Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

LeMoJF

Usando Variável no NOME de uma coluna

Recommended Posts

Boa tarde amigos do fórum!Estou com uma dúvida no Access, já vasculhei a Net e não encontrei nada.É o seguinte.. Tenho uma tabela com várias colunas, com nomes do tipo teste1, teste2, teste3... onde o número no final é referente ao mês (teste1 = Jan, teste2 = Fev...). Preciso que a consulta abra sempre a coluna referente ao mÊs atual... O mês atual já consegui retornar através da fórmula "Mês(Data())", mas aí vai minha dúvida... Como usar uma variável para especificar o NOME da coluna da consulta???Conto com o vasto conhecimento deste galera nesta ferramenta pra me tirar desta enrascada...Desde já agradeço!!Alessandro

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

Eu não entendi direito o que você quer! Tente ser mais específico, pois de variáveis eu entendo e (para rimar) a cada dia aprendo mais!!

Um grande abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu tentar explicar...

Eu preciso usar uma função ou uma variável no nome da coluna. Por exemplo, se estamos no mês 11 e eu quero puxar um campo de uma tabela que se chama vendas11 (referente Às vendas de Novembro), mas eu quero que a consulta esteja sempre atualizada puxando o campo referente ao mês atual... Se eu executar no mês de dezembro ele tem que me retornar o campo vendas12 na mesma coluna da consulta, sem eu precisar entrar na contulta e mudar na mão todo mês.

Eu conheço a função que me retorna o mês atual "mês(data()", mas não sei como esta função realizar o exposto acima.

Conto com sua ajuda para desdar este nó!!

Obrigado desde já, mano!!

Alessandro

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Noite,

Eu tbm não entendi direito. Tem como postar seu SQL? Porque se seu select não se altera de um mês para o outro, como o nome da coluna vai ser alterado para um mês em específico? Tem realmente necessidade disto?

No SQL você tem o 'as' como sendo uma alternativa para alterar o nome da coluna da consulta. Tipo assim:

SELECT mes as [Mês de Novembro] from tbMeses where mes = 11.

Mas acho que não é isso que você precisa. É?

Abrass,

Compartilhar este post

Link para o post

Eu Usei o Exemplo a seguir na linha do Campo de uma consulta, para um campo de uma Tabela com Data:

MesAno:Formato$([NomeDaTabela]![NomeDoCampo];"mmmm yyyy";0;0)

ela retorna: Janeiro 2007

Se o mes na sua Tabela for numero(1,2,3)voce pode alterar para:

Mes:Formato$([NomeDaTabela]![NomeDoCampo];"mmmm ";0;0)

só retorna o mes por extenso.

Espero q ajude

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.