Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Vanessa de Oliveira

Configuração do ASM

Recommended Posts

Boa noite!

Estou instalando o Oracle 10gR2 no Red Hat Enterprise Linux 4.5.

Tenho 4 HDs de 73GB em RAID-10 e não estou sabendo como configurar o ASM na instalação do Oracle. Estou executando a instalação pelo runinstaller.

Quando seleciono a opção de criar o ASM, na tela em que deveria aparecer os discos para selecionar não esta aparecendo NADA.

Alguém pode me ajudar?

Abraços

Vanessa

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vanessa,

Para aparecer os discos, eles não devem estar formatados em EXT3 ou qualquer outra extensão do Linux, pois o ASM utiliza os discos em RAW DEVICES, sem formatação, e depois que tu cria a instância +ASM, consegue fazer os disk groups.

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

Rodrigo,

Valeu !

Eu andei conversando com uns DBAs, e eles me falaram que como uso RAID-10 não haveria necessidade de utilizar o ASM. Não sei se isso é verdade, pois é a primeira vez que vejo o ASM.

Tenho outras duvidas por conta de utilizar espelhamento (RAID-10):

1 - Onde colocar a flash recovery area. A Oracle recomenda coloca-la em um outro disco físico, mas como me foi informado o os meus 4 HDs em RAID-10 se transformam em 2 grupos de 2 HDs cada um, um grupo de armazenamento e outro de espelhamento. (Esta correto?)

2 - A oracle fala que deve se instalar o diretório de database file em um disco físico dedicado.

Em resumo gostaria de entender como funciona a gravação de dados e espelhamendo dentro deste layout? Quando usar a instalação utilizando o ASM?

Abraços

Vanessa

Compartilhar este post

Link para o post

Vanessa,

Correto, como tu já tem um RAID 10, não precisa utilizar o ASM, pois uma das tarefas do ASM é gerenciar os discos e criar os espelhamentos, os chamados FAIL GROUPS.

Em relação a suas dúvidas:

1 - É recomendado que FLASH RECOVERY AREA fiquei em discos separados, porém, se não tem discos para isso, pode colocar no mesmo FileSystem que os datafiles, ainda mais se já estão em RAID 10. A tarefa do FLASH RECOVERY AREA é para utilização do FLASHBACK, realizar recuperações sem a necessidade do backup. O importante é controlar o crescimento dessa area, pois poderá impactar no seu banco de dados.

2 - Para os datafiles (database file) é sempre recomendado ter discos dedicados, pois irá trabalhar com um alto valor de I/O sobre os discos e caso tenho aplicações nos mesmos discos, poderá apresentar problemas de performance.

Sobre o ASM, ele é um recurso para o gerenciamento dos discos, que evita o gerenciamento do sistema operacional, resumidamente, o Oracle Server controla todos os acessos ao disco e faça o próprio gerenciamento dos discos.

Com o ASM, uma vez configurados os discos para o uso (RAW DEVICES), ele será somente para o ASM e nada mais, com o ASM você pode ter opção de criar os próprios espelhamentos DISKGROUPS e FAILGROUPS em quantas vezes quizer, para minizar os erros em discos. Com o ASM também é possível controlar o fluxo de I/O dizendo como cada DISKGROUP deve se comportar em cada momemto, principalmente, quando entra processos pesados.

Se você já trabalhou com o LVM do Linux, o ASM funciona parecido, pois ele permite inserir e retirar discos conforme sua necessidade sem deixar o banco de dados offline.

Na minha opinião o ASM é muito bom, trabalhei com ele em um grande cliente e não trouxe problemas, isso na versão 10gR2, pois na versão 10gR1 (10.1.4) tem N bugs que compromete o uso dele.

Abraços, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.