Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

DKannel

TRANSIÇÃO: windows para linux

Recommended Posts

Olá, todos devem estar cansados do ruindows, que além de ser uma bosta é um SO sem nenhuma

funcionalidade, a nao ser pra quem perde tempo em criar virus ou outras porcarias...

 

Bom.. sabendo disso, vou mudar para o linux/Kurumin/ubuntu o mais rapido possivel, mas antes...

 

1º-) eu gostaria de saber quais programas eu usarei no lugar desses:

 

 

winamp

soulseek

emule

msn

nero

word

excel

dap

winrar

divx

acdsee

 

 

2º-) para arquivos de foto, musica, filme, e etc.. qual a diferença das extençoes dos mesmos?

tipo:

 

bmp

jpg

gif

exe

doc

txt

rar

png

 

 

 

3º-) para jogos... como funciona, teria q ser jogos pra pc normal ou especial para linux ??

 

 

4º-) quanto aos drives de placa de video, som, etc.... como ficariam ??

 

 

 

pros & contras

 

win = pra instalar, poe cd e vai sem pensar, mas na hora de usar... esquece...

kurumin = móh putaria pra instalar, mas depois... vai que é uma lamborghini

 

 

 

espero que respondam com clareza e objetividade, quem sabe assim, esse topico ajuda outras pessoas a fazerem o mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá DKannel...

 

Vou tentar ser o mais claro possível, não vou me basear numa distribuição específica, mas de ante-mão, quero deixar claro que umas distribuições são mais simples de serem manuseadas do que outras.

 

Tenho usado Ubuntu desde 2005.

 

Olá, todos devem estar cansados do ruindows, que além de ser uma bosta é um SO sem nenhuma

funcionalidade, a nao ser pra quem perde tempo em criar virus ou outras porcarias...

Nem tanto... É fato que eu uso e trabalho com Linux diariamente durante os últimos 8 anos, mas tem coisas que, querendo ou não, apenas funcionam no Windows, mas isto depende apenas da industria de software.

 

Bom.. sabendo disso, vou mudar para o linux/Kurumin/ubuntu o mais rapido possivel, mas antes...

Por exemperiência, sugiro o uso do Ubuntu, mas isto também varia de usuário para usuário.

Tem pessoas que preferem OpenSuSE, Mandriva, Debian, Slackware, ...

 

1º-) eu gostaria de saber quais programas eu usarei no lugar desses:

 

winamp - Audacious

soulseek - Nicotine

emule - aMule

msn - aMSN

nero - K3B

word - OpenOffice Writer

excel - OpenOffice Calc

dap - plugin do Firefox DownThemAll

winrar - rar

divx - Totem

acdsee - ??? depende do que você faz com o ACDSee, eu sei que ele vizualiza fotos, mas ele tem inúmeros outros recursos

A maioria desses softwares que eu mencionei estão aí mais como exemplo mesmo, existem muitas outras opções, isto vai muito de gosto e usabilidade que o usuário precisa. Para ouvir música, por exemplo, eu uso o Rhythmbox.

 

Uma lista bem completa de equivalência de softwares pode ser obtida neste endereço (não esta muito atualizado):

http://mosel.estg.ipleiria.pt/files/tabela_equivelentes.html

 

2º-) para arquivos de foto, musica, filme, e etc.. qual a diferença das extençoes dos mesmos?

tipo:

 

bmp

jpg

gif

exe

doc

txt

rar

png

Essa pergunta eu não entendi direito.

No Linux encontramos os mesmos tipos de arquivos que encontramos no Windows, com excessão de arquivos EXE e COM (eles podem existir, mas neste caso especificamente estes tipos de arquivos estão diretamente relacionados com o sistema operacional Windows e apenas poderão ser executados com um software tipo o WINE), no Linux, um arquivo executável é caracterizado pelas suas permissões e não pela extensão do nome de arquivo.

 

3º-) para jogos... como funciona, teria q ser jogos pra pc normal ou especial para linux ??

Este realmente não é o ponto forte do Linux, existem alguns poucos bons jogos para Linux, mas a industria de games investe pesado mesmo é no desenvolvimento de jogos para Windows. A comunidade de software livre desenvolveu um "emulador" chamado WINE, que cria uma camada de aplicação entre o Linux e o software que se deseja executar, fazendo-o "acreditar" que esta sendo executado em um Windows. Este recurso serve para jogos, automação de escritório e softwares em geral. Com o desenvolvimento do WINE um grupo fez melhorias nos seus scripts e desenvolveram uma ferramenta chamada Cedega, esta sim específica para rodar jogos do Windows no Linux. Periodicamente o WINE e o Cedega são atualizados, implementando novos recursos e suportando aplicativos/jogos mais recentes.

 

4º-) quanto aos drives de placa de video, som, etc.... como ficariam ??

Isto já foi um problema num passado não muito distante, hoje em dia o Linux é o sistema operacional que suporta a maior quantidade de dispositivos. Alguns fabricantes como Nvidia e ATI já disponibilizam drivers de seus produtos também para Linux, além da comunidade ajudar bastante no desenovlvimeto de outros softwares para suporte a outra variedade de dispositivos.

 

pros & contras

 

win = pra instalar, poe cd e vai sem pensar, mas na hora de usar... esquece...

kurumin = móh putaria pra instalar, mas depois... vai que é uma lamborghini

 

espero que respondam com clareza e objetividade, quem sabe assim, esse topico ajuda outras pessoas a fazerem o mesmo.

Espero que algumas das suas dúvidas tenham sido esclarecidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente peço DESCULPAS pelo que falei do win... eu o uso desde o 3.1... usei DOS e os carai foi como uma luz no escuro... hehehehe.... mas fui levado pela emoção e acabei dizendo q é uma bosta.... o win é loko.... mas pena não ser open source..... minha neura seria mais pelo fato das pessoas perderem tempo em criar virus e outras inhacas pra atrapalhar a vida do proximo... odeio isso...

 

e de resto... perfeito.... compreendi tudo o que você falow... pelas minhas pesquisas.. o Ubunto seria o melhor... mas como tenho aki o kurumin... acho q vai ser este mesmo...

 

na questão sobre as extençoes... eu me expressei mal... pode ver q ja era 3 e tanta da madruga.. hehehe

eu queria dizer se arquivos de musica foto e etc tem outra extenção.... mas ja foi respondida... valew...

 

Ae Prog... muito valewzaum, cara... espero que outras pessoas comecem a ter atitude de mudar tb.... obrigado pelas dicas...abraços..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você quiser, a empresa responsável pelo Ubuntu, a Canonical, envia CDs das distribuições Ubuntu e Kubuntu para sua casa, a custo zero.

A página é esta https://shipit.ubuntu.com/ (demora de 30 a 45 dias para chegar o CD na sua casa)

 

Se você quiser, também pode verificar nesta página se alguém, próximo a sua região, tem CDs a disposição:

http://wiki.ubuntubrasil.org/CDsNoBrasil/Gutsy

 

Caso você queira o CD mais rápido e não queira fazer o download, entre em contato comigo por MP que eu envio pra ti por correio 1 CD do Ubuntu e 1 CD do Kubuntu. Estou em Brasília, dependendo de onde você mora, a entrega pode ser de 1 a 2 semanas.

 

Outras listas de equivalência de software Linux x Windows:

http://wiki.ubuntu-br.org/ProgramasEquivalentes

http://www.linuxalt.com/

 

Página do Cedega:

http://www.cedega.com/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.