Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

pekena26

RTL70.bpl EIntfCasteError ao correr a aplicação

Recommended Posts

Olá a Todos :unsure: !Sou nova por aqui, e es tou à procura de uma solução para um probnlema.Tenho um programa feito em delphi 7 que usa componentes Ado e DataModules, e a BD é em SQL SERVER.Ao tentar correr a aplicação num computador onde o sistema operativo é o Windows 98, dá uma msg de erro do género:"RTL70.bpl EIntfCasterror....""Interface not supported"O estranho é que em computadores com o Windows XP Home e Profissional funciona lindamente.Alguém me pode dar uma ajuda, já tive a dar uma olhada pela net, mas a pouca info que encontrei foi sobre registrar uma dll's.Mas não sei se isso será a solução para este caso. Se for que alguém me indique como o posso fazer.Obrigado a quem puder ajudar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Marcio!Desconhecia essa coisa do MDAC, mas obrigado pela dica.Mas o sql server não está instalado no pc com windows 98.Tenho dois pc's um com o windows xp home e outro com o windows 98. Ambos ligados em rede.A BD + programa estão instalados no pc com wimdows XP.No pc com windows 98, apenas está o programa.Mesmo assim poderá ser a falta do MDAC?????Obrigado! ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Marcio!Não tou conseguindo instalar o MDAC no pc com windows 98, pois diz-me que necessita do Internet Explorer 4.01 SP2 e o Y2K Update 2....Sabe-me dizer onde posso encontrar estes downloads, ou uma versão do MDAC que não necessite destes programas?!Obrigadão!Beijocas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boas!!!! Sou Eu Novamente :PMarcio, afinal consegui instalar o MDAC 2.7, dp de instalar primeiro o IE5.5 SP2 (pois não consegui encontrar o 4.01SP2) + Y2K Update 2.Mas agora tá acontecendo outro erro...Erro esse que diz:" [DBNETLIB] [Connection Open (Connect()).] SQL SERVER inexistente ou acesso negado "Faz alguma ideia porque é que isso tá a acontecer agora?!Se alguém tiver alguma ideia, digam.Obrigado por tudo ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pela mensagem de erro seria somente problema de não ter encontrado o servidor informado, ou o acesso que você deu não é válido.No caso você mandou fazer via autenticação do windows, ou por um usuário expecífico ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Marcio!Pois foi o que eu pensei, que não teria conseguido encontrar o servidor da BD.No caso estou a usar um usuário especifico, através de uma função em cada data module.Se tiver alguma ideia, de como resolver diga.Obrigado ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você está fazendo a conexão com o Ado Connection, certo?

 

Você já tentou acessar o SQL Server via alguma outra ferramenta para ver se as permissões estão liberadas para o acesso?

 

Qual a versão do SQL Server?

 

Você configurou corretamente o ADO Connection com o usuário e senha? Ou você usa Autenticação do Windows?

 

 

Té mais! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não teria como você fazer um aplicativo de teste ?No caso para testar somente a conexão, podendo informar usuário e senha, e seu aplicativo tentaria se conectar, verificando se é problema de user mesmo ou de outra coisa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Pessoal!Fiz um aplicativo como o marcio me aconselhou, apenas para testar a ligação à BD e continua a dar o mesmo erro, portanto o problema está mesmo com a conexxão ao SQL SERVER.Hugo estou usando ADO conection, com SQL SERVER EXPRESS EDITION 2005, e a conexão é feita através de um usuário e uma senha.Vou tentar descobrir pq é que isto esta a acontecer.Mas se tiverem alguma dica, é só dizerem.Obrigado pela vossa ajuda, pois tem realmente ajudado.Tou a ter uma experiência positiva aqui por este fórum.Obrigadão!Beijocas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Pessoal!Fiz um aplicativo como o marcio me aconselhou, apenas para testar a ligação à BD e continua a dar o mesmo erro, portanto o problema está mesmo com a conexxão ao SQL SERVER.Hugo estou usando ADO conection, com SQL SERVER EXPRESS EDITION 2005, e a conexão é feita através de um usuário e uma senha.Vou tentar descobrir pq é que isto esta a acontecer.Mas se tiverem alguma dica, é só dizerem.Obrigado pela vossa ajuda, pois tem realmente ajudado.Tou a ter uma experiência positiva aqui por este fórum.Obrigadão!Beijocas

Outra coisa, o SQLServer Express Edition para funcionar em rede precisa ser liberado, no caso tem algum outro micro que possa tentar o acessa a não ser este 98 ? Mas precisava ser um PC que não seja o servidor de BD.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pekena... seguinte...

