Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Paulinho Cé

A regra dos terços

Recommended Posts

ENQUADRAMENTO E COMPOSIÇÃO

 

Estes dois aspectos são de grande importância e interferem sensivelmente na qualidade da fotografia, sem falar no bom gosto. O enquadramento se dará conforme for o objetivo do fotógrafo, ou seja, ele poderá enquadrar o objeto de interesse da maneira como achar melhor, porém não deixando dúvidas ao observador da sua intenção.

 

Geralmente, procuramos centralizar o objeto de interesse no espaço do visor. Quando se tratar de fotos em que o objeto é muito pequeno em relação ao meio onde se encontra, devemos nos aproximar ao máximo do objeto (se possível), caso contrário, utilizaremos equipamentos especiais, que nos permitirão registrar o objeto, sem nos aproximarmos.

 

Quanto a composição, isto dependerá exclusivamente do fotógrafo. Para realizar uma foto, é preciso que se faça um estudo prévio do local ou do objeto, analisando as suas cores, o tipo de iluminação presente e o posicionamento do objeto em relação à iluminação. Todos estes fatores analisados poderão influenciar extremamente a foto, além de serem indispensáveis para se obter uma boa foto.

 

O que está dentro da fotografia é muito mais importante do que os elementos desnecessários que você deverá deixar de fora. Para uma perfeita composição, você poderá utilizar da "regra dos terços", que é uma divisão do visor da câmera em um diagrama com duas linhas imaginárias verticais e duas linhas horizontais.

 

O visor fica assim dividido em terços (nove terços), sendo que o ponto ideal para localizar o motivo principal de sua foto será a interseção das linhas. Os quatros pontos de interseção são chamados por "pontos de ouro", onde o elemento principal é priorizado.

 

8.1. Elementos Importantes no Enquadramento e na Composição

 

Alguma vez você já se perguntou por que as fotografias apresentam-se, em grande maioria das vezes, RETANGULAR? O fotograma assim como os cartões de visita e de crédito, algumas formas arquitetônicas bem como a maioria dos seres vivos obedecem um Princípio de Proporção que foi observado desde Pitágoras e Aristóteles em que foram feitas analogias com o crescimento orgânico, as harmônicas musicais e a arquitetura.

 

Existem alguns números que divididos entre si apresentam como resultados um número harmônico em torno de 0,68. Exemplo: 2:3=0,666 ; 3:5=0,6 ; 5:8=0,625. Tais números obedecem o princípio de proporção assim como uma fotografia 6x9, 10x15 ou mesmo 17x25. Com a relação entre estes números criam-se retângulos, também harmônicos, chamados Retângulos Áureos.

 

Imagem Postada

 

Retângulo Áureo. Espiral logarítmica, típica de expansão da concha. Estágios sucessivos são marcados por "quadrados rodopiantes" e retângulos áureos expandindo-se em progresso harmônico a partir do centro 0. Assim podemos aplicar uma regra de composição e enquadramento chamada Regra dos Terços. Tal regra consiste em dividir um retângulo áureo em duas linhas verticais e duas linhas horizontais.

 

Imagem Postada

 

Os pontos de interseção entre as linhas verticais e horizontais, os pontos de ouro representam locais que, ao enquadrar a foto, distribuem harmoniosamente os elementos, chamando a atenção e criando uma estética na composição. Ao enquadrar um elemento isolado do todo, tente priorizar estes pontos.

Imagem Postada

 

Pontes, caminhos, estradas, pontas de montanhas, quebra-mar, entre outros elementos e paisagens, quando enquadrados nas diagonais da fotografia criam aspectos de continuidade, não "quebrando" a composição da foto. É importante que se evite ao máximo enquadramentos em que pessoas, plantas e objetos importantes da composição não sejam cortados durante o enquadramento.

