Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Paulinho Cé

Lançamento do Grupo de Estudos de Fotografia

Recommended Posts

Amigos,

Será lançado segunda feira o Grupo de Estudos sobre Fotografia visando o aprendizado, o aprimoramento e a prática da fotografia em geral.

Todos podem participar, aliás esperamos uma grande adesão dos foristas pois trata-se de um assunto bastante pertinente à um fórum de fotografia.

A organização é necessária em tudo o que se faz, por isso o estudo deverá obedecer à um certo planejamento para que a sucessão de tópicos seja ágil e proveitosa.

Cada segunda-feira será postado um texto relevante ao assunto a ser abordado juntamente com a relação de atividades sugeridas, para colocar em prática a teoria absorvida.

Cada tópico permanecerá 15 dias aberto à postagem de fotografias, discussão sobre as técnicas aplicadas e os resultados obtidos. Após esse prazo o tópico será fechado.

Diante dessa disposição, na segunda semana haverão dois tópicos em aberto: o atual e o da semana anterior, permitindo assim aos participantes que não tiveram tempo hábil para postar, mostrar as fotografias e discutir o assunto abordado naquele tópico.

Serão abordados os princípios básicos das fotografia visando o controle mais efetivo da câmera e uma fidelidade maior entre a concepção da idéia e a fotografia resultante.

Como os elementos envolvidos no processo fotográfico são inúmeros, as sugestões de novos assuntos serão bem-vindas, desde que sejam pertinentes ao propósito do grupo que é estudar a fotografia.

Com o advento das câmeras digitais, não serão mencionadas as câmeras analógicas, filmes ou outro equipamento desta natureza, filtrando assim os estudos e tornando a compreeenção das técnicas mais acessível.

A participação será gratuita e não serão oferecidos prêmios aos envolvidos, e a participação será facultada aos foristas conforme a disponibilidade, não havendo nenhuma penalização pela interrupção dos estudos por parte dos interessados.

As diretrizes iniciais dos estudos serão baseadas no livro " A Câmera" de Ansel Adams, em materiais disponíveis na internet e em outras origens legais que possam existir.

Muito obrigado e um grande abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza será um sucesso http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente Paulinho,

Deverá ser um curso muito valioso, espero participar pois como disse anteriormente aprender nunca esta demais.

E até porque os meus conhecimentos são básicos.

Sds,

Daniel

Compartilhar este post

Link para o post

bela iniciativa Paulinho..... concerteza muita gente irá participar, aprender nunca é demais

Muito obrigado coxao, juntos conseguiremos aprender.

abraços.

Excelente Paulinho,

Deverá ser um curso muito valioso, espero participar pois como disse anteriormente aprender nunca esta demais.

E até porque os meus conhecimentos são básicos.

Sds,

Daniel

Daniel, sua presença é muito importante.

O estudo será básico porém com a evolução dos assuntos com certeza passará para técnicas avançadas logo.

abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

EU TO DENTRO!

minha oportunidade está aqui de progredir tanto em 3D( no outro grupo de estudos) quanto nesse aqui de Fotografia.

Tentarei dar continuidade nos dois.

Abraços mestre Paulin! ^^

e que os Deus da fotografia estejam conosco( apesar de que um já está ne?) hehehhe

Compartilhar este post

Link para o post

EU TO DENTRO!

e que os Deus da fotografia estejam conosco( apesar de que um já está ne?) hehehhe

Pantoja, realmente temos a companhia intelectual do maior gênio da fotografia que foi Ansel Adams, cujo livro " A Câmera " fornece os subsídios para os estudos iniciais.

Além de inúmeras publicações fotográficas, o livro " A Câmera " faz parte da série que tem tambem " O Negativo " e " A Cópia " onde Ansel mostra todo o seu rigor técnico na fotografia.

Foi Ansel que criou o " Sistema de Zonas " , método perfeito de fotometria representando a luz da cena em tons de cinza.

Abraços.

Paulinho Cé

Compartilhar este post

Link para o post

EU TO DENTRO!

Pantoja, realmente temos a companhia intelectual do maior gênio da fotografia que foi Ansel Adams, cujo livro " A Câmera " fornece os subsídios para os estudos iniciais.

Além de inúmeras publicações fotográficas, o livro " A Câmera " faz parte da série que tem tambem " O Negativo " e " A Cópia " onde Ansel mostra todo o seu rigor técnico na fotografia.

Foi Ansel que criou o " Sistema de Zonas " , método perfeito de fotometria representando a luz da cena em tons de cinza.

Abraços.

Paulinho Cé

você nao faz ideia de como estou ansioso para absorver seus conhecimentos.

rssrrss

Ja até comprei aqui uns pentes de memória novos.

^^

Compartilhar este post

Link para o post

EU TO DENTRO!

Abraços.

