Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcio.theis

Microsoft vai à Sibéria montar data center

Recommended Posts

Região russa é vista pela Microsoft como ótima oportunidade para erguer um data center com baixo custo.

 

A Microsoft admitiu, em comunicado, que assinou um acordo com o governo da Rússia para pesquisar o impacto da construção de data centers na região mais fria do país, a Sibéria.

 

Segundo a Microsoft, nenhuma decisão formal foi tomada. A empresa se diz, porém, muito animada com a idéia de construir data centers na Sibéria.

 

Só este ano, a empresa anunciou planos de erguer dois novos data centers, um em Chicago nos estados Unidos e outro em Dublin, na Irlanda. Agora, a empresa cogita construir uma terceira central de dados, na Sibéria.

 

Para montar um data center, a Microsoft analisa o custo da energia no local, a certeza de ter energia abundante de modo contínuo e a infra-estrutura telecom da região. Com a estréia dos serviços Windows Live e os esforços de marketing da Microsoft para ganhar audiência em buscas e serviços online, a empresa precisa ampliar sua capacidade de armazenar dados.

 

O data Center na Sibéria ofereceria a vantagem adicional de derrubar os custos com resfriamento das máquinas, já que a região é fria o ano todo. Um simples projeto de ventilação adequado seria suficiente para garantir que as máquinas nunca ficassem quentes demais.

 

Outro ponto positivo é que a Sibéria é rica em gás, o que torna a oferta de energia na região sempre abundante. O data center siberiano poderia sustentar, por exemplo, o crescimento da Microsoft na China, país que vive acelerado momento de inclusão digital e onde o custo da energia cresce rapidamente e sua disponibilidade torna-se menos segura.

 

 

 

Fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.