Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

nivol

Falcudade de Design Gráfico

Recommended Posts

Calma amiguinho...Onde você postou o tópico vai ser complicado alguém da área de produção gráfica localizar e responder.Quem faz esse curso e pode lhe ajudar é a carolpoll.O Senai me tem um curso muito bom. Me parece que são 2 anos.Algum moderador poderia passar para a área de Produção Gráfica?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

OláSeja bem vindo ao fórumBom, como o Amigo Diminas disse acima eu faço Design Visual na UFRGS (Porto Alegre). O curso aqui é novo, a minha turma é a primeira, começou em 2006/1, eu estou no 4° semestre, em 2008 agora entra a 3ª leva de bixos.Eu vo te falar com a visão do meu curso, que é bem diferenciado de boa parte do mercado. Aqui o Design (tanto Visual como de Produto) estão mais perto da Engenharia e da Arquitetura do que da Arte e da Publicidade, o enfoque é bem técnico, no sentido de conhecimento teórico mesmo, não é nada parecido com cursinhos de informática como os que tem por ai. Exemplificando, as duas habilitações fazem cálculo, física, ciência e tecnologia dos materiais, seleção de materiais, estatística, etc, enfim, cadeiras pesadas mesmo. É um curso completo, boa parte das cadeiras são integradas (temos inclusive Projeto Integrado), e existe a possibilidade de se formar nas duas habilitações. Além desse lado temos cadeiras como História do Design, Computação Gráfica, Metodologia de Projeto, Semiótica, além de cadeiras de desenho à mão livre, cadeiras cujo enfoque é conhecer softwares, e muitas outras. É um curso bastante prático e que exige bastante. Eu não conheço outras faculdades, aqui as coisas estão engatinhando (depender do governo é complicado), estamos praticamente construindo o curso ( a minha turma principalmente, somos os cobaias né xD). Quanto ao mercado, bem, ainda não entrei de cabeça no mercado, mas pelo que venho acompanhando o design é uma área em ascenção no Brasil, mas que ainda luta pra conseguir o seu lugar. É complicado falar, não tenho experiência. Acho que tem gente aqui que pode falar melhor que eu.Espero ter ajudado, qualquer coisa estamos ae ^^

Compartilhar este post

Link para o post

na minha época não existia ainda issoagora é uma maravilhative que fazer propaganda e marketing (mas gostei da abrangência do curso)em contrapartida sem cursos extras não conseguiria me especializar em area algumaem sp agora quase todas as faculdades tem curso de 2 anosah, mas hoje e se tivesse uma grana (mais de um barão a mensalidade) faria o curso da miami school - espmnão é curso superior mas para quem quer trampar nessa area vale muitoooooooooooooo mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou no segundo ano de Desenho industrial, com enfase em programação visual, que resumidamente significa Designer Grafico, faço na UNOPAR (Universidade Norte do Parana) que fica em Londrina-PR, o curso tem uns 10 anos, e só perdemos em qualidade pra PUC de Curitiba, a mensalidade é em torno de 450 reais por mês, possui laboratorio de informatica com micros Dell, marcenaria, serralheria, laboratorio fotografico. Curto muito meu curso, já faço diversos trabalhos na area, inclusive no meu proprio serviço. Ja vi diversas vagas oferecendo salarios relativamente altos (em torno de R$ 2.000,00 inicial), mas como eu ainda nao sou formado, sem chance. O curso tem 4 anos, e se voce quiser, faz mais 1 ano e meio e faz as materias de Projeto de produto e sai com as duas habilitações.

Compartilhar este post

Link para o post

Esses cursos estão amadurecendo aos poucos, infelizmente em nosso país ainda não possuimos uma educação de peso mesmo, no setor.Não estou dizendo, que não existam bons cursos, existem cursos excelentes sim, mas não os considero formadores de profissionais.

Compartilhar este post

Link para o post

Só um detalhe: nivol falou em faculdade, ou seja, curso superior.

