Gofmam 0 Denunciar post Postado Setembro 19, 2007 Pessoal, já tem 2 semanas que o chefe pediu para começar a estudar como fazer backup no oracle, só que não tinha idéia de nada, e já esta acabando o prazo que ele deu. Por favor me ajude, já li coisa teorica pacas como fazer backup frio, quente, alguns scripts no linux prontos , alguns sites explicando a criação de ambiente para backup entre outros ... so que nada até agora, tenho até sexta-feira. Já tentei tirar dúvida pra saber porque o OMS aqui no oracle não funciona, como faço pra entrar como sysdba, enfim são diversas dúvidas e se alguém poder ajudar agradeceria muito (vale meu emprego). Aqui vai o processo que estou tentando executar que dá falha. Ao entrar no Console do oracle Enterprise Manager, "adicionar independente" e entrar como sys/senha Imagem1 pede para entrar como sysdba ou sysoper, fazendo isso aparece mensagem dizendo que tenho nível para entrar, Imagem2 Ao tentar usar algumas ferramentas aparece a mensagem de erro :("Esta ferramenta só pode adicionar quando a aplicação esta conectada ao OMS ...) Imagem3 Imagem4 entrando como system/senha no OMS nada funciona, somente no Adicionar Independente que a senha funciona. Imagem5 Já li o help do oracle, ele pedia para verificar se estava inicializado (verifiquei isso na maquina servidora, startei os que tinha manual para startar), pedia para fazer o 1 login como ora_temp algo assim ja tentei tambem e nada. Se alguém poder me da uma ajuda, agradeço desde já Vlws Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
mariomarti 0 Denunciar post Postado Setembro 19, 2007 Oi GofmanOlha só, seu ambiente é windows pelo que vi ne?Eu não utilizo essa iterface que você ta tentando usar pra fazer backup. Esse problema de você não conseguir logar, pode ser referenta ao usuario do sistema operacional que você ta usando, ele tem que ser adm de dominio e membro do grupo dba(aquele que é proprietario do oracle).pra fazer um backup quente eu uso um arquivo assim:run {allocate channel d1 device type disk maxpiecesize 4400M;backup format 'F:\ORACLE_BACKUPs\db_%d_%s_%p.bus' database channel d1 filesperset 1000;backup format 'F:\ORACLE_BACKUPs\al_%d_%s_%p.bus' archivelog all delete all input channel d1 filesperset 1000;backup format 'F:\ORACLE_BACKUPs\cf_%d_%s_%p.bus' current controlfile channel d1;}run {crosscheck backup;delete noprompt expired backup;delete noprompt obsolete;}e depois crio um bat assim:@ECHO OFFset BNC=<nome da instancia>set DIRBASE=F:\ORACLE_BACKUPs--(diretorio onde sera feito o backup)set DRV_ORA=F: --drive onde sera armazenado o backupset DEST_HASHCPY=\\<ip destino>\<nome da pasta de destino>::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::for /f "tokens=1-4 delims=/.- " %%A in ('echo %date%') do set DTSTR=%%D%%C%%Bfor /f "tokens=1-3 delims=:. " %%A in ('echo %time%') do ( if %%A LSS 10 (set DTSTR=%DTSTR%0%%A%%B%%C) else (set DTSTR=%DTSTR%%%A%%B%%C))::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::set ARQLOG=%DIRBASE%\%BNC%_bkp_%DTSTR%.logecho ------------------------------------------------- >> %ARQLOG%echo - >> %ARQLOG%echo - >> %ARQLOG%echo - >> %ARQLOG%echo - >> %ARQLOG%echo ------------------------------------------------- >> %ARQLOG%echo BACKUP %BNC% EFETUADO EM %DATE% AS %TIME% >> %ARQLOG%rman target = '/ as sysdba' nocatalog @scriptBackupRMAN.rman >> %ARQLOG% ----- nome de usuario do rman e sua senha para usar o primeiro arquivoif %ERRORLEVEL% NEQ 0 ( echo RMAN falhou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!. >> %ARQLOG%::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::acho estudando esse script você deve conseguir adequar pra você, assim o bat chama o primeiro arquivos que realiza o backup e joga em uma pasta com dia/hora/smas so com o primeiro ja é suficiente, ai você agenda uma tarefa no windows pra executar o bat no horario que você quiser e pronto.se o seu ambiente for de pequeno porte, você pode usar um bat agendado com exp setando o parametro full ----- mas a primeira opção é melhor e mais segura. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Gofmam 0 Denunciar post Postado Setembro 19, 2007 Oi GofmanOlha só, seu ambiente é windows pelo que vi ne?Eu não utilizo essa iterface que você ta tentando usar pra fazer backup. Esse problema de você não conseguir logar, pode ser referenta ao usuario do sistema operacional que você ta usando, ele tem que ser adm de dominio e membro do grupo dba(aquele que é proprietario do oracle).pra fazer um backup quente eu uso um arquivo assim:Boa Tarde Mario, Sim estou utilizando o windows, o servidor é um W2003Server.Vou analisar muito o script que me passou, grato pela ajuda, a princípio como sou iniciante não estou muito familiarizado com o qual vou fazer.Se eu tenho um conexao com um servidor, este pode ter varias tabelas, para eu fazer um backup de uma tabela seria um backup de um esquema ?Só completando esses comandos de run, channel etc consigo no guia oracle ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
mariomarti 0 Denunciar post Postado Setembro 20, 2007 Oi GofmanOlha só, seu ambiente é windows pelo que vi ne?Eu não utilizo essa iterface que você ta tentando usar pra fazer backup. Esse problema de você não conseguir logar, pode ser referenta ao usuario do sistema operacional que você ta usando, ele tem que ser adm de dominio e membro do grupo dba(aquele que é proprietario do oracle).pra fazer um backup quente eu uso um arquivo assim:Boa Tarde Mario, Sim estou utilizando o windows, o servidor é um W2003Server.Vou analisar muito o script que me passou, grato pela ajuda, a princípio como sou iniciante não estou muito familiarizado com o qual vou fazer.Se eu tenho um conexao com um servidor, este pode ter varias tabelas, para eu fazer um backup de uma tabela seria um backup de um esquema ?Só completando esses comandos de run, channel etc consigo no guia oracle ?Sim, no prompt do dos no server ou em uma estação que tenha o cliente do oracle, digite exp help=y que te aparece todos os comandos e opções inclusive essa pra se exportar uma tabela especifica de um esquema. É algo assim exp usuario file=nomedoarquivo.dmp owner=esquema tables=nomedatabelaE sim você consegue documentação do comando run que pertence ao rman, vai em http://tahiti.oracle.com/ e pesquisa rman que você vai encontrar uma vasta documentação(em ingles). Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites