Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

<%Rafael%>

Plágio de um site

Recommended Posts

Fala pessoal, beleza?

Um de meus sites desenvolvidos foi plagiado (de forma bem mal feita por sinal), sendo utilizado inclusive um programa para "copiar" sites, como pude observar no código fonte.

Segue abaixo links:

1 - Site original, que desenvolvi para um cliente:

www.poetagrill.com.br

2 - Site plágio

www.feijoadagrill.com.br

Gostaria de saber como posso proceder, de repente informando ao meu cliente e deixar para ele a opção de recorrer à justiça?

Cada coisa que a gente vê por aí!!! :blink:

Abraços!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente o plagio ficou uma m*****.

Rafael, procure ver se o plagiador esta utilizando fotos ou textos originais do seu site criados por você ou pela Poeta Grill.

Caso afirmativo você deve acionar a justiça.

Ja tive problemas com um cliente parecido com este.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente Ted'k não é tão simples assim, processa e pronto, você deverá comprovar que o layout é de sua autoria, até porque as imagens não são idênticas, elas foram alteradas, assim como o Menu, o que pode não caracterizar o plágio, infelizmente a realidade é está, o que sugiro, é que acione os responsáveis do site, que você cita como "Plagiador", solicitando a alteração do layout, caso isso não seja bem visto por eles, reúna o conteúdo do site, datas de criação e publicação, e acione um advogado.

Compartilhar este post

Link para o post

é man, mais não falei, "processa e pronto" nem foi mimha idéia, sei que não é simples mesmo, concordo com você 100%, apoio o que você disse agora, realmente ele tem que ver um advogado urgente, dar uns prints no site dele e no tal "plágio" ir no registroBR dar uns prints nos dados dos site tbm, e um advogado com urgência!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeito Ted, eu compreendi seu comentário, sei que você não quis dizer isso "processa e pronto", eu apenas utilizei destes termos, para explicar a tamanha complexidade que seria um processo deste gênero, o melhor caminho seria uma negociação fora da justiça.

PLÁGIO

Plágio, segundo o dicionário Aurélio, é: "Assinar ou apresentar como seu (obra artística ou científica de outrem)".

A origem etimológica da palavra ilustra o conceito que ela carrega: vem do grego (através do latim) "plágios", que significa "trapaceiro", "obliquo".

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5º, inciso XXVII, prescreve: “aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar”;

Sobre os danos produzidos pela violação ao direito autoral, Carlos Alberto BITTAR ensina:

"A violação a direitos autorais acarreta sancionamentos em diferentes planos do Direito, em que avulta a perspectiva de reparação de danos sofridos pelo lesado, tanto de ordem moral como de ordem patrimonial, os primeiros referentes à lesão de componentes pessoais do relacionamento autor-obra, os segundos à de cunho pecuniário" (BITTAR, Carlos Alberto. Contornos Atuais do Direito do Autor, São Paulo: RT, 1992, p. 201).

Lei dos Direitos Autorais - Lei n. 9.610/98 – Regulamenta os direitos autorais no Brasil, estabelecendo que os textos de obras literárias, independentemente do registro na entidade pública competente, gozam de proteção e asseguram ao autor direitos morais e patrimoniais, cabendo ao autor o direito exclusivo de utilizar, fluir e dispor da sua obra.

A violação dos direitos autorais é crime e acarreta ao infrator sanções administrativas, bem como responsabilidade civil e criminal.

DIREITO PENAL:

DOS CRIMES CONTRA A PROPRIEDADE IMATERIAL

“Art. 184 - Violar direitos de autor e os que lhe são conexos:

Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

§ 1º - Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente:

Pena - reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa...”.

Assim, toda reprodução sem autorização do autor implica em lesão à propriedade intelectual do autor que merece ser protegida em ação de condenação indenizatória (danos morais e patrimoniais) assim com a ação criminal art. 184 do CP.

Compartilhar este post

Link para o post

Não precisa provar nada é só olhar para o código fonte do infeliz que copiou:

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">

<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">

<!-- Mirrored from www.poetagrill.com.br/ by HTTrack Website Copier/3.x [XR&CO'2007], Sat, 08 Sep 2007 16:37:23 GMT -->

<head>

<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />

<title>Feijoada Grill - O momento mais delicioso 24 horas por dia</title>

<link rel="stylesheet" href="poeta.css" media="all" />

<script type="text/javascript" src="includes/js_menu.js"></script>

<script type="text/javascript" src="includes/js_poeta.js"></script>

<style type="text/css">

<!--

.style1 {

font-size: 16px;

font-weight: bold;

}

-->

</style>

</head>

<body>

e no final:

</body>

<!-- Mirrored from www.poetagrill.com.br/ by HTTrack Website Copier/3.x [XR&CO'2007], Sat, 08 Sep 2007 16:37:52 GMT -->

</html>

Pelo jeito ele copiou e faz tempo... mas:

Parabens pra ele http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif alem do serviço porco utilizando a ferramenta borracha do PS... hauhauahu... o cara se mau deu o trabalho de corrigir o codigo...

No meu ver só com isso descrito na pagina dele ja da pra comprovar a copia, mas eu procuraria um advogado e recolheria o maximo possivel de material para entrar na justiça.

Ai é 110% de chance de ganhar na justiça!

Compartilhar este post

Link para o post

Essa copia ta com cara de site feito pelo filho do amigo do primo do vizinho dono do site heueheueheue....

Mas aí, sorte aí cara...

PS.: eu me lembro de um tópico no fórum, q mostram exemplos de vários sites muuuito semelhantes entre si...

Compartilhar este post

Link para o post

Fala pessoal...

rsrs.. é brincadeira coisas dessetipo né.. também lembro de um post no fórum com sites "originais" e seus respectivos "plágios", era até engraçado!

Obrigado pelas respostas, esse artigo sobre plágio também é muito bom, vou tomar nota com mais detalhes e entrar em contato com o cliente. Afinal, ele não desembolsou uma grana para seu site e para o de outros, somente para o seu.. rsr!

Abraços, valeu!!! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Bem observado Edultra, Rafael tire printscreen(s) do site e salve o código-fonte do mesmo, o trecho que o Edultra mostrou comprova tudo, tente entrar em acordo caso contrário acione a justiça.Este trecho deixou bem claro que o autor da cópia, se é que assim posso dizer, não sabe nada de programação.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.