Imagem Postada

 

Outra forma de enquadrar paisagens com algum horizonte definido como por do Sol em montanhas ou mar, é saber primeiro o que priorizar. Caso seja o céu, utilize o terço inferior para as montanhas e o contrário para priorizar as montanhas Evite enquadrar o horizonte no meio da fotografia, afim de impedir a competição entre os elementos que a compõem.

Imagem Postada

 

Em uma composição cuja preocupação é distribuir os elementos da foto harmoniosamente requer apenas conhecimentos básicos para o bom emprego da Regra dos Terços e principalmente bom senso.

 

Lembre-se que algumas vezes é preciso mudar de ângulo para procurar um melhor enquadramento, usar um tripé para compor uma foto com calma. Observar o sentido do crescimento dos elementos. Por exemplo, uma árvore ou uma pessoa. Virar a câmera na vertical, respeitando o sentido do crescimento destes seres.

Evite preencher a fotografia com vários elementos afim de não compor uma foto "suja" em que tudo aparece mas nada se evidencia.

O mais importante na composição não é preencher todos os espaços e sim saber entender os vazios existentes na fotografia.

 

Alguns Exemplos para enquadramento e composição:

 

 

 

a) Horizonte:

 

É enquadrado da seguinte maneira :

 

- horizonte alto: localizado no terço superior do visor - ex.: Fotos de uma mata

 

- horizonte baixo : localizado no terço inferior do visor - ex.: Por do Sol

 

- horizonte concentrado : no centro do visor.

 

OBS.: Os dois primeiros enquadramentos são os mais indicados.

 

 

 

B)Céu:

 

Pode ser o elemento predominante nas fotos de paisagens; sofre mudanças contínuas e funciona como um refletor, além de ser parte da luz. Nos casos em que ele representa um fator significativo para a composição de uma foto, é aconselhável manter as exposições dentro dos limites mínimos exigidos para a produção de detalhes adequados na sombra.

 

 

 

c)Água:

 

É elemento importante nas fotos das paisagens, devido à sua capacidade de reflexão, incorporando uma diversidade enorme de tons e cores.

 

Podemos ressaltar alguns fatores responsáveis pelas características visuais da água:

 

- Céu: confere a coloração.

 

- Reflexão: espelha tons e formas existentes ao seu redor.

 

- Movimento: ondulações transmitem uma imagem abstrata.

 

Obs.: Fotos de quedas d’água (cachoeira) podemos fotografar com logo tempo de exposição (1s, 2s, 4s), fechando o diafragma, deixando a foto com um "efeito véu", o que é muito interessante e belo.

 

 

 

d) Zoológico:

 

O fotógrafo obterá fotos mais interessantes, se observar a rotina do animal, pois assim terá condições de saber seu comportamento nas diversas horas do dia, podendo, assim, prever seus movimentos. O uso do flash deve ser evitado e, caso tenha que usá-lo, jamais faça-o sem permissão.

 

O uso de combinações de lentes como uma grande-angular , uma lente normal e, talvez a mais importante, uma objetiva longa, presta-se pelo objetivo do motivo, levando em consideração, principalmente, o enquadramento e a eliminação de obstáculos comuns em zoológicos.

 

 

 

Eliminando cercas e grades:

 

As grades dos recintos ou cercas de arame nos zoológicos, podem ser eliminados quando se encaixa a objetiva entre as suas divisões, ou quando o fotógrafo se aproxima e usa uma grande abertura do diafragma, com uma objetiva longa e a maior abertura possível, a uma proximidade maior possível, o obstáculo fica fora de foco e o resultado é uma fotografia mais natural. Essa técnica torna-se tanto mais eficaz quanto maior a distância entre o animal e a cerca. Exemplos:

 

 

 

a) Animais Selvagens:

 

O problema principal consiste em localizá-los, pois a maioria se esconde, podendo facilmente detectar a presença de um ser humano. Para contornar os problemas de aproximação, a alternativa consiste no uso de teleobjetivas e camuflagens, velocidades rápidas e filmes mais sensíveis.

