Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ealves

Imprimir formato A3

Recommended Posts

galera é o seguinte

um cliente me pediu pra fazer um cartaz de publicidade tamanho A3.

o certo pelo que eu vi seria fazer esse cartaz no Corel Draw mas como nao teho acabei fazendo esse cartaz no FIREWORKS .

tambem eu li que pra impressao tem que usar CMYK ao inves de RGB .....

bom , fiz tudo no fireworks no tamanho 800 x 1000 e em RGB ja que nao disponho de Corel e ate q ficou bom MAS TEM O SEGUINTE....

a minha pergunta é :

eu posso imprimir esse arquivo com esse tamanho 800 x 1000 em formato A3 ????

se eu imprimir nesse tamanho em A3 , o arquivo vai se adecuar ao papel A3 ou nao ??

pergunto isso pq qdo eu abro essa imagem no Vista e vou em imprimir , ele aparece varias possibilidades de impressao inclusive me da a opcao A3 que é a que eu necessito .

em pixel qual seria o tamaho correto pra formato A3 ????

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

Olha, vou ser sincera... o Fireworks não serve p/ isso, sugiro que adiquira o Illustrator (muito melhor que o Corel), para não ter problemas como esse novamente...

vocêê devia ter feito a arte no tamanho A3, mesmo sendo no fireworks, pois você pode mudar o tamanho da folha de trabalho... eu não sei se 800x1000 está na proporção da A3, logo não posso garantir que vá ficar correto... A impressora vai ajustar pro tamanho do papel, com certeza, mas não dá para garantir que vá ficar bom... se estiver na proporção, o risco de problemas é menor...

Outra coisa, além de por em cmyk você está usando imagens (se tiver) em 300dpi?

Desculpe, mas acho que é melhor te dizer a real mesmo

;)

Compartilhar este post

Link para o post

valeu pela resposta.

na verdade eu sei que fireworks nao serve pra isso mas de momento nao tenho como fazer num Corel ou qq outro programa.

o que eu keria saber é si essa impressao vai ficar boa em fomato A3, se nao vai perder qualidade etc etc mas isso só posso saber imprimindo pra ver .

o melhor seria saber qual o tamanh em pixel de um A3 assim faria extamente com msm tamanho no Fireworks.

300 dpi ???? onde posso ver isso no Fireworks ???

qual é o melhor formato de arquivo pra essa impresao ???? estou usando jpeg mais nao sei se é bom pra isso ....

jpeg ?? png ?? bmp ???

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente,

Olhei aqui, e A3 equivale a 841,89x1190,55 px... o seu arquivo não está nessa proporção, vai haver uma distorção... vai perder qualidade

=/

Bah, não uso o fireworks... mas como ele é mais focado para web deve exportar com 72 dpi... mas acredito que deve haver, na hora de exportar, a opção de mudar a resolução... mas se as suas imagens já não estavam numa resolução boa, a qualidade da impressão não será muito boa...

Compartilhar este post

Link para o post

não é resolução... é o tamanho mesmo...

uma folha A3 possui 297x420mm... o que equivale a 841,89x1190,55px... arrendado, passa para 842x1191px

as imagens, quando importadas, já devem estar com uma resolução de 300dpi...

mas repito, o fireworks é focado em web... eu não o uso, portanto não posso afirmar se você vai conseguir ajeitar o trabalho da maneira correta para impressão...

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/ermm.gif

Compartilhar este post

Link para o post

caro ealves,

você não está com a ferramenta adequada, isso pode se complicar ainda mais....

é como cortar árvore usando foice, cuidado.

mas passei aqui mais pra fazer uma pergunta importante que ainda não foi feita: você vai imprimir isso como? impressão digital? banner? off-set? essa resposta pode direcionar melhor como remendar seu projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

poxa valeu msm pelas respostas .....me ajudou bastante .

infelizmete de momento nao tenho como fazer isso em outro programa e ja sei que fireworks nao é a melhor opcao mas é o q eu tenho agora ....

poxa a impressao vai ficar porparte do cliente ...eu apenas vou mandar o trabalho pra ele em fomato jpeg ( nao sei se esse é o melhor formato) e ele vai imprimir.

ja mandei ele fazer uma impressao em A3 pra ver como fica , se nao perde qualidade etc etc ....

impressão digital? banner? off-set ????? hum nao sei qual a difrenca entre os tipos de impressao ....

Compartilhar este post

Link para o post

impressão digital: pode ser na laser caseira ou nas chamadas "gráficas rápidas" (na minha região, copiadoras) - aqui é impresso em papel, direto do arquivo digital, não compromete tanto a saída, de repente até fica razoável, mesmo do jeito que você fez;

banner: impressão em lona, processamento digital tb, as imagens em baixa resolução fatalmente irão estourar, principalmente se tiver que aumentar o formato pra dar saída - aqui já começa a complicar;

off-set: é a impressão em gráfica; aqui se as imagens não estiverem em CMYK já apresenta problemas na geração do fotolito, já dá erro antes de começar a imprimir; resolução de imagens - pode até ser em jpg, desde que com 300dpi no mínimo já no tamanho final de impressão - se não tiverem qualidade o trabalho fica uma porcaria.

enfim, independente se o cliente é que vai imprimir, você precisa saber qual o processo que ele vai usar para poder fazer a arte-final adequadamente.

só layout bonito não resolve, tem que fazer uma arte-final apropriada ao processo que se seguirá, senão compromete todo o material.

Compartilhar este post

Link para o post

bom, pessoal... acho q este tópico já está ficando grande demais... (e sem a minha participação!!!)

seguinte, FIREWORKS não presta para este serviço. se não tem CORELDRAW então use Illustrator, PhotoShop, PhotoPaint enfim, qualquer programa que possa gerar uma imagem dentro do tamanho real e com a resolução correta.

ou seja, o FIREWORKS poderia ser usado como último recurso. sei que dá para ajustar tamanho e resolução. bom, partindo daí, seria uma imagem com 300ppi (o certo é PPI e não DPI, ok?) e no tamanho final de um A3 + Sangria.

<<< TEM UM TÓPICO BEM COMPLETO SOBRE SANGRIA NO ALL4PG, DÊ UMA OLHADA PARA SABER MAIS >>>

Assim, A3 = 420 x 297mm, com mais 5mm de sangria para cada lado teremos 430 x 307mm. Isso vai dar uma imagem de ... bom, veja abaixo:

Imagem Postada

é importante notar que não é apenas o tamanho real convertido para tamanho em pixel. tem que lembrar que a resolução importa, ou seja, uma imagem de 10x15cm com 72ppi é bem menor do que uma imagem com os mesmos 10x15cm com 300ppi. ISSO É MUITO IMPORTANTE QDO SE VAI MONTAR UMA ARTE EM OUTRO PROGRAMA, seja para Fireworks, 3DS Max (na hora do render), etc, etc.

bom, se a sua imagem estiver no tamanho correto, a conversão de RGB para CMYK pode ser feita no PhotoShop. Se você não tiver PS então apenas informe o profissional que vai executar o trabalho sobre o modo de cor.

vale lembrar que vários processos digitais (laser A3, sublimação, plotter digital, etc, etc) usam imagens em RGB. assim, neste caso sua imagem estaria pronta.

apenas processos como Offset, Rotogravura, Flexografia, Serigrafia, Digital DI (entre outras) usam cores em CMYK com (em alguns casos) inclusão de cores spot.

bom, é isso.

PAX!

aLx

--

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.