Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Decinho Game

não sei se é o local apropriado para postar

Recommended Posts

Se não for o local apropriado para postar você pode mover para o local certo...

 

Fazer duas partições no HD para dois S.O....

 

Meus caros colegas, um amigo pediu para instalar no pc dele o WINDOWS XP, e o LINUX, OBS: o computador já vem de fabrica com o LINUX, eu tenho que formatar o pc para depois criar duas partições uma para o LINUX e a outra para o WINDOWS XP, ou com o LINUX instalado mesmo tem como criar uma outra e colocar o XP...

 

Qual a dica que vocês podem dar...

 

Tem como voces postar passo a passo como fazer essa instalação, pois é minha 1ª vez....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa meu colega Prog, vou instalar o UBUNTU junto com o XP...

 

 

Alguns dados que são importantes:

 

Meu HD tem 80GB, ja particionei ele em 2 partes, coloquei 50GB para o windows xp, e deixei o resto para instalar o Linux Ubuntu...

 

 

Quero fazer Dual boot - Windows e Linux no mesmo HD - na mesma maquina, para quando inicializar o windows dar a opção para escolher entre XP e Linux... entendeu????

 

 

 

Estou com dificuldades porque tem que instalar umas coisas no linux como o ext2 e linux-swap.

 

Algumas pessoas dizem que tem que colocar 600mb no linux-swap. e o resto no ext2...

 

 

E aí meu amigo, me ajude nessa tarefa, me der uma ajuda passo a passo pois é minha primeira vez... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_happy.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Instale o Windows primeiro, acho que isto você já fez.

Em seguida, instale o Ubuntu, você pode optar por fazer a partição "assistida", o que funciona como um rápido e eficiente criador de partições, como um Wizard, ele vai te mostrar algumas opções e você seleciona aquela que mais se adequa a sua necessidade.

 

Após o término da instalação o gerenciador de boot estará instalado e ao reiniciar o sistema será executado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa Prog, rapaz eu fiz do jeito que você falou mais o Ubuntu não reconheceu a outra partição que deixei livre para ele....

 

 

 

A partição para o Windows XP deixei NTFS com 50Gb, e deixei 30GB como FAT32 para o Ubuntu como expliquei para você anteriormente, era para dar certo mais o Ubuntu não reconheceu a outra partição que deixei livre para ele....

 

 

O CD que tenho aqui comigo é a versão 7.04 do ubuntu em português...

 

 

Iniciei o pc com o cd do linux dentro do drive para ele pegar o boot do cd, ele pega tudo beleza, peço para iniciar o linux pelo cd mesmo, porque ele roda com o cd, quando o linux abre tudo direitinho, tem a opção na area de trabalho do ubuntu, "Deseja instalar o sistema no disco" acho que é isso, pronto clico lá e sigo os procedimentos mais chega um ponto de ele não reconhecer a outra partição que deixei livre para ele que seria a FAT32 de 30GB...

 

Que mistério é esse?

 

Aguardo respostas.... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você tem que excluir esta partição FAT32 (deixar sem nenhum formato, isto pode ser feito tanto pelo Windows quanto durante a instalação do Ubuntu), apenas desta forma haverá espaço para que o Ubuntu crie suas próprias partições.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ha! sim!!!!

 

é porque criei a partição pelo proprio windows xp, daí formatei ela como fait32, na parte de ferramentas administrativas dentro do painel de controle do proprio windows....

 

Então vou ter que exclui ela novamente pelo CD do windows xp, e recriar ela novamenete sem ter que formatar a mesma..

 

 

Acho que vai dar certo!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não precisa entrar no CD do Windows, no próprio Windows XP que já esta instalado existe uma ferramenta para manutenção de partições.

 

Siga os seguintes passos:

Clique no botão Iniciar -> Botão direito no icone Meu Computador -> Item de menu Gerenciar -> Na janela que abrir, haverá uma lista, selecione Gerenciamento de Disco -> Clique sobre a partição que você deseja excluir com botão direito e selecione o item Excluir partição...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz não deu certo, deixei a partição livre para o linux, mais ele estalou na partição do XP, dai ficou só com o linux e o xp sumiu, vou formatar o pc de novo e recriar as duas partções uma para o xp e outra para o linux!

da forma q você me disse não deu certo.....

 

 

Qual a dica q você me diria?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ola, quando inicio o Linux Ubuntu pelo CD-ROW, na abertura da tela fica torna desalinhada a tela... porque isso acontece?

 

 

Os icones fica grande as bordas da tela fica feia, tortas, acho que que é problema de video...

 

 

vou em Configuração de tela mais nao resolver...

 

 

O que pode ser?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Durante a inicialização do Ubuntu há itens que você pode configurar, logo na primeira tela, são eles:

- F1 para ajuda

- F2 para idioma

- F3 para mapa de caracteres

- F4 para configuração de vídeo

- F5 para acessibilidade

- F6 para outras opções

 

Na configuração de vídeo, você pode escolher uma que seja mais adequada a sua necessidade.

