Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

paiva junior

em Layout no Corel. RESOLVIDO!

Recommended Posts

olá pessoal!!! Está é minha primeira postagem neste forum. fiquei satisfeito ao ler as postagem dos moderadores. Achei as trocas de informações ricas, produtivas e inteligentes. Espero encaixar-me bem neste esquema de troca de informações. É isso! Minha primeira postagem é referente as seguinte dúvida :

*estou trabalhando em um projeto gráfico no corel no qual o impresso resultará em três folhas A4 com objetos e imagens no verso e anverso ( A4 dobrado ao meio (tipo livreto)) e ñ sei quais os riscos de o resultado ñ ser o esperado por ñ ser um arquivo diagramado no software apropriado p tal :unsure: (Trabalho apenas c o corel) Grato desde já!!! Ou sera q esta quantidade de pg's é valida p fechar o arquivo no corel?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

paiva junior, seja bem-vindo.

pelo q entendi, teu projeto será de apenas 3 folhas em A4; nesse caso, não vejo nenhum problema em fazer no Corel. considere o formato total do arquivo aberto e inclua as marcas de dobra; pra gráfica você informa quais serão os formatos aberto e fechado.

se é só isso, tá simples. Se a questão é, como colocado no título, fechamento de arquivo no Corel, aí complica um pouco mais. vai dando uma olhada na busca do fórum e qq dúvida vá detalhando mais.

sucesso!

Compartilhar este post

Link para o post

valeu efata!!! na verdade a dúvida ñ é o fechamento do arquivo no corel e talves o título esteja mesmo desconexo c a dúvida! É q eu li algo q dizia q uma quantidade significativa de textos diagramadas no corel pode resultar em surpresas desagradaveis