Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

meop

Preço impressao

Recommended Posts

Olá, gostaria de saber se pagar R$ 500,00 por 500 jornais com 6 paginas no formato 450mm 297mm é caro ou esta no preço normal, se esta muito caro teria alguma gráfica com um preço mais barato (no estado de SP) para informar?

Eu acho q o custo de R$ 1,00 por jornal muito caro, teria q vende-lo a R$ 2,00 para pagar só a grafica. Só q vender um jornal com 6 paginas a R$ 2,00 é muito difícil.

Ta certo que o jornal terá anuncios e tals, mas terá outros custos tbm... ex aluguel, telefone, impostos, e outros.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falta algumas especificações referente ao seu trabalho.

Quantas cores?

Papel?

Mas a grosso modo, analisando superficialmente não está caro.

Para baratear o custo, teria que aumentar a tiragem para o preço unitário cair.

Se for mandar produzir 1000, o unitário cairá consideravelmente.

Mas acredito que é o seguinte...

Você vai ter que ganhar é na venda de anúncios, não do jornal em si.

Aqui em BH tem um jornaleco que é vendido à R$ 0,25, e está em primeiro em vendas no Brasil, não acredito que este ganhe com a produção, mas sim com a venda de publicidade.

Compartilhar este post

Link para o post

meop,

eu tenho uma revista em minha cidade e te digo, não dá pra ganhar dinheiro com venda de exemplar, invista mais em distribuição e tente cobrir seus custos (e tirar seu lucro, claro) com a venda de anúncios, e 500 jornais não dá retorno nenhum, uma tiragem de 1.000 a 1.500 exemplares é o mínimo para ele existir e ter retorno para seus anunciantes.

Na minha cidade tem muito jornal q é distribuído de graça, lembre q seu cliente é o anunciante e não o leitor do jornal

B)

Compartilhar este post

Link para o post

pois é,

a respeito do papel; é normal (não sei ser mais especifico em relação a isso), tem 2 paginas coloridas, primeira e ultima.

Acontece é que em minha cidade ja existem 2 outros jornais, apesar do meu ser sempre o primeiro em pesquisas em mais 70%...

Em uma cidade com 30000 habitantes existirem 3 jornais fica complicado até pra pegar anuncios... o pessoal da cidade acha caro eu cobrar 60 reais em um anuncio (vem outro jornal e oferece a 20)... e a distribuição dos 3 chega a 1500 jornais por semana, isso é 5% da população; não é um numero elevado, mas em uma cidade onde a agricultura é o forte e a maioria disto vive em sitios ou em bairros e muitos não sabem ou não interessam em ler é realmente uma missão complicada.

O jornal tem tem uma sobra de uns 100 jornais por semana, aumentar o numero de exemplares por semana só aumentaria o custo e o retorno seria o mesmo.

Eu acho caro ver um jornal com 6 paginas ter um custo de R$ 1,00! poxa se for pensar bem, o trabalho da gráfica não é tanto (são poucos jornais) 2000 por mes e pago uma prestação de um carro importado por isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho caro ver um jornal com 6 paginas ter um custo de R$ 1,00! poxa se for pensar bem, o trabalho da gráfica não é tanto (são poucos jornais) 2000 por mes e pago uma prestação de um carro importado por isso.

Tem certeza do que está falando? ...

Vamos lá então, vou fazer um levantamento:

- Fotolito

- Chapa

- Papel

- Químicos

- Tinta

- Estopa

- Água, luz, telefone

- Impressor e outros funcionários

- Manutenção de maquinários

- Cursos profissionalizantes e de atualização

- Futuros investimentos

- Impostos, taxas e inúmeros tributos fiscais.

- Lucro! .. precisamos ter lucro também ué?!

Quer baratear seu custo? Mãos à obra!

Acredito que você mesmo faça a arte-final.

Caso eu esteja correto, corra atrás você mesmo do fotolito, compre o papel e negocie com a gráfica para fazer SOMENTE a impressão.

Como seu serviço é considerado um periódico, o papel poderá ser isento de ICMS. Pesquise como comprar Papel Imune.

Economize o brochurista da gráfica e intercale as folhas do jornal e dobre-as você mesmo.

Pode ser que precise de um refile. Mas se o material estiver bem cortado e como são poucas folhas, seu jornal estará pronto!

EM TEMPO:

Não sou a melhor pessoa para falar sobre o processo de off-set rotatativa. Onde a maioria dos jornais são impressos.

Não sei se pela quantidade é viável o orçamento. Mas é bom pesquisar sobre essa forma.

