmos scn e tem uma imagem consistente), onde pode ser um backup em nível 0 (Mesmo que FULL DATABASE), e andar com os ARCHIVES ou os backups incrementais nível 1. Resumindo, se faço um backup COLD todo domingo, e perdi minha tablespace na quarta-feira, eu volto meu COLD, e aplico até terça-feira a noite ou quarta-feira pela manhã!!!

4 - Uma outra sugestão que para o usuário trará mais problemas é utilizar a técnica TSPITR (Tablespace point-in-time recover), onde nesse caso, você cria uma base "clone" apenas com a tablespace SYSTEM, SYSAUX (caso seja 10G), UNDO (rollback) e a tablespace que deseja recuperar, faz um restore e recover, depois um EXP e IMP para produção.

Abraços, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

oi Rodrigo...pois é.. backup no oracle é um assunto bastante extenso...mas nao to fazendo confusao nao qdo falo em backup HOT...eu faco isso em varios lugares.. inclusive faco restore de backup HOT todo mês para testar mídia...e o backup HOT é feito SIM por meio de cópia via SO (cp, copy, etc)... e sem tirar o banco do ar... isso é possivel tornando cada tablespace "offline" temporarriamente, enquanto se copia os datafiles... usando assim:1) ALTER TABLESPACE "tablespace_name" BEGIN BACKUP2) cópia dos datafiles da tablespace acima (no sqlplus seria com "host cp /CAMINHO_DO_DBF/NOME_DBF" CAMINHO_DESTINO, por ex...)3) ALTER TABLESPACE "tablespace_name" END BACKUP4) alter system switch logfile; ah, nao esquecer de antes das cópias colocar no script tambem pra copiar o controlfile..* alter database backup controlfile to '/u01/oratadat/CONTROL.CTL';dessa forma, o banco nao sai do ar, e enquanto ela esta em "begin backup" as transacoes estao em log, depois com o end backup e logo depois o "switch logfile" os dados sao escritos nos datafiles...OU SEJA, pros usuarios isso é transparente...na recuperacao aplica-se os archives normalmente tb...Claro que o COLD é mais tranquilo para uma recuperacao, mas tem o problema de ter que baixar o banco e nem todos os ambientes podem ter seus BDs desligados...Falou!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade Armando...

Esqueci da opção BEGIN BACKUP das tablespaces (básico do Oracle), tem razão sim, foi um equivoco meu, tô acostumado com agentes (Arcserve, netbackup e etc) e rman que acabei me esquecendo.

E os passos que tu passo é também válido e é uma forma de voltar sim o backup.

Alias, tu é o Armando que trabalhou comigo na VIVO São Paulo?

Abraços, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

OI Rodrigo...Que bom que "nos entendemos" nessa questao! :) Não sou esse Armando aí da VIVO nao... sou piauiense e nunca morei em São Paulo.. a cidade mais longe que morei foi em Fortaleza, aqui mesmo no nordeste...Abraços!Armando Veloso.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.