Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

davidemartinijr

Impressão para eleições

Recommended Posts

Boa tarde amigo, essa é a minha primeira postagem aqui.

Visando as campanhas eleitorais, vejo a possibilidade de montar uma gráfica, para imprimir santinhos.

Nossa previsão de gastar com material gráfico é de 40.000 reais, daí surgiu a opção de montarmos uma gráfica assim fariamos o nosso material e poderiamos ainda oferecer a outros candidatos.

Portanto eu tenho algumas dúvidas.

O que vale a pena?

1 - monocromátiva (MULTILITH 1250 W) (faço 1000 santinho por hora, tendo que passar a mesma folha 8 vezes na máquina (4 frente e 4 verso) (embora eu tenha visto que em outro tópico que não é aconselheval usar essa gráfica para 4 cores).

2- utilizar uma impressão rápida de folha A3 (impressora Laser - eu faço 1200 santinhos por hora)

1- A impressão em gráfica rápida terá um custo muito superior a outros tipos de gráfica?

2- A gráfica monocromática (eu preciso passar o mesmo papel 4 vezes para imprimir foto) é uma boa opção?

3- Alem da impressora ou gráfica eu precisarei também de uma guilhotina, qual a opção?

Enfim, eu sei que vou gastaremos pelo menos 40.000 com gráfica, vale a pena eu montar uma gráfica (daí eu posso fazer outros serviços) ou vcs acham que é melhor pagar para uma gráfica mesmo e ponto.

Detalhe: eu já tenho um impressor para ser contratado.

Obrigado.

Davi

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro Davi,

se a intenção é de curto prazo (apenas para as eleições) creio que o investimento não seja tão rentável. Se for pra pegar outros serviços como você falou, daí pode valer a pena. Mas observe o seguinte: esses "outros'" serviços serão outros santinhos apenas para as eleições? Pergunto pq desconfio que seus concorrentes eleitorais não vão querer entregar o serviço pra você.....

a Multilith, apesar do inconveniente de ter que rodar 8 vezes pra completar o serviço, é uma opção bem econômica em termos de investimento em maquinário. Faça mais cotações, até mesmo em outras praças, antes de fechar o negócio, e leve um técnico pra avaliar a máquina na hora da negociação.

outro detalhe importante é conversar com esse impressor a ser contratado se ele tem experiência na máquina a ser comprada.

sobre a gráfica rápida, não acredito que seja uma opção econômica. Caso resolva terceirizar o serviço sugiro que procure outras gráficas off-set.

sobre guilhotina não tenho subsídios para te ajudar na escolha.

aproveitando o post, caso precise de artes, me coloco à disposição, passa uma MP e afinamos a conversa.

boa escolha!

Compartilhar este post

Link para o post

Não aconselho a entrar no ramo gráfico visando as eleições com um Multilith. É a mesma coisa que entregar 100 toneladas de mercadoria numa Kombi e querer cobrar o mesmo frete de um caminhão que suporte tal carga. A Multilith não dá registro perfeito e a perda para policromia é muito grande, até mesmo com um ótimo impressor.

Para serviços monocromáticos ela seria uma boa opção de investimento, porém este mercado está exigindo mais serviços em 4 cores.

Esqueça Gráfica Rápida, a tiragem é muito grande, você não conseguirá chegar em um custo de offset. Politicos não fazem milheiros de santinhos. Uma campanha com um custo mínimo seriam de por baixo 100.000 santinhos para qualquer candidato com menor verba de custo para campanha.

O ideal para entrar no ramo das eleições seria no mínimo uma máquina bicolor formato 2. Assim você faria uma grade com vários santinhos de políticos diferentes, dividindo o custo entre todos. Conseguindo entrar no ramo com um preço da concorrência, que é "briga de cachorro grande". De cabeça, um investimento de no mínimo R$ 140.000,00 isso em máquinas usadas.

Um formato ideal de gráfica para este tipo de serviço:

- Uma impressora offset 4 cores ou duas bicolores.

- Guilhotina

- Computador

- Tintas (CYMK) e químicos.

- Um bom estoque de papel (nesse caso usa-se muito AP entre 60 a 75g/m², esqueça o couche).

Terceirizar pode ser uma boa. Se você conseguir padronizar seu serviço em tiragem x tamanho x papel x cores. Você pode colocar todos os clientes em uma só produção. Mas terá que ter uma demanda boa de politícos em sua carteira de clientes.

