Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Matheus.D

Unicamp usa PlayStation3 para fazer pesquisas com membranas celulares

Recommended Posts

São Paulo - Grupo da área de Biologia montou um cluster com 12 unidades do videogame rodando Linux para fazer simulações científicas.

Pesquisadores da área de Biologia da Universidade Estadual de Campinas estão utilizando consoles PlayStation3 (PS3), da Sony, para fazer pesquisas na área de biotecnologia.

O grupo montou um cluster com 12 unidades do videogame rodando Linux para fazer simulações da interação de determinadas drogas com as membranas celulares. A abordagem é no nível atômico e molecular, portanto são simulações que requerem muito poder de processamento, aponta a doutora em Física Monica Pickholz.

De acordo com a pesquisadora, o poder dos consoles está no processador Cell, desenvolvido em conjunto pela IBM, pela Sony e Toshiba, e incorporado ao PS3.O Cell é ideal para fazer este tipo de cálculo, explica a professora.

Segundo Monica, a opção pelo cluster em PS3 foi feita por meio de um cálculo de custo-benefício - os consoles saíram mais em conta do que custariam computadores oferecendo desempenho equivalente. O preço da versão do console com 60GB (gigabytes) de HD em lojas oficiais no Brasil começa em 2,2 mil reais, em média.

O Cell traz um núcleo de processador PowerPC com capacidade de 3.2GHz - similar aos encontrados nos computadores Apple G5. Porém, esse processador funciona como um gerenciador de outros oito processadores dentro do chip, aumentando o seu poder.

O uso de clusteres de PlayStation3 já é comum no meio científico. A iniciativa PS3GRID, por exemplo, recruta voluntários para utilizar o tempo ocioso de consoles em rede para rodar pesquisas científicas.

Fonte

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

é mole!isso quer dizer entaum que o PS3 é um baita de uma "maquiina"?Parabens mais uma vez para Sony. Tenho o PS desde o seu primeirão que lancou junto com um jogo chamado: Toshinden! se nao me engano... e tb o Winning Eleven 1.Era muito legal essa época. Eu com tempo para jogar melhor ainda!rsrs

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.