Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Matheus.D

Suíça usará criptografia quântica para manter segurança de dados

Recommended Posts

Framingham - Sistema assegurará proteção de dados trafegados entre contagem de votos e central de processamento, na estréia da tecnologia.

 

Representantes do governo suíço estão usando criptografia quântica para proteger urnas eletrônicas usadas na região de Genebra durante as eleições parlamentares que acontecerão no dia 21 de outubro, marcado o primeiro uso de tal tecnologia de segurança para propostas eleitorais.

 

A criptografia quântica usa fótons para carregar chaves de encriptação para manter segura a comunicação por fibra óptica.

 

Para o processo eleitoral suíço, a criptografia quântica feito pela id Quantique fará a segurança do link entre a estação de contagem de votos no centro de Genebra com o centro de dados nos subúrbios.

 

"Nós daremos condições de segurança otimizadas para a contagem de votos", afirmou Robert Hensler, cancheler de Gênova. "Neste contexto, o valor acrescentado pela criptografia quântica está na certeza de que os dados não foram interferidos ou alterados no trânsito entre urnas e armazenamento".

 

O uso de criptografia quântica no processo eleitoral servirá também para demonstrar a tecnologia desenvolvida na Suíça. A empresa id Quantique foi criada por pesquisadores da Universidade de Genebra, liderados pelo professor Nicolas Gisin, no meio dos anos 90.

 

Segundo o CEO da empresa, Gregoire Ribordy, a tecnologia será usada na encriptação ponto a ponto das informações enviadas pelas linhas de telecomunicações usadas entre a central de contagem de votos e o centro de dados do governo.

 

Ribordy afirmou que a região tem cerca de 200 mil eleitores registrados que irão às urnas ou enviarão seus votos por correio.

 

Com a eleição finalizada, explicou, as urnas serão enviadas à central de processamento, onde serão abertas e contadas manualmente. Pessoas contando os votos usarão PCs para transferir os dados para a central em Genebra.

 

O uso de criptografia quântica na eleição suíça marca o início do projeto "SwissQuantum" gerenciado por Gisin, com suporte do Centro nacional de competência em pesquisa quântica, no país.

 

"Proteção das eleições federais é de uma importância histórica no sentido que, após diversos anos de desenvolvimento e experimentação, este será o primeiro uso do encriptador quântico de 1 GHz, afirmou o professor Gisin em anúncio oficial.

 

"Isto faz com que este evento marque a estréia oficial da tecnologia quântica", afirmou.

 

Ellen Messmer, editora da Network World, de Framingham.

 

Fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.