Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Matheus.D

Técnica que lembra rotatória de átomos pode tornar HDs mais rápidos

Recommended Posts

São Paulo - Cientistas provam que espirais de átomos podem ser destros ou canhotos e avançam em pesquisas de HDs alternativos.

 

Da mesma forma que o espiral da concha de um caracol pode ser orientado para a direita ou para a esquerda - ou seja, ser destro ou canhoto - , cientistas da Universidade de Bonn demonstraram que os espirais magnéticos também podem ser destros ou canhotos e que esse fenômeno pode ser utilizado para a construção de discos rígidos mais rápidos e confiáveis.

 

O espiral magnético pode ser visualizado como uma rotatória de transito - mas no lugar dos carros circulando, deve se imaginar um arranjo de átomos magnetizados. Eles formam o desenho de um anel composto por pequenas barras magnéticas, portanto nada se movimenta de fato ao redor da rotatória magnética, mas a direção pode mudar: quando os “pólos norte” estão todos em sentido horário, o espiral é destro - do contrário, ele é canhoto.

 

Segundo o professor de física Manfred Fiebig, da Universidade de Bonn, , a existência deste tipo de sistema de tráfego atômico circular era presumida há muitos anos, mas o grupo de pesquisa encontrou este tipo fenômeno em uma substância chamada fosfato de cobalto lítio e empregou técnicas de laser para determinar sua direção.

 

As aplicações práticas da descoberta incluem o aprimoramento do armazenamento de dados: quando o tráfego atômico vai para a direita, ele pode representar o dígito binário 0; e quando vai para a esquerda, pode simbolizar o 1, portanto este princípio pode ser utilizado nos discos rígidos.

 

As tecnologias atuais de disco rígido funcionam por meio de bilhões de fileiras de pontos polarizados. Para ler e escrever dados, são necessários campos magnéticos.

 

Esse sistema apresenta dois problemas: para produzir os campos magnéticos é necessária uma corrente elétrica e sua ativação torna o processo relativamente lento. De outro lado, os dados estão cada vez mais densos, exigindo campos magnéticos para leitura que são tão fortes que podem acabar destruindo as informações armazenadas.

 

As rotatórias atômicas não enfrentam esse problema, pois a direção dos espirais pode ser mudada diretamente por campos elétricos, o que pode tornar os HDs mais rápidos.

 

Os próximos passos da pesquisa incluem descobrir formas de escrever dados por meio deste sistema e encontrar materiais alternativos propícios à produção em massa de novos tipos de discos rígidos.

 

Fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.