Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

walace

[Resolvido] Photoshop ou Não Photoshop

Recommended Posts

Mas e aí, vamos poder manipular as imagens ou não?

Eu não concordo muito com vcs. Acho que a tecnologia só melhora o padrão dos trabalhos. E ta melhorando muito o padrão da fotografia no mundo.

Henri Cartier-Bresson não usava Photoshop, isso é fato. E foi um dos melhores fotógrafos do planeta. Sem comentários. Entretanto, David LaChapelle (www.davidlachapelle.com), só usa edição de imagens em suas fotos. E realmente pode ser classificado com um dos fotógrafos mais feras do mundo. O cara é um monstro de tão impressionantes que são suas fotos.

O que manda na fotografia é a criatividade, o olhar do fotógrafo no momento de captar a imagem.

Creio que as ferramentas só vieram para contribuir com esse "olhar", e não pra dividir a fotografia entre Design e Foto pura. A única divisão que eu realmente creio que exista é Designer e Fotógrafo. Um designer usa o Photoshop pra transformar uma realidade em outra completamente diferente. Já o fotógrafo usa o Photoshop pra melhorar a qualidade daquele momento. Concluindo, o Photoshop é, para um fotógrafo, a extensão do seu próprio olhar. Um olhar que a câmera pode não ter captado no momento do clique.

Só minha opinião.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas e aí, vamos poder manipular as imagens ou não?

Eu não concordo muito com vcs. Acho que a tecnologia só melhora o padrão dos trabalhos. E ta melhorando muito o padrão da fotografia no mundo.

Henri Cartier-Bresson não usava Photoshop, isso é fato. E foi um dos melhores fotógrafos do planeta. Sem comentários. Entretanto, David LaChapelle (www.davidlachapelle.com), só usa edição de imagens em suas fotos. E realmente pode ser classificado com um dos fotógrafos mais feras do mundo. O cara é um monstro de tão impressionantes que são suas fotos.

O que manda na fotografia é a criatividade, o olhar do fotógrafo no momento de captar a imagem.

Creio que as ferramentas só vieram para contribuir com esse "olhar", e não pra dividir a fotografia entre Design e Foto pura. A única divisão que eu realmente creio que exista é Designer e Fotógrafo. Um designer usa o Photoshop pra transformar uma realidade em outra completamente diferente. Já o fotógrafo usa o Photoshop pra melhorar a qualidade daquele momento. Concluindo, o Photoshop é, para um fotógrafo, a extensão do seu próprio olhar. Um olhar que a câmera pode não ter captado no momento do clique.

Só minha opinião.

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif:clap:http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif Mandou bem Marcelo.

Com certeza o fotógrafo, seja em qualquer época, usa as ferramentas que têm disponível, e hoje temos os editores de imagem que ajudam a mostrar o que a fotografia tem de melhor.

De minha parte, dá pra liberar. Acho que é essa a opinião da maioria. Sem alterar substancialmente a fotografia. Ajustes de brilho, contraste, levels...

Compartilhar este post

Link para o post

é so aplicar aos desafios seguintes as novas regras

Compartilhar este post

Link para o post

acho que sim tambem

Compartilhar este post

Link para o post

tem q postar sim.. so pra garantir q so teve esse tipo de alteração... ne nao?

oia eu pulando no bonde andando...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, tentando fazer um resumão, ficou um resuminho, vejam se concordam.

-Pode usar o photoshop só para ajustes básicos;

-A foto original deverá sim ser postada em algum lugar;

As análises nos desafios serão feitas sobre a fotografia e nao sobre o uso do ps.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, tentando fazer um resumão, ficou um resuminho, vejam se concordam.

-Pode usar o photoshop só para ajustes básicos;

-A foto original deverá sim ser postada em algum lugar;

As análises nos desafios serão feitas sobre a fotografia e nao sobre o uso do ps.

Quanto a foto original, posta a foto ou link?

Compartilhar este post

Link para o post

A intenção pode não ser o uso do Photoshop, mas creio que todos queiram analisar o resultado final da imagem (com a aplicação do Photoshop ou não). Então pra que postar foto original, sem manipulação e sem melhorias?

Concursos do mundo todo não pedem pra postar duas fotos. Eles querem ver apenas uma, ou seja a foto final.

Penso que não seja necessário postar foto original.

Por favor, moderadores, coordenadores deste fórum, manifestem-se para decidirmos isso aí também.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é Marcelo, eu sinceramente estou na dúvida, eu era de postar apenas o link da original, mas sinceramente também nao sei se é necessário.

E não são só coordenadores e mods que podem decicir isso Marcelo, abri a discussão justamente para fazer os participantes todos opinarem.

Eu mesmo ainda nao sei o que fazer. Se fechar todas as outras observações e ficar essa sugiro discutirmos um pouco mais ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

eu também creio que não seja necessário postar a original......... pq senão vai ser trabalho em dobro pros moderadores

ter que ficar olhando a original, ver o exif se é original.... (o qual não é dificil burlar) e depois comparar com a modificada.... imagina comparar 30 imagens assim

se liberar o uso de PS entao posta só a final. com o marcelo disse........

seila.... os participantes é que terão de ter conciência do uso do photoshop nas suas imagens para o desafio... coloca na regra que se algum moderador QUISER

requisitar a original poderá ser feito... que acham ??

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei dessa idéia tbm, coxao.

Assim a coisa fica bem mais democrática. Quem lançar o desafio que escolha, mas que não fique mais sendo obrigatório.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que se não for obrigado a postar o link pra original (ou a foto), melhor liberar geral a edição.

Me digam quem é que vai ter uma inspiração e pedir pra alguém mandar a original?

Olha só essa foto, por exemplo:

ORIGINAL:

Imagem Postada

ALTERADA:

Imagem Postada

Quem é que vai desconfiar que tinha alguma coisa no lado direito? Nesse caso é pequeno, mas poderia ser um crop grande ou algo maior. Mesmo sendo pequeno, teve uma alteração.

Então libera tudo, porque senão vai ter gente fazendo alterações e rindo da nossa cara. Essa história de cada um ter consciência é coisa pra inglês ver.

Compartilhar este post

Link para o post

Afff, eu fico cada vez mais confuso e indeciso...

eu mesmo lembrei de sempre fui contra o ps, mas abri o tópico para ver se conseguimos deixar a coisa democrática, mas está dificil conseguir fechar uma idéia que seja boa para todos.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que no minimo deve ser enviado um link com a foto original aos moderadores da area para eles verificarem a autenticidade da foto, visto que sem isso nao teriamos um controle sobre as modificações

ai para o publico geral ficaria so a foto final assim ninguem seria influenciado na hora de avaliar

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, mas vejam o caso de umas fotos que está neste desafio atual, o cara postou as duas e "confessou" que tirou algo da foto pelo photoshop... na minha opinião está desclassificada. Mas eu estou certo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que se não for obrigado a postar o link pra original (ou a foto), melhor liberar geral a edição.

Me digam quem é que vai ter uma inspiração e pedir pra alguém mandar a original?

Olha só essa foto, por exemplo:

ORIGINAL:

Imagem Postada

ALTERADA:

Imagem Postada

Quem é que vai desconfiar que tinha alguma coisa no lado direito? Nesse caso é pequeno, mas poderia ser um crop grande ou algo maior. Mesmo sendo pequeno, teve uma alteração.

Então libera tudo, porque senão vai ter gente fazendo alterações e rindo da nossa cara. Essa história de cada um ter consciência é coisa pra inglês ver.

Marcos na boa, apagar um detallhe que, como você mesmo disse, nao altera em nada a imagem final qual o problema? não vejo o pq de tamanha objeção a PEQUENAS alterações em uma fotografia para ficar mais bela.

E ao final, se quiserem perguntar ao vencedor se ele editou algo e o que foi editado e se o mesmo se sentir a vontade de compartilhar o que fez todos crescerão nao?

todos aprenderão algo novo e sabem que podem melhorr seus resultados com pós produção, seja ela INTENSIVA ou nao. ( no caso aqui proposto acho que NAO PODE SER INTENSIVA, mas convenhamos, você considera uma manipulação ali cara?

só tirar uma sujeirinha na aguá?

isso TODOS fotográfos fazem hoje em dia e nao deixo de vizualizar as fotos deles como fotos.

bem, fica minha opnião.

Abraços,

Fabio Pantoja

Compartilhar este post

Link para o post

Afff, eu fico cada vez mais confuso e indeciso...

eu mesmo lembrei de sempre fui contra o ps, mas abri o tópico para ver se conseguimos deixar a coisa democrática, mas está dificil conseguir fechar uma idéia que seja boa para todos.

walace, por experiência em outros debates... se você acha que tem alguma mudança boa pra ser feita, faça (claro, em conjunto com os outros moderadores). Não abra pra decisão dos membros, pois SEMPRE terão pessoas a favor e contra, e às vezes, uma alteração que você, pela experiência e tempo de participação, sabe que vai ser legal, acaba não passando. Então, as últimas alterações nos desafios eu fiz por conta e fui vendo se dava certo (na época você ainda não estava oficialmente moderando essa área e eu estava "sozinho"). As que não deram, eu voltei à forma anterior. Lembra que teve um desafio que as fotos eram enviadas para um e-mail? Apesar de achar legal a idéia, eu vi que dava muito trabalho, então mudei novamente. E os votos... ainda estão sendo mandados por MP. Eu já pensei em voltar como era antes, mas ainda estou achando melhor assim. O dia que mudar de idéia, volto como era antes, sem abrir discussões, pois com certeza será a mesma discussão que está tendo aqui.

Não tenho dúvidas de que a discussão é boa. Mas não deixe os "debatedores" decidirem. Abra pra discussão, mas decidam os moderadores. A discussão talvez traga idéias e argumentos que não tinhamos visto antes, mas deixar pra eles decidirem vira nisso. Uma hora libera... outra proíbe.

Pois é, mas vejam o caso de umas fotos que está neste desafio atual, o cara postou as duas e "confessou" que tirou algo da foto pelo photoshop... na minha opinião está desclassificada. Mas eu estou certo ?

Ta aí um exemplo do que eu disse acima. Por acaso, o Paulinho questionou as cores da foto e disso descobriu-se que algo foi tirado da foto. Mas alguém desconfiou que a foto teve essa alteração? E ele "confessou", depois da descoberta (não estou querendo crucificar o colega, principalmente porque é o primeiro desafio dele e eu sei que poucos lêem as regras).

Então, vai ser fácil acertar a composição ou tirar coisas da foto, pois vai ser muito difícil alguém questionar isso. E se liberar ajustes então...

Por isso que eu estou dizendo que temos três opções:

1) Libera Geral.

2) Libera ajustes e pede pra colocar a foto original.

3) Não libera nada e continua como está.

Minha opinião é a de que temos que discutir entre 1 e 2, pois pelo que eu vi, a maioria entende que edição de imagem faz parte da fotografia atual.

Marcos na boa, apagar um detallhe que, como você mesmo disse, nao altera em nada a imagem final qual o problema? não vejo o pq de tamanha objeção a PEQUENAS alterações em uma fotografia para ficar mais bela.

E ao final, se quiserem perguntar ao vencedor se ele editou algo e o que foi editado e se o mesmo se sentir a vontade de compartilhar o que fez todos crescerão nao?

todos aprenderão algo novo e sabem que podem melhorr seus resultados com pós produção, seja ela INTENSIVA ou nao. ( no caso aqui proposto acho que NAO PODE SER INTENSIVA, mas convenhamos, você considera uma manipulação ali cara?

só tirar uma sujeirinha na aguá?

isso TODOS fotográfos fazem hoje em dia e nao deixo de vizualizar as fotos deles como fotos.

bem, fica minha opnião.

Abraços,

Fabio Pantoja

Então, Pantoja. Como você mesmo disse, alguma pequena alteração, vale. É isso que eu tô dizendo... ou libera pra alterações, ou tem que colocar a foto original pra ver, porque as discussões até agora foram no sentido de não alterar nada. Só vale ajustes. Se manter a decisão de não alterar nada, óbvio que não pode alterar nada.

Essa é uma pequena alteração. Mas veja essa brincadeira que o Paulinho fez:

http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=260795

Tá perfeita.

Em casa eu posto a original, mas essa foto que coloco abaixo era na horizontal, então, imagina o tamanho do crop:

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.