 

Aqui eu também utilizo o SQL Server 2005 e ADO...

 

 

Antes eu precisei fazer a configuração de Rede...

Da uma olhada nesse site:

http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=947

 

Na parte que está: Suporte a Rede

 

 

Eu configuro o meu connection da seguinte forma:

 

ConnectionString = 'Provider=SQLNCLI.1;Password=********;Persist Security Info=True;Us' +

'er ID=sa;Initial Catalog=Banco1;Data Source=Server\SQLExpress'

No Data Source se eu não colocar: NomedoMicro\SQLExpress (SQLExpress é o nome do serviço) as vezes ele não pega certo a conexão...

 

E é apenas isso...

 

Você usa/tem o SQL Server Management Studio Express instalado nesse micro com Win98 ou alguma outra ferramenta de manutenção do Banco que possa testar a conexão com o micro XP?

 

 

 

PS.: Que legal que está gostando do fórum, espero que possamos lhe ajudar!!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

 

T´mais! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cá estou eu novamente! :P

 

Bons Dias pa todos!

 

Depois de aparecer o erro de conexão à BD, tive a configurar o SQL para aceitar ligações remotes e criar a excepção na firewal do windows.

Usei o seguinte link que achei muito interessante:

http://support.microsoft.com/kb/914277

 

E também dei uma olhada no link que o Hugo deixou aqui.

 

Conslusão: A aplicação funciona através de outro pc que tem o windows XP e está acedendo ao pc com o Servidor da BD. Mas no pc com windows 98, dá a mensagem de erro, que o tempo de espera expirou e dp aparece a aplicação, mas não como devia aparecer.

 

Se alguém tiver mais alguma sugestão, todas são benvindas.

Se entretanto conseguir resolver o problema no pc com o windows 98 eu posto aqui.

 

Até mais! ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cá estou eu novamente! :PBons Dias pa todos!Depois de aparecer o erro de conexão à BD, tive a configurar o SQL para aceitar ligações remotes e criar a excepção na firewal do windows.Usei o seguinte link que achei muito interessante:http://support.microsoft.com/kb/914277E também dei uma olhada no link que o Hugo deixou aqui.Conslusão: A aplicação funciona através de outro pc que tem o windows XP e está acedendo ao pc com o Servidor da BD. Mas no pc com windows 98, dá a mensagem de erro, que o tempo de espera expirou e dp aparece a aplicação, mas não como devia aparecer.Se alguém tiver mais alguma sugestão, todas são benvindas.Se entretanto conseguir resolver o problema no pc com o windows 98 eu posto aqui.Até mais! ;)

Perfeito, caso encontre coloca aqui...Vou também continuar vendo o que pode ser... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Li mais alguns materiais...Tente fazer o seguinte, no seu servidor de SQL, libere para ser acessado por Named Pipes, acho que hoje você tem somente liberar o tipo TCP/IP, mas pelo o que li, esse Named Pipes é o que iria manter a compatibilidade com sistemas operacionais antigos, faz um teste para ver como fica.Para configurar e liberar o Named Pipes, você precisa ir no SQL Server Configuration Manager, entrar em SQL Server 2005 Network Configuration e depois clicar em Protocols for SQLExpress e então liberar do lado direito a opção Named Pipes...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Galera!O problema ficou resolvido. O problema estava nas configurações do SQLSERVER (foi necessário definir um porto de ligação e colocar todos os protocolos a Enabled) e também na excepção que é necessário criar na firewal do windows (pois não estava lá a excepção).Depois foi só verificar se havia comunicação entre os computadores que estavam na mesma rede, e ficou funcionando bem mesmo no pc com windows 98.Conclusão: Para podermos ter o delphi com BD em SQLSERVER num pc com windows 98 precisamos do MDAC, e outros programas associados de que possa necessitar o pc.Valeu pela vossa ajuda.Muito obrigado e até breve noutro tópico qualquer ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.