Não é possível tirar um título de bacharel em dois anos. Curso de design gráfico, ou melhor, desenho industrial/comunicação visual são 4 anos, com um mínimo de 3 anos e meio.

Geralmente, cursos de design gráfico feitos em 2 anos são cursos técnicos. O bacharelado em comunicação visual permite que você curse posteriormente uma pós-graduação inclusive no nível de mestrado e doutorado.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá

Recomendo o curso de Bacharel em Design Gráfico do UniRitter (Porto Alegre). É onde estou me formando agora.

Você não especificou em que região do país está procurando...

Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá

Recomendo o curso de Bacharel em Design Gráfico do UniRitter (Porto Alegre). É onde estou me formando agora.

Você não especificou em que região do país está procurando...

Boa sorte!

não me leve a mal, mas vo ter que dizer que o da UFRGS é melhor, heheeheh

sofremos um pouco, devido ao fato de ser novo, mas o curso é realmente muito bom! o currículo é bastante abrangente, e as áreas de produto e visual são bastante integradas

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Carol, não levo a mal não, mas baseada em que você acha o da UFRGS melhor? Você já estudou no UniRitter? Tenho colegas no UniRitter que vieram de lá, e a opinião deles é bem diferente da sua... Na verdade, acho que quem faz a instituição ser boa é o aluno, com seu interesse e dedicação. Pelo que sei, o UniRitter ficou em 1º lugar na avaliação do MEC (nacional) no ano passado entre os cursos de design de todo o país. Não sei quais os critérios para essa avaliação, mas recomendei o curso ao carinha que fez a pergunta inicial baseada na minha própria experiência como aluna. Não acho legal você dizer que o seu é melhor. Bjks!

Compartilhar este post

Link para o post

Em SP, pretendo fazer pós em design gráfico (18 meses) ainda esse ano

e duas faculdades que me elogiaram foram Belas Artes e Senac

mas aparentemente tem em outras boas faculdades, mas não conheço ninguém que fez ou está fazendo

Compartilhar este post

Link para o post

Carol, não levo a mal não, mas baseada em que você acha o da UFRGS melhor? Você já estudou no UniRitter? Tenho colegas no UniRitter que vieram de lá, e a opinião deles é bem diferente da sua... Na verdade, acho que quem faz a instituição ser boa é o aluno, com seu interesse e dedicação. Pelo que sei, o UniRitter ficou em 1º lugar na avaliação do MEC (nacional) no ano passado entre os cursos de design de todo o país. Não sei quais os critérios para essa avaliação, mas recomendei o curso ao carinha que fez a pergunta inicial baseada na minha própria experiência como aluna. Não acho legal você dizer que o seu é melhor. Bjks!

Me baseio no fato de que estou construindo o curso junto com a UFRGS... entrei na primeira turma e tudo o que o curso tem conquistado é graças a nós alunos e aos coordenadores que fazem o impossível por nós... realmente não sei como é ai na Ritter (teria feito ai se não tivesse passado), e falo pelo currículo mesmo, pois o nosso é bastante pesado e abrangente, mais que algumas Engenharia aliás... é impossível comparar o meu curso com qualquer outro de design porque ainda nem sequer temos formandos (estamos no 5° semestre recém)... e te digo mais, a nível de estrutura com certeza ai na Ritter é muito melhor, mas a UFRGS tem o seu diferencial, e honestamente acho ele muito válido...

Cada curso é um curso, cada um tem suas qualidades e seus problemas... mas eu não trocaria a UFRGS por nenhum outro e também recomendo pela minha experiência

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

dreadlocks83

Belas Artes é show ein, acredito que aqui em São Paulo ela e a Panamerica de arte e design sejam muito boas.

Belas Artes - Mensalidade 2008/01: R$1.180,00 - 8 semestres

Panamerica - 12x R$675,00 - 6 semestres

É um investimento bacana.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.