E cuidado, político é fria. Pegue sinal e só entregue a mercadoria com pagamento. Se o candidato não ganha, você não recebe. Falo por experiência própria. Odeio os comentários em época de eleição, só porque tenho gráfica muitos acreditam que nessa época se ganha dinheiro, isso é uma inverdade. Aqui em BH, no máximo umas 4 gráficas ganham dinheiro, mas porque tem infra-estrutura e um bom volume, trabalhando com grade. Assim elas abocanham 90% desse material nessa época.

Agora, Multilith pode vir a ser uma boa em eleições em pequenas cidades, em que o serviço pode ser mais simples. Mas como estou na capital, desconheço do mercado no interior.

Outra coisa que pode influenciar a favor da Multilith, é que o próprio político queira fazer a sua campanha em cima dela, que me parece seu caso. Porém dificilmente você conseguirá que os candidatos concorrentes, façam o serviço com você, por questão de custo. Para a própria campanha pode ser interessante, visto que, o candidato investirá no maquinário, não vai pagar a ninguém para fazer o serviço e no fim da campanha, pode vender o maquinário, sendo reembolsado pelo valor que investiu.

Bom perguntar a seu impressor, se ele tem experiência suficiente nessa máquina. Fazer policromia em Multilith não é para qualquer um. Precisa de muita prática e principalmente, muita, mas muita paciência mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, agradeço a atenção de todos, na verdade a minha idéia é monta para a campanha e depois continuar com a Gráfica.

Acredito que os outros candidatos farão conosco, principalmente os que são do mesmo partido.

Realmente, precisaremos de uma máquina que já imprima em 4 cores, porem iremos compra-la usada, assim como os outros materiais.

Eu já tenho um impressor (ela trabalhava em um multilith), acredito que seja a mão de obra mais importante.

Precisarei sim de uma pessoa para fazer o trabalho gráfico, DiMinas (me desculpe a ignorancia) não sei o que é MP para entrarmos e contato, não conheço muito bem as regras deste forum, mas segue o meu msn "davidemartinijr@hotmail.com".

Então talvez vocês possam tirar mais algumas dúvidas:

1- Qual é uma boa opção de máquina (4 cores), considerando a diversidade de material que posso imprimir (revista, jornal, cartão de visita, etc.) e a manutenção?

2- Qual o tipo de ambiente ideal para se montar a gráfica?

3- Vcs conhecem algum distribuidor de papel no interior do estado de São Paulo?

Obrigado - Davi

Compartilhar este post

Link para o post

Precisarei sim de uma pessoa para fazer o trabalho gráfico, DiMinas (me desculpe a ignorancia) não sei o que é MP para entrarmos e contato, não conheço muito bem as regras deste forum, mas segue o meu msn "davidemartinijr@hotmail.com".

Caso queira me passar uma MP é só clicar em meu nome e visualizar o perfil, logo abaixo da foto tem a opção Mandar Mensagem Pessoal para este Membro (ou coisa parecida). Me desculpe quanto ao msn, só respondo via fórum, pois os assuntos que aqui serão discutidos, poderá ser úteis a todos que se utilizam desse canal, espero sua compreensão. Mas fique à vontade para postar todas as suas dúvidas, estamos aqui para isso.

1- Qual é uma boa opção de máquina (4 cores), considerando a diversidade de material que posso imprimir (revista, jornal, cartão de visita, etc.) e a manutenção?

Máquina 4 cores indicaria uma Heidelberg Speedmaster. Mas isso está muito além do seu investimento. Uma boa opção de compra seria uma Adast Dominant Formato 4, acredito que consiga uma usada na faixa de uns R$ 35.000,00. Sobra até para comprar uma guilhotina manual.

Porém essa máquina, nessa faixa de preço você consegue somente com um gabinete de cor (monocromática). Mas seria um bom passo.

A diversidade de material a ser impressa, poderia dizer que tudo que é tipo de material impresso. Desde 1 cor até policromia, em diversos suportes, desde o couche até papel jornal (não confundir com jornal impresso em rotativa). Não vou poder dizer sobre manutenção, mas acredito que não seja um empecilho, em vista da grande quantidade de fornecedores de peças para essa máquina.

2- Qual o tipo de ambiente ideal para se montar a gráfica?

Fechado e seco, livre de qualquer umidade. Além de um bom espaço.

3- Vcs conhecem algum distribuidor de papel no interior do estado de São Paulo?

Deve ter vários, mas um fornecedor que atende a nivel nacional é a KSR (www.ksronline.com.br).

Sugiro fazer cadastro no GPG (Guia do Profissional Gráfico), lá você pode requisitar o guia que é fornecido gratuitamente, com inúmeros distribuidores de materiais gráficos.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.