Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rastael

Legalidade no registro de domínio concorrente

Recommended Posts

Alguém saberia me dizer quais os requisitos jurídicos que temos para recuperar ou não liberar um dominio registrado de uma empresa concorrente a sua, por exemplo, se eu registrasse primeiro que a Globo o domínio globo.com.br, eu teria como continuar com este registro ou teria algo na lei que eu seria obrigado a liberá-lo, e no .com como seria.

Desde já agradeço, aguardo o retorno.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

se o nome em questão for patenteado, o dono da patente pderá recorrer judicialmente

na maioria dos casos o proprietario da patente ganha

Compartilhar este post

Link para o post

Exato hinom, um exemplo foi a Globo.com e a Coca-Cola, que na época em que os domínios iam ser registrados, eles estavam indisponíveis, ambas entraram com recurso judicial e obteram os domínios de volta.O Google vira e mexe, está brigando na justiça por domínios que utilizam seu nome (ex: googlebrasildetudo.com.br), se eles recorrerem judicialmente ganham.O que pode tornar o processo mais complicado, é se o detentor atual do domínio, e com o nome fantasia relacionado ao domínio, mesmo assim torna-se difícil competir com essas empresas.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, depende muito também do teu interesse real em manter o domínio. Vamos supor que eu tivesse uma empresa com o nome de Globo Ferragens, e registrasse o domínio globo.com antes da Rede Globo, e principalmente utilizasse esse domínio regularmente. Provavelmente ia conseguir manter o direito de usar esse domínio, mesmo que a Globo me processasse. Mas por exemplo, se mesmo eu tendo a empresa, mas só tivesse o domínio registrado em meu nome sem colocar nenhum site lá, a chance de perdê-lo já seria bem maior.

O que dá pra concluir é que, como quase tudo no mundo jurídico, tem que ver no tal do caso concreto. Cada situação tem a sua particularidade...

Compartilhar este post

Link para o post

Até um certo ponto sim, mas nos dias atuais quem detém dinheiro/capital, detém o poder, não se iluda muito, pois na justiça isto também ocorre, e muito.Mas é um processo complicado, podemos entrar também nas patentes, a empresa maior deverá possuir a patente registrada, o que é um ponto favorável à empresa na disputa.

É diferente Coca-Cola Boteco's e a Coca-Cola, fica difícil competir.

Compartilhar este post

Link para o post

eu lembro que há +- 5 anos atrás foi aprovada uma lei no brasil que impedia nomes semelhantes

há um tempo atrás, alguns "espertinhos" começaram a registrar nomes de produtos com nomes muito parecidos de marcas famosas

por exemplo, "coca-mola" inclusive a logo era muito parecida. ou "koka-kola"

existem muitas empresas pequenas com o mesmo nome. Por exemplo. nos estados unidos encontrei 5 lojas chamadas star computer, sendo que no brasil encontrei 2. Pensei que fossem filiais, mas eram empresas diferentes.

a tendência mundial é que tudo se englobe. As empresas grandes comprarão todas as empresas pequenas e se tornarão um só.

esse processo é lento porém, já iniciou há um certo tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.