ucastro 0 Denunciar post Postado Fevereiro 2, 2008 Tem um exercício para eu fazer que manda efetuar a leitura de 10 elementos de uma matriz A. Construir também uma matriz B onde se o índice for par, o valor deverá ser multiplicado por 5, sendo ímpar, deverá ser somado com 5. Ao final , mostrar o conteúdo das duas matrizes. Bem segue o modo como fiz: program indice_par_ou_impar; uses crt; var A,B:array[1..10]of real; I:integer; Begin clrscr; for I:=1 to 10 do begin writeln('Escreva os 10 valores: ');readln(A[I]); end; for I:=1 to 10 do begin if I mod 2=0 then B[I]:=A[I]*5 else B[I]:=A[I]+5; end; for I:=1 to 10 do begin Writeln(A[I]:6:0,B[I]:6:0); end; end. O problema está no resultado que quando digito por exemplo só números pares não multiplica todos os números por 5, não sei qual a razão. Segue o resultado do programa. Escreva os 10 valores: 2 Escreva os 10 valores: 4 Escreva os 10 valores: 6 Escreva os 10 valores: 8 Escreva os 10 valores: 2 Escreva os 10 valores: 4 Escreva os 10 valores: 6 Escreva os 10 valores: 8 Escreva os 10 valores: 2 Escreva os 10 valores: 4 2 7 4 20 6 11 8 40 2 7 4 20 6 11 8 40 2 7 4 20 Já foi sugerido que eu colocasse onde está o 'if I mod 2=0 then' no lugar do I a variável A, só que dá mensagem de erro Imcompatible types: got 'Real' expected 'LongInt'. Alguém tem uma sujestão? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ucastro 0 Denunciar post Postado Fevereiro 2, 2008 Eu mesmo achei a solução com a ajuda do rafael em outro fórum. Segue a solução: program Par_ou_impar; uses crt; var A, B :array[1..10] of integer; I:integer; begin { *** Entrada dos Dados ***} clrscr; for I := 1 to 10 do begin write('Informe o valor ', I,'= ');readln(A[I]); end; { *** Teste Par ou Ímpar ***} for I:= 1 to 10 do if (A[I] mod 2 = 0) then B[I]:= A[I]* 5 else B[I]:= A[I]+ 5; writeln; { *** Apresentação das matrizes ***} for I := 1 to 10 do writeln(A[I]:2,' ', B[I]:2 ); writeln; writeln('Tecle <ENTER> para encerrar: '); readln; end. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites