Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcos Vinícius

aula 2

Recommended Posts

TIPOS DE CÂMERAS E SUAS PRINCIPAIS DIFERENÇAS

As câmeras atualmente podem classificar-se em:

1) ULTRA COMPACTAS

2) COMPACTAS

3) SUPERZOOM (SZ) OU ULTRAZOOM (UZ)

4) PROSUMERS

5) DSLR

ULTRA COMPACTAS

As máquinas classificadas sob essa condição são aquelas de tamanho pequeno, que geralmente cabem no bolso, onde o usuário, na maioria delas, tem o mínimo controle sobre as suas opções. Normalmente não há possibilidade de controlar manualmente o tempo de exposição e a velocidade de abertura, salvo usando de subterfúgios, quando possível.

Esse é o tipo de câmera ideal pra quem quer tirar fotos sem precisar se preocupar com nenhum tipo de regulagem, pois a própria câmera se encarrega de fazer as leituras e os ajustes necessários. Além disso, preza pela portabilidade, pois seu pequeno tamanho permite seu transporte sem dificuldades.

Essas são legitimas 'point e shoot'. É apontar e bater. Mas nem por isso são câmeras de menor qualidade. É o caso, por exemplo, da Canon Powershot SD900, que têm 10 MP.

COMPACTAS

Esse é o tipo de câmera que alia a vantagem de tirar fotografias no modo automático com modos de ajustes manuais. Diferenciam-se das Superzooms e Prosumers especialmente pela menor quantidade de recursos e lentes de qualidade não tão superiores quanto aquelas. Apesar disto, existem máquinas com alta qualidade.

Essas câmeras são ideais pra quem quer, na maioria das vezes, apenas tirar fotografias sem se preocupar com nenhum tipo de ajuste, mas que desejam ter acesso a alguns recursos manuais, especialmente velocidade e abertura, ou até pelo menor preço destas (apesar de que algumas são bem caras) quando comparadas com as SZ, Prosumers e DSLR's, já que não deixam a desejar em termos de qualidade.

PROSUMERS

Vem da junção de Professional + Consumer (do inglês, claro). São câmeras 'semi-profissionais' (SLR-like). Alguns as definem como 'compactas' com recursos de câmeras profissionais. São câmeras geralmente com lentes de maior qualidade e com recursos não encontrados nas compactas, ótima performance e qualidade de imagem. Alguns fotógrafos inclusive as têm para uso profissional, pois elas têm preços menores que as DSLR's, além de ter uma boa gama de opções sem necessidade da troca das lentes.

Normalmente permitem colocar novas lentes (como filtros), 'somando-se' à objetiva original.

Outra característica comum é a de que a imagem mostrada no visor é a mesma captada pela lente, e mostrada através de um mini LCD, chamado 'viewfinder' ou EVF, o que não acontece com as compactas (lembrando que as compactas também mostram a imagem captada pela lente, só que no LCD e não no visor).

SUPERZOOM (SZ) OU ULTRAZOOM (UZ)

Como o próprio nome já diz, são câmeras com zoom acima do normal. As câmeras normalmente têm zoom de 3 ou 4 x. As SZ chegam a ter zoom de 18x, como é o caso da Olympus SP-550 UZ, ou da Panasonic DMC FZ18. Aqui estamos falando de zoom ótico e não digital.

As UZ podem ser do tipo 'compacta' ou 'prosumer', o que faz com que suas características sejam desses tipos e não com características próprias.

DSLR (Digital Single Lens Reflex)

A principal característica de uma DSLR é o fato de você enxergar no visor exatamente o que está sendo focado. Essa imagem é obtida através de espelhos que 'saem' da frente do sensor, quando o obturador é pressionado.

Outra característica que as diferem das anteriores é a qualidade de seus componentes, que são superiores. Isso se deve principalmente ao tamanho dos seus sensores (que são maiores), e ao fato dos fabricantes deixarem seus melhores sensores para estas, e também a maior qualidade de suas objetivas.

Outra diferença é a faculdade de poder trocar a lente (agora não consigo lembrar, mas tem algumas que não permitem a troca. Mas a esmagadora maioria pode). Então você pode ter uma lente específica pra cada situação. A desvantagem é que para ter o mesmo poder de fogo de uma compacta com zoom ou de uma prosumer, você tem que ter mais de uma lente. A vantagem é a possibilidade de ter uma lente específica para cada situação, com significativo aumento da qualidade. Isso sem contar a qualidade dos outros componentes.

Outra característica importante é o baixo ruído em ISO alto, e o maior controle de profundidade de campo, tornando possível fazer fotos com áreas bastante desfocadas, valorizando os objetos em foco na cena.

São máquinas pra uso profissional (ou amadores "avançados").

Podemos dividi-las em

- DSLR's entrylevel - ou de entrada (Canon Rebel XTi, Nikon D40)

- DSLR's high-end - ou profissionais (Nikon D2Xs, Canon 1D)

Um grande abraço a todos e até a próxima aula. Fica aberto o espaço para discussões.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal essa definição de cara tipo de câmera, seria legal citar alguns modelos de cada uma... vou dar uma pesquisada para ver o que consigo.....

e vendo essa comparação, vi que já tive 1 de cada um tipo... só falta uma reflex agora ^^

não sabia que dentro das reflex tinha de DSLR de entrada e DSLR high-end...pra mim eram tudo reflex.....

Compartilhar este post

Link para o post

legal essa definição de cara tipo de câmera, seria legal citar alguns modelos de cada uma... vou dar uma pesquisada para ver o que consigo.....

e vendo essa comparação, vi que já tive 1 de cada um tipo... só falta uma reflex agora ^^

não sabia que dentro das reflex tinha de DSLR de entrada e DSLR high-end...pra mim eram tudo reflex.....

Isso explica por que uma D40 (com objetiva), custa em torno de R$ 1.500,00 e uma D2Xs custa mais de R$ 12.000,00 só o corpo.

Compartilhar este post

Link para o post

mais o que falo sempre...não é a camêra que faz o fotógrafo, vejo muita gente com 40D e Xti tirando fotos mais bonitas e interessantes que muito fotografo que tem aparelhagem profissional e cameras tal com lente tal que custam uma nota....

Compartilhar este post

Link para o post

mais o que falo sempre...não é a camêra que faz o fotógrafo, vejo muita gente com 40D e Xti tirando fotos mais bonitas e interessantes que muito fotografo que tem aparelhagem profissional e cameras tal com lente tal que custam uma nota....

Claro coxa, quem manda é o fotografo e isso é inquestionavel.

Mas posso responder por mim pelo menos... minha camera ja nao me atrai mais. Uso ela mesmo para regitro dos momentos do meu filhote.

Para ARTE FOTOGRAFICA nao tenho o menor animo com ela. Um dia eu poderei adquirir um equipamento melhor e ai sim proseguir com firmesa nos estudos de fotografia digital.

Abração aeee

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.