Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Zeh666

Mistura de Tintas - CMYK to Pantone?

Recommended Posts

Exemplo:Quero rodar um cartão de visita. Apenas duas cores Preto e Verde. É um verde especial: Próximo ao Pantone 584 C.É possível criar uma cor aproximada a partir de minhas tintas CMYK? Quantas partes (porcentagem) de cada tinha eu vou usar?Existe uma tabela? Não quero chegar a pantones exatos. Quero saber a forma de saber a quantidade de tintas Ciano, Magenta, Amarelo e Preto para chegar em cores específicas.Eu utilizo o Corel Draw, nele tenho as especificações: C 12M 0Y 79K 6Isso não tem relação nenhuma com a mistura de tintas? Entendo que, em uma seleção seriam utilizadas essas porcentagens, porém se eu misturar 12 partes de Ciano, 79 partes de Amarelo e 6 partes de Preto não chego nem perto dessa cor. Por que se fossem 2 partes de Ciano, 13 partes de Amarelo e 1 parte de Preto eu chegaria a mesma cor em tinta, mas no computador seria totalmente diferente.Obs: Se isso tudo que falei soa muito óbvio me desulpe, nunca estudei isso nem tenho experiência nessa área.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem relação com mistura de tintas não, e sim, impressão sobrepostas de retículas.Esses valores são porcetagens de retícula, sendo assim, a retícula de 12% do cyan é que vai ser impressa, depois sobreposta pelos 79% do yellow e 6% de preto. Fazendo isso, você imprimirá uma policromia e não uma bicromia ou duotone (2 cores), como você pretende.O ideal é se ter uma tabela Pantone para fazer a mistura das tintas por ela pedida, assim você terá a cor exata do Pantone. Assim você rodará somente o Preto e o Verde pretendido, economizando mais 2 acertos de máquina.Algumas cores do Pantone requerem de outra cores além do CYMK. Muitas das vezes é impossível fazer um certo Pantone somente com a escala normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, entendi.E essa tabela consigo onde?E por exemplo, consigo uma escala de possíveis verdes fazendo a mistura de Amarelo com Ciano. Onde consigo achar o resultado da mistura (vou falar em gramas para não confundir com porcentagem de retícula) 200 gramas de Amarelo com 100 gramas de Ciano? Pelo menos aproximado.

Compartilhar este post

Link para o post

=)na verdade, as cores pantone não são misturadas a partir de CMYK. são cores conseguidas a partir de 14 cores primárias. com estas 14 cores você monta o resto do catálogo. existe uma tabela pantone chamada FORMULA GUIDE, esta tabela vem com a proporção entre as tintas para conseguí-las de forma precisa.para isso vai precisar de uma balança de precisão e um ambiente propício para esta manipulação.as tabelas pantone podem ser encontradas no site da AFITEC, representante da marca no Brasil.

Compartilhar este post

Link para o post

não sei... por qto você achou? 300? 400? é isso mesmo.=)

Compartilhar este post

Link para o post

O preço da Formula Guide é em torno de U$145.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.