EM TEMPO²:

Desculpe pelo modo grosseiro como tratei o tópico. Tenho gráfica e sei o quanto é penoso e árdua a profissão.

Falar que nosso trabalho não é tanto, entristece. Passe uma semana dentro de uma. Com certeza mudará de opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

sei como funciona (ja vi varias vezes a impressão do meu jornal), não gostaria de ver alguém falando q não é fácil fazer um jornal tbm, quando eu disse que "o trabalho não era tanto" eu tava me referindo a quantidade da impressão e não ao esforço do oficio; quantidade X valor, não me entenda mal.

sei que eles tem custo e trabalho, mas eles querem tirar isto somente de mim?

A respeito dos toques q você deu:

Geralmente funciona assim: se você tem um computador q vale 1000 e vai vende-lo por 1200, chega um cidadão e fala, eu quero sem gravador de dvd. Oras o custo do gravador de dvd é 100 reais pra você, mas você fala que sem o gravador fica por 1150, pra forçar ele a comprar com tudo ja q se ele tirar só dvd vai diminuir muito pouco o custo; bom, a grafica não faria o mesmo comigo, só me daria mais trabalho sem a redução do custo? sei q isso vai de pessoa para pessoa, mas se fosse com você não o faria o mesmo?

não tenho noção nenhuma custo de impressão, estou fazendo outros orçamentos e muito obrigado pelos toques...

Acontece que eu pagava 400,00 por semana. ai de uma hora pra outra catabumba, "agora é 500 por mes, o papel subiu".

Não sei a % do custo do papel na impressão ou a % do aumento do papel, talvez você possa me informar, ficaria muito agradecido.

ps.: se eu chegasse em sua grafica e fizesse esse orçamento (esqueça dos posts acima) você o faria por quanto?

500 jornais semanais.

2 paginas color

450 x 297

desculpe qqer coisa!!!!

Aproveitando: se não der pra me fazer este favor tudo bem, mas me poderia infomar o valor de 1000 unidades de papel no formato 0480x0660? googlei mas não achei nenhum site informando nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Acontece que eu pagava 400,00 por semana. ai de uma hora pra outra catabumba, "agora é 500 por mes, o papel subiu".

Acontece muito. Muitas gráficas para "laçar" o serviço cobram um preço mais baixo e com o tempo percebem que não está compensando e aumenta para o valor mais próximo do satisfatório. Ainda mais que é um serviço semanal. Aqui falamos que "crescem o olho".

Mas isso é uma hipótese entre várias.

90% das vezes que falam que o papel subiu é desculpa "pra boi dormir". Claro que se alguma matéria-prima aumente de valor, sobra para o cliente mesmo.

Não sei a % do custo do papel na impressão ou a % do aumento do papel, talvez você possa me informar, ficaria muito agradecido.

Meu avô, tinha uma fórmula que era "batata", que pegava o serviço e com um lucro bastante razoável.

R$ Papel x 3

Isso há 15 anos atrás. Tempos bons. Mas isso está arcaico.

Hoje o ramo está maluco. Tem neguinho que gasta 200,00 da papel, coloca + 100,00 e acha que está bom.

Essa informação varia muito de gráficas para Gráficas.

ps.: se eu chegasse em sua grafica e fizesse esse orçamento (esqueça dos posts acima) você o faria por quanto?

500 jornais semanais.

2 paginas color

450 x 297

Eu não entendi. No 1º post você falou em 6 páginas. Isso dá um Ft. 4 c/ Ft. 8 no meio. É isso?

Ou é só um Ft. 4 dobrado ao meio?

Qual papel?

A grosso modo:

Aqui em BH, muitas gráficas cobram $100 em uma policromia Ft. 4.

Se for um Ft. 4 dobrado ao meio. Só de impressão já deu $200 (frente/verso).

Supondo que seja um AP 75g/m².

Assim: (uma média, não é o que eu cobraria)

Impressão: $200

Fotolito: $100

Papel: $50

Só de custo já deu $350, soma-se isso às despesas fixas, acabamento, lucro, blá, blá, blá.

Chego a conclusão que é um preço justo o que você está pagando.

Olha que joguei baixo nos valores.

desculpe qqer coisa!!!!

Esquenta não colega!

Acho que estava com a cabeça quente mesmo. Já passou.

Estou no ramo há 20 anos. Muita gente acha que gráfica é a mina de ouro.

Outras pessoas, acham que gráfica é igual pipoca, é só colocar o milho na panela e pronto!

Aproveitando: se não der pra me fazer este favor tudo bem, mas me poderia infomar o valor de 1000 unidades de papel no formato 0480x0660? googlei mas não achei nenhum site informando nada.

Pacote c/ 250 folhas AP 75g/m², em média e por alto, $80.

Compras aqui é com meu sócio-irmão.

Compartilhar este post

Link para o post

Impressão em rotativas tem custo maior em poucas tiragens pois perde-se muito papel, tinta e tempo para ajuste. Tratando-se de máquinas nem tão modernizadas...

aqui na editora temos uma rotativa e o impressor perde na boa 300 formatos pra configurá-la, mas é claro que ele acaba imprimindo 20.000 ou 30.000 formatos o que justifica a perda de 300 formatos.

Se a sua gráfica imprime em rotativa... você tá pagando barato... e se imprime em offset plana, também tá barato... fechei ontem 500 malas diretas, 4x4, 20x21, com uma dobra, no papel cuchê 115 gramas... pra ficar barato... total R$ 384,00 (quase 400)... tá vendo? um formato menor que o seu, e menos trabalhoso... percentualmente eu to pagando mais caro que você.

cara... esta questão independe do numero de jornais na sua cidade, se a cidade é pequena, do quanto você cobra o anúncio, se vai sobrar 100 ou 2 no fim da semana... o trabalho gráfico tem um preço e até baixo por causa da forte concorrência... pra sair mais barato, ou é papel roubado ou o gráfico sai no prejuízo.

Nenhum gráfico pensa em ficar rico cobrando 100 reais a mais num trabalho de 500 impressões, pode ter certeza!

Compartilhar este post

Link para o post

chegou a falar que a impressão é rotativa??? acho mais provável q seja plana. rotativa não pega jornal de 500 tiragens pra imprimir nem F@#$#$%#$%#$.

=)

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza não é rotativa, só justifica a partir de 10.000 de tiragem.

meop

Uma sugestão é bater um papo com o cara da gráfica, veja se você consegue desconto em troca de espaço de divulgação da gráfica dele

e se você tiver como, faça uma troca de serviços, às vezes o cara precisa de um diagramador ou arte-finalista freelance, se você tem esses conhecimentos, você pode pegar os serviços na gráfica e "receber" em crédito pra rodar seu jornal, é melhor pra ele do que pagar em $$ pra outro cara.

e se você tiver cacife, inunde a sua cidade com seu produto até tirar um dos outros do mercado (aprendi isso com bill gates, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/graduated.gif ^_^ )

sobre seu encalhe de exemplares, acontece pq você está vendendo o jornal, se você passar a distribuir gratuitamente você não tem mais encalhe, como sua circulação vai ser maior, justifica você cobrar acima dos outros. reveja seus argumentos de venda.

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu acho errado nessa história toda é a venda de um jornal de anúncios.

Por mais que tenha matérias, reportagens e informações.

Só no meu bairro tem 4 jornais que recebo gratuitamente. 2 quinzenais e 2 mensais.

Tem que ganhar é com a venda de anúncios.

De repente, uma inovada seria interessante.

Se diferencie do seus concorrentes.

Seus concorrentes vendem o jornal também?

Se a resposta for afirmativa, eu aumentaria o número de tiragens, o preço do anúncio, pensaria em usar um couche e distribuía de graça aos moradores de sua região.

A pessoa que pagou o anúncio quer resultados.

Uma tiragem maior e de distribuição gratuita, irá ajudar em muito a ele ter resultado.

Consequentemente, seus anúncios podem chegar a um preço de venda ideal.

Compartilhar este post

Link para o post

Respondendo as perguntas:

DiMinas: o jornal seria com 6 paginas, como tinha dito ali em cima, com 2 pgs color.

É impresso em Off-set.

Eu mesmo faço a diagramação (se tivesse que pagar pra alguem fazer isso não sei como estaria hj, provavelmente vendendo bala na rua)

A digitação é feita como uma permuta

O mesmo com o jornalista responsável

O unico que eu pago mesmo é o motoqueiro q vai buscar o jornal na gráfica (lol)

Meus custos ja estao beeeem reduzidos.

E Shiper, eu penso assim, tirando o custo acho q R$ 200 reais em R$ 300 não estaria sendo escravo não, pense q ele imprime isto 4 vezes por mês, é trabalho certo, sem falar q faço isso com ele pelo menos a 4 anos. (O que não justifica esta de laçar o serviço)

Praticamente estou trabalhando para a gráfica... Mas tem uma hora que não da mais... Ja estou sem dinheiro, pagando para trabalhar e agora a fonte secou!

A minha ideia era o seguinte, aumentar a publicação para 2000 por semana e 8 pgs, diminuir o preço a R$ 0,50 centavos e fazer como o leomitta disse, inundar a cidade com meu jornal.

Isso teoricamente daria certo porque: os outro jornais não são periódicos, ou seja, só publicam quando tem dinheiro (não podemos fazer o mesmo por contratos fechados com câmara e prefeitura); sem falar que 1 jornal cobra R$ 1,50 por 6pgs (2 color, mas sem conteudo por completo) e o outro cobra R$ 2,00 (!!!) por 6 paginas P&B só metendo o pau na administração atual.

Mas isso demora até funcionar, e considerando que estou sem dinheiro pra rodar este de 6 e 500 não teria como fazer nem 1 mes de tentativa sem ter q fechar as portas...

Bom, por cima tenho q fazer no mínimo R$ 4000 por mês pra não fechar no vermelho e ver o pessoal chorando pra fechar um anuncio de 40 reais por mes (10 reais por semana) é muito do CA%$* e acho q só pelo fato de sair 500 ou 2000 publicações isso não mudaria repentinamente.

Estou indo buscar anúncios em cidades vizinhas, lá eles pagam melhor mas é complicado fechar pq ele ja anunciam nos jornais da cidade.

Obrigado pelas dicas e pela ajuda mais uma vez. Se alguem tiver uma ideia pra me iluminar, por favor!!!

(edit: eu acho q jogar a R$ 0,50 seria melhor do que gratuita pq senão iria virar bagunça, de graça tem muita gente q abusa, sem falar q eu teria mais um custo para distribuir, ja q cobrando o muleke recebe uma parte da venda)

Compartilhar este post

Link para o post

meop,

as dicas acima estão excelentes, o lance é esse mesmo: buscar um diferencial.

pelo seu relato vejo q você tem uma grande vantagem, que é contar com verbas públicas - numa cidade pequena poder contar com a Prefeitura, Câmara etc é rendimento estável. Seria interessante tentar cobrir os custos com essa verba, pelo menos da gráfica.

o diferencial que você pode buscar é no conteúdo editorial e no layout, com criatividade você pode diferenciar bastante. você não falou sobre o conteúdo editorial dos demais, exceto o fato de um dos jornais criticar a administração municipal. Como a região é agrícola, que tal segmentar mais na área de agrobusiness, informações veterinárias etc?

Mas entendo que a melhor saída seria a distribuição gratuita mesmo, se o jornal atingir o interesse da população e for gratuito, com certeza dá pra valorizar os anúncios.

uma jogada de marketing seria manter a tiragem atual e lançar uma reformulação editorial com distribuição gratuita. converse com os principais anunciantes, inclusive os órgãos públicos, e apresente um projeto nesse sentido, mas expondo que você precisa de um apoio a mais, que o jornal nas próximas edições irá aumentar a tiragem, que isso dará mais retorno etc. Se eles não entenderem a proposta e não forem parceiros, fica difícil você inovar - restará buscar patrocinadores em outras cidades.

mais uma: como seu jornal é semanal, é de interesse, principalmente numa cidade pequena, para qq gráfica. Comece a apertar a negociação, ameaçando levar o trabalho pra outra gráfica, inclusive em cidades vizinhas e veja o que acontece. Mas antes, consulte as gráficas da região e faça cotações com todos, pode ser que você já esteja com o melhor preço possível.

bom trabalho!

Compartilhar este post

Link para o post

cara,

acho tão triste este post q nem queria participar... mas esta política do "quase de graça" que transformou nosso mercado na @#$@#$ que está hoje.

sou a favor dos preços altos. sou a favor de impressão cara para que os trabalhadores da indústria gráfica ganhem bem e dêem boas condições de vida á sua família.

esse desespero em baixar preços que acaba com o nosso mercado.

me desculpe, mas acho que este jornal já de graça pra você. acho melhor você rever sua estratégia.

Compartilhar este post

Link para o post

cara,

acho tão triste este post q nem queria participar... mas esta política do "quase de graça" que transformou nosso mercado na @#$@#$ que está hoje.

sou a favor dos preços altos. sou a favor de impressão cara para que os trabalhadores da indústria gráfica ganhem bem e dêem boas condições de vida á sua família.

esse desespero em baixar preços que acaba com o nosso mercado.

Cara, você como eu sabe que neste ramo todos dependem de todos... não é só você que quer dar uma boa condição a sua familia amigo... Se estou achando caro a impressao é pq como disse antes, não ta entrando pra mim e só não paro com o jornal pq é um negocio de famila, pq um emprego de empacotador de supermercado me daria o dinheiro q ganho agora e não me esquentava a cabeça. Não faço isso SÓ POR lucro, tem uma boa parte de tradição, ta no sangue, gosto do que faço.

Efata, obrigado pelas dicas. Nosso layout é (humildade a parte) um dos melhores até da região (e diga-se de passagem os outros são bem amadores). Sobre o Editorial achei bem interessante, segunda-feira irei me reunir com o resto da equipe e discutir sobre essa ideia. Vou discutir tbm sobre a distribuição gratuita, todos me falam q seria uma boa mas ainda não me acostumo com a ideia.

Sobre o apoio da prefeitura é quase zero (não chega a R$200,00 por mes em publicações), mas deixe ano que vem eles irão procurar; o da camara até que ajuda bem.

E peço desculpa aos Gráficos do forum, não estou criticando muito menos tentando ofender nenhum da classe (são sei se é isto que esta parecendo), não viria em uma area repleta de gente neste ramo falar mal, longe de mim... mas a corrente vai subindo, o anunciante reclama pra mim, eu reclamo pra a grafica e assim vai... Minhas desculpas e obrigado aos que ajudaram.

Compartilhar este post

Link para o post

Estive pensando...

É só uma sugestão.

Pelo seu relato, o negócio parece complicado.

Se fosse comigo, faria o seguinte:

Esqueceria o lance do jornal semanal e lançaria uma revista mensal.

Uma revista tamanho 16 fechado 32 páginas, miolo em 2 cores, capa e contra-capa em policromia.

O porquê da minha idéia:

- 32 páginas caberia mais anunciantes

- Passaria a ser um serviço mensal e não semanal.

- O custo da gráfica pode ser quase igual ou até menor que o jornal.

- Parece que você não quer abrir mão da venda do jornal. Com a revista você pode gerar assinantes.

- Vai ser diferente dos seus concorrentes.

- Preço de anúncio de capa e contra-capas, pode cobrir no mínimo 50% das despesas em impressão. Mas não venda anúncios na capa, por favor!

Que tal? Já pensou nisso?

Devo ter omitido muitas outras vantagens que não me veio na cabeça no momento.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi

O tópico tá bem fundamentado, as opiniões estão ótimas.

Obviamente a característica de cada serviço responde a região em que ele se encontra, eu estou no Paraná.

Eu trabalhei com 2 jornais desse tipo sendo que um deles eu trabalho até hoje fazendo a diagramação.

Tem um exemplo dele no link:

www.portfolio.carlos.nom.br/jornal.html

O que o responsável pelo jornal comenta é que um bom argumento para elevar o preço do anúncio é que:

- a distribuição é gratuita.

- o papel é o mais leve, então vai sempre pelo correio até o assinante, ou seja, não se perde nos bueiros, o anuncio tem um destino certo.

Claro que esse cliente tem outros recursos, é a partir de uma associação que provém a verba, e destinado a eles o jornal, uma classe com um determinado poder econômico, daí entra o que o efata disse: "Como a região é agrícola, que tal segmentar mais na área de agrobusiness, informações veterinárias etc? ".

O jornal iria parar na mão de um pessoal com poder de compra, como veterinários, agricultores etc.

Como eu já disse, é a característica de cada região.

Compartilhar este post

Link para o post

DiMinas:

Ja tentamos fazer uma revista uma vez q nos deu um lucro realmente interessante, mas foi em uma edição especial de aniversário da cidade. Na epoca ainda tinhamos um caixa e deu pra fazer.

Acontece q ja estamos com este jornal a 20 anos, (humildade a parte) quando se fala em jornal em nossa cidade o nosso nome é o mais citado, e com isso fica meio complicado "trocar" de jornal para revista.

Vou buscar novos anunciantes com novos preços para ver o que acontece nesta semana, vou tentar empresas maiores.

Carlos, realmente isso varia de regiao para regiao. Conheço um jornal q ganha quase 90 mil só de prefeitura por ano sendo q não existem só eles de jornal na cidade, aqui sou o unico q publico e não recebo 2 mil... sem falar dos anunciantes, aqui é complicado pq é uma area agricola, tem muita gente sem estudo e q moram em local de dificil acesso.

Vou tentar enviar o jornal para os bairros e regioes mais isoladas, ja q só 1/3 da população mora na cidade.

Mais uma vez obrigado pela força.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.