Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Thompson

Velocidade Scroll

Recommended Posts

Controle o intervalo da função voltar, coloque assim no segundo frame do movieclip voltar:

function voltar() {

_root.prevFrame();

}

setInterval(voltar, 50);

cada 1000 corresponde a 1 segundo, de intervalo da ação, vê se assim fica mais rapido a função voltar.

qquer duvida poste aí novamente.

abraço,

Carneirinho

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu coloquei o script no segundo frame do mc voltar, ele realmente ficou mais rápido, só que qdo você coloca o mouse sobre a seta pra cima, a animação desce mais rápido mas nao volta mais. e pra seta pra baixo nao esta funcionando...e agora??

Compartilhar este post

Link para o post

E agora você esquece tudo o que eu falei e coloca uma ação mais simples rs

_root.gotoAndplay(_root._currentFrame + 3);

ele vai dar um goto pro root, calculando o frame em que ele esta + 3, então ao inves dele avançar 1 frame por loop, ele vai avançar 3, e quando tirar ele volta ao normal, do outro jeito tb dá, mas você tería que mexer com enter frame e mais umas paradas, faz assim que é mais fácil.

abraço,

Carneirinho

Compartilhar este post

Link para o post

hehe carneiro, funcionou o seu código.... só q tem mais um probleminha... qdo você insere o código a seta de baixo nao funciona!! eu tentei fazer um esquema colocando dois botoes, dois voltar (1 diferente do outro, um com um _root.currentFrame -3 e outro com _root.currentFrame +3)mas mesmo assim nao funcionou... e agora?? (2 huahau)alguma idéia??

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá, você tem o movieclip voltar com 3 frames né?clica no frame 4 e aperta a tecla F7 pra criar um frame em branco, daí você coloca lá essa ação:

_root.gotoAndplay(_root._currentFrame-5);

No quinto frame você tambem aperta a tecla F7 pra criar um novo frame em branco e coloca a ação:

gotoAndPlay(4);

Agora naquele botão que é pra ele cescer, coloque essa ação:

on (rollOver) {

_root.voltar.gotoAndPlay(4);

}

on (rollOut) {

_root.voltar.gotoAndPlay(1);

}

eu fiz aqui e funcionou normal, se tiver alguma duvida poste aí novamente.

abraço,

Carneirinho

Compartilhar este post

Link para o post

AEE, agora sim funcionou!! grande carneiro!! :lol: aproveitando.... e te aborrecendo um pouco mais... queria q me explicasse a função de um _root.algumacoisapor acaso essa algumacoisa é um movie clip, e quando você põe o _root na frente indica q as ações q virão serão executadas nos frames desse movie clip?? to certo? outra coisa.... pq nesse tipo de rolagem precisa de um mc externo isolado, vazio e apenas com ações? nao daria pra fazer apenas com as setas sem o movie clip voltar isolado? agradeço as dicas.... me ajudaram bastante a entender algumas coisas q eu nao conseguia =Dum abraço, Thompson

Compartilhar este post

Link para o post

no flash temos caminhos absolutos e relativo, se você manja um pouco de html sería mais ou menos assim, pra acessar um jpg com caminho absoluto você usaría http://www.seusite.com.br/pasta/imagem.jpg agora se você tiver um link dentro da pasta web, você coloca /pasta/imagem.jpg ou se ainda estiver dentro de pasta você só coloca imagem.jpg, isso é caminho relativo, no flash, o _root é a sua timeline principal então se você tem um movieclip na timeline principla, você dá um nome de instancia pra ele pro action script achar ele, por exemplo você usou "voltar" então no flash primeiro você dá o caminho e depois a ação, porisso que aí ficou _root.voltar.ação isso é o caminho absoluto dentro do flash, se voc~e quiser dar uma ação pra um mesmo objeto que você estiver usando você pode usar o this por exemplo se você quiser editar um movieclip pelo frame, você pode usar this.onEnterFrame ao invés de dar a ação nas actions Movieclip, você acabadando tudo no frame, por exemplo um botão, se você tem botões no seu palco, você tb pode instancialos e chamar a ação pelo frame , por exemplo botao.onRelease = function(){ gotoAndPlay(2);} essa ação faría com que um botão instanciado como "botao" no palco, quando fosse clicado avançasse o filme pro quadro dois e reproduzisse, isso sem usar aquela action butom, parece medonho, mas depoisque pega as manhas fica bem mais fácil programar.

se tiver alguma duvida, pergunta aí que nós respondemos, é legal você se interessar por isso.

abraço,

Carneirinho

Compartilhar este post

Link para o post

entendi! entao quer dizer q o _root. funciona como uma espécie de indicação de caminho? qdo fiz minha primeira pagina totalmente em html (haja paciência rs) usei bastante os caminhos, pois colocava as coisas em varias pastas... se for mais ou menos essa a função do _root. já dá pra imaginar várias coisas sendo facilitadas num movie complexo... vou treinar mais essa parte, já deu pra abrir mais a mente =De quanto ao botao... significa q se eu tiver trocentos botoes na página, posso atribuir uma ação a todos eles de uma vez só, sem ter q ficar selecionando um por um e colocando as ações, através de apenas um único frame?? se for isso realmente fica mto mais fácil programar.... obrigado pelas explicações, Carnero! abriram um pouco mais minha mente....

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é mais ou menos por aí, é uma navegação dentro do flash, vamos supor que eu tenha um movieclip parado no palco, vou te dar um exemplo da utilidade disso, vamos supor que você fez um movieclip e colocou ele no seu palco principal (_root) então esse movieclip é uma roda gigante, só que eu não quero que ela comece a girar logo no começo, mas depois eu vou querer que ela gire, se eu colocar a ação stop(); logo no primeiro frame do movieclip da roda gigante, ele vai iniciar o filme e a roda estará parada, porem, se eu der uma instancia pra ela de "roda_gigante" (sem aspas) e colocar essa ação no primeiro frame da animação _root.roda_gigante.play(); então ele vai encontrar a roda gigante que está dentro do _rrot e vai reproduzir, só que o lado ruim é que quando der o llop de todos os frames dessa roda gigante, ele vai voltar para o frame 1 onde tem o stop(); e ela vai parar denovo.

Então com essa navegação você pode fazer diferente, você pode criar o movieclip roda gigante só que sem ações e controlar ele na timeline principal ou de qquer outra timeline, por exempli, se no meu primeiro frame eu colocar a ação _root.roda_gigante.stop(); ou _root.roda_gigante.gotoAndStop(1); ele vai dar o mesmo efeito que se eu colocar um stop(); no primeiro frame da roda gigante, a diferença aí é que se eu mandar ele reproduzir a roda gigante, ela ficará em movimento constante porque não terá o stop(); do primeiro frame pra atrapalhar, e é mais ou menos por aí, isso te dá um domínio total do filme, com isso, um movieclip pode controlar outro, tipo você pode colcoar um botão dentro de um movieclip que controlará um outro movieclip que tb está no palco, se surgir duvidas quanto a essas coisas pode perguntar aí.

abraço,

Carneirinho

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.