Talvez isto resolva, mas mesmo assim pode depender de outras coisas que, as vezes, fogem ao controle do usuário, neste caso, seria necessário configurar manualmente e ajustar corretamente os parametros.

 

-----------

 

Quanto ao problema anterior mencionado, eu fiz alguns testes aqui e realmente, a primeira opção de criação das partições diz respeito a utilização no disco inteiro, deve ter sido esta opção que você selecionou, quando a opção escolhida corretamente deveria ser "Usar todo o espaço livre disponível". Caso esta opção não seja exibida, escolha a opção Manual e crie as partições Linux manualmente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caso esta opção não seja exibida, escolha a opção Manual e crie as partições Linux manualmente.

 

Foi o que fiz, conforme a imagem abaixo mostra, mais não deu certo apareceu o seguinte erro que você vai ver na imagem..

 

Imagem Postada

 

 

Quando seleciono a partição Ext3 e dou enter daí aparece: nenhum sistema de arquivos raiz foi definido...

 

 

 

Dê uma olhada na imagem e veja o que falta pois ta duro viu eu fazer essa instalação desses dois sistemas operacioais..

 

 

OBS: Na hora da instalação se eu escolher a Instação asistido usando o disco todo da certo, mais em compensação o xp vai embora..

 

Usei essa que você falou mais não deu certo também que é:

Usar todo o espaço livre disponível

....

 

Era para dar certo, que Mistério é esse... <_< :wacko: ????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Decinho, vamos lá... do zero:

 

Quando chegar na janela de particionamento manual, faça o seguinte:

- Não mexa em /dev/hda1 (esta é a partição do Windows)

- Exclua as demais partições /dev/hda3 e /dev/hda5

- Quando você escluir vai aparecer na lista um item "Free Space".

- Ao selecionar o item, vai aparecer o botão New Partition, clique.

-- Crie uma nova partição. do tipo Swap com, pelo menos, 256MB.

- Após a criação da Swap, ainda haverá o item "Free Space", selecione e cliq

 

Decinho, vamos lá... do zero:

 

Quando chegar na janela de particionamento manual, faça o seguinte:

- Não mexa em /dev/hda1 (esta é a partição do Windows)

- Exclua as demais partições /dev/hda3 e /dev/hda5

- Quando você escluir vai aparecer na lista um item "Free Space".

- Ao selecionar o item, vai aparecer o botão "New Partition", clique.

-- Crie uma nova partição. do tipo Swap com, pelo menos, 256MB.

- Após a criação da Swap, ainda haverá o item "Free Space", selecione e clique novamente em "New Particion".

-- Crie uma nova partição, do tipo ext3 para usar todo o espaço restante a disposição, no campo "Ponto de Montagem" coloque uma /.

- Pronto, pode seguir com a instalação do sistema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

beleza Prog, deu certo, valeu pela paciencia... muito obrigado mesmo....

 

 

OBS 1: Agora como faço para melhorar a resolução da tela pois a tela está toda desalinhada, pensava que fosse o monitor tentei ate ajeitar pelo monitor mais nada feito, tem que baixar algum drive de video ou mexer em alguma configuiração para arrumar isso?

 

A tela ta feia, era para os icones está pequenos e a tela bem alinhada, mais está toda torta e desalinhada.....

 

 

como faço para ajeitar meu Linux Ubuntu??

 

 

OBS 2: COMO FAÇO PARA MUDAR A MINHA APARENCIA DO UBUNTU PARA UM DESKTOP WINDOWS XP? PARA QUE MEU LINUX FIQUE COM APARENCIA DE WINDOWS XP!!!!! TEM QUE FAZER ALGUMA CONFIGURAÇÃO? POIS TENTEI BAIXAR DA NET UM ARQUIVO QUE MUDA A APARENCIA DO LINUX, MAIS TEM QUE FAZER UMA CONFIGURAÇÃO... você PODE ME AJUDAR???

 

 

Desde ja muito agradecido e grato por vossa ajuda... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, a resolução que o computador identificou para meu monitor foram só duas:

 

 

Imagem Postada

 

 

1

 

800x600

 

taxa de atualização 85 Hz

 

Rotação normal

 

 

E a outra é essa que escrevi aí em baixo!!!...

 

2

 

640x480

 

taxa de atualização 86 Hz

 

Rotação normal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu amigo Prog muito obrigado por vossa ajuda e pela paciencia que você dispensou para comigo, estou muito grato mesmo...

 

 

Sobre esse problema sobre a resolução de video acabei de achar nesse site: Ubuntu Brasil

 

O pc agora está ok.....Valeu pela sua ajuda ...você está de parabens nunca que eu conseguia resolver essa bronca sozinho, pois como falei sou novo nesse mundo linux...

 

 

Pronto falta agora só uns temas legais para mudar a aparencia do meu linux ubuntu, não quero tema do xp nao, quero algumas opções de temas para mim ver qual parece comigo, OBS: tem que me ensinar como instalar, pois baixei alguns dos sites, mais nao deu certo eu instalar os mesmos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.