 

B) Plantas e Flores: podemos ressaltar três métodos para fotografá-las:

 

- Close-up: destacar as estruturas e detalhes - macrofotografia

 

- Foco Seletivo: isolar o objeto do fundo - usar fundo com cartolina, panos ou papel camurça.

 

- Grupo: enquadrar o grupo vegetal que se deseja - objetiva 50mm ou grande angular.

 

 

 

OBS.: A melhor hora para se fotografar flores é o início da manhã, pois a luz nesta hora do dia, oferece maior contraste para mostrar formas e detalhes. A cor define a forma, contrastes e valores tonais.

 

 

 

Projeção de suas Fotos em filmes positivos (Chrome):

 

Uma apresentação organizada e adequada do material visual aumenta o impacto de sua mensagem, prende a atenção do espectador e aumenta o interesse do mesmo.

 

Observe o tempo adequado da projeção dos slides, não mostre diapositivos fora de foco, sub ou super exposto, pois desta forma você transmite que não fotografa bem e não se preocupou com a qualidade da sua apresentação.

 

Dê um sentido lógico à sua apresentação com introdução desenvolvimento e conclusão. Os diapositivos projetados por longo tempo provocam a mudança de cor pelo calor do projetor.

 

Diapositivos com tabelas, gráficos, letreiros devem conter o mínimo de informações possíveis, conseguindo assim imagens maiores e melhor projeção.

 

Antes da projeção, é conveniente o julgamento dos slides por uma pessoa competente, julgando a qualidade dos seus diapositivos e opinando sobre o assunto técnico que será apresentado.

 

Conheça bem o funcionamento do projetor a ser utilizado e confira seqüência dos slides no carrossel. A projeção com dois projetores simultâneos favorece a apresentação de uma série de slides. O indicador a laser ajuda na apresentação dos slides.

 

Fonte: Herbario/fotoweb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom este seu artigo Paulinho!!!!!!!

 

Essa regra é uma das mais utilizadas por mim, gosto muito!!!

 

 

Parabens e obrigado pela contribuição amigo!!! =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom este seu artigo Paulinho!!!!!!!

 

Essa regra é uma das mais utilizadas por mim, gosto muito!!!

 

 

Parabens e obrigado pela contribuição amigo!!! =)

 

Essa é a regra que eu mais gosto de quebrar hehehehe

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa é a regra que eu mais gosto de quebrar hehehehe

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_smile.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_dry.gif

 

Muito legal isso !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahhhh, agora tô começando a entender isso!

 

Vou tirar umas fotos aqui para por em prática, as que sairem menos ruins eu coloco aqui para o pessoal falar!

 

Obrigadão Paulinho Cé!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente artigo. Gostei especialmente dessa frase:

 

O mais importante na composição não é preencher todos os espaços e sim saber entender os vazios existentes na fotografia.

 

Grande abraço Paulinho. Parabéns pela contribuição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito bom mesmo o artigo

 

parabens

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito bom mesmo o artigo

 

parabens

 

Amigos, ler é tão importante quanto fotografar, afinal as técnicas estão ai para serem usadas e são relevantes sem dúvida.

 

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é verdade

 

isso vale para tudo na vida

 

conhecer o que faz ajuda a fazer bem feito

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

perfeita as regras.

 

 

Consgui entender, basta agora aplicar.

 

 

Ja havia lido sobre ela mas sempre mudando a abordagem pode-se entender melhor.

 

 

 

Abraços grande Paulin!

 

^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fazia tempo que queria ler esse artigo mais nunca tinha paciência.... achei muito bacana as dicas, algumas eu ja conhecia... gostei dessa regra dos terços, então o ponto para enquadrar é sempre usando os pontos de ouro ??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fazia tempo que queria ler esse artigo mais nunca tinha paciência.... achei muito bacana as dicas, algumas eu ja conhecia... gostei dessa regra dos terços, então o ponto para enquadrar é sempre usando os pontos de ouro ??

 

Coxao, leia o artigo sobre Golden Mean e entenda melhor porque usar a regra dos terços.

 

abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.