Paulinho Cé

você nao faz ideia de como estou ansioso para absorver seus conhecimentos.

rssrrss

Ja até comprei aqui uns pentes de memória novos.

^^

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Já estou sentado na primeira carteira! :D

Muito bom Paulinho!!!! :):)

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pela iniciativa, Paulinho. Finalmente consegui um tempo pra ler este tópico e achei a idéia excelente.

Muito obrigado Marcos, acredito que vai ser aproveitável para todos.

abraços.

Já estou sentado na primeira carteira! :D

Muito bom Paulinho!!!! :):)

Valeu Fabio, abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, não sei se ainda a tempo, mas aí vão alguns testes meus. Ainda estou um pouco perdido quanto à abertura, tanto que vejam que usei a mesma para os três casos, alterando apenas a velocidade. No caso da teia e do lago eu gostei mais das subexpostas, pois alguns detalhes ficaram melhores desta forma. Eu sempre buscara "zerar" a imagem, mas fazendo estes exercícios notei que dá pra se conseguir resultados mehores sub ou superexpondo a fotografia. Só por isso já valeu.

No caso da árvore, notei que subexpondo eu vi mais detalhes do fundo do que da prórpria árvore.

Bom, agora espero comentários para eu eu possa entender bem o que rolou.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Normal 1/160

Super 1/30

Sub 1/320

F/3.5

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Normal 1/1250

Super 1/320

Sub 1/1600

F/2.7

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Normal 1/640

Super 1/250

Sub 1/1600

F/2.7

Compartilhar este post

Link para o post

Maravilha walace

Gsotei muito das suas fotos e analises de resultados

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, não sei se ainda a tempo, mas aí vão alguns testes meus. Ainda estou um pouco perdido quanto à abertura, tanto que vejam que usei a mesma para os três casos, alterando apenas a velocidade. No caso da teia e do lago eu gostei mais das subexpostas, pois alguns detalhes ficaram melhores desta forma. Eu sempre buscara "zerar" a imagem, mas fazendo estes exercícios notei que dá pra se conseguir resultados mehores sub ou superexpondo a fotografia. Só por isso já valeu.

No caso da árvore, notei que subexpondo eu vi mais detalhes do fundo do que da prórpria árvore.

Perfeito o seu teste Walace.

Veja que " zerando " a imagem você está usando a fotometria média da cena e não tem domínio de como quer o resultado.

Fotografias sub expostas guardam mais detalhes recuperáveis, ao contrário das super expostas que são impossíveis de se corrigir. A sua câmera tem o modo spot de fotometria, o que dará mais flexibilidade na medição da luz na cena.

A profundidade de campo vai depender da distância do primeiro plano; veja na primeira série o BG ficou bem desfocado pois a teia está bem próxima da lente e a abertura está setada em f/3.5.

Na segunda série mesmo aumentando a abertura para f/2.7 o que diminui o DOF, toda a cena ficou focada pois a àrvore em primeiro plano está bem mais distante da lente. Na terceira série mesmo utilizando a mesma abertura, a aproximação do primeiro plano reduz drásticamente o DOF.

Embora as compactas tenham um ângulo de visão diferente das DSLR, estes parâmetros são importantes para você definir o que quer focar e o que quer desfocar numa fotografia.

Parabens pelas séries muito bem elaboradas e um abraço.

Paulinho Cé

PS: Walace, você postou no raiz, deveria tes postado no tópico " VISUALIZAÇÃO...."..

Compartilhar este post

Link para o post

Qual camera se deve usar para poder participar desses estudos? Pois eu tenho uma bem simples, é uma samsung S750 de 7.2mp, será que ela serve para poder participar desses estudos?

Abraços e obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual camera se deve usar para poder participar desses estudos? Pois eu tenho uma bem simples, é uma samsung S750 de 7.2mp, será que ela serve para poder participar desses estudos?

Abraços e obrigado.

Olá Michell,

Qualquer pessoa com qualquer câmera pode participar dos estudos. A diferença é que talvez você não consiga fazer alguma coisa.

Logo estaremos com novas aulas. No momento reformulando os estudos.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Estamos reformulando o Grupo de Estudos pra adequar aos nossos frequentadores. Começaremos com "aulas" básicas, de modo que qualquer um poderá, ao chegar nos módulos mais avançados, poder acompanhar sem problemas.

A idéia é inicialmente começar com as partes principais da câmera, os comandos básicos, os elementos da fotografia e composição, e mais tarde, abrir módulos específicos para trabalhar técnica pessoal, ou seja, para cada um desenvolver sua própria técnica.

Nesse início de ano, tendo em vista que estarei em férias e com o carnaval já no início do ano, os módulos terão um intervalo maior.

Após essa fase inicial, estaremos colocando os módulos com maior freqüência.

Bons estudos para todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.