metamorfose 0 Denunciar post Postado Novembro 7, 2007 Olá Gente Boa! Sou novo por aqui e estou aprendendo Pascal, estou indo muito bem, mas estou com um problema para ler 2 numeros inteiros e imprimilos, consegui solucionar o problema, mas sei que existe uma sintaxe que poderia encurtar a minha program07. Ler um número inteiro e imprimir seu antecessor e seu antecessor. ação,vou colocar aqui para voçês analisarem e se puderem me responder,obrigado Program Pzim ; var anterior,posterior,x: integer; {declaração das variáveis} Begin write('x='); read(x); anterior:=x-1; writeln('anterior=',anterior); write('x='); read(x); posterior:=x+1; write('posterior'=',posterior); End. O programa está funcionando perfeitamente, só que sei que poderia escrever em uma linha por exemplo para imprimir em uma mesma linha write(anterior=x e sucessor=x); mas não consigo fazer isso, alguem poderia me ajudar Obrigado Metaforse Valeu Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
TheGlorious 0 Denunciar post Postado Novembro 10, 2007 Program Pzim ; var anterior,posterior,x: integer; {declaração das variáveis} Begin write('x='); read(x); anterior:=x-1; posterior:=x+1; writeln('anterior=',anterior,'e posterior=',posterior); End. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
TheGlorious 0 Denunciar post Postado Novembro 19, 2007 Ou então usando variáveis do próprio Pascal que tem essa função. O succ() para o sucessor e o pred() para o anterior. Então ficaria assim: Program Pzim ; var anterior,posterior,x: integer; {declaração das variáveis} Begin write('x='); read(x); anterior:=pred(x); posterior:=succ(x); writeln('anterior=',anterior,'e posterior=',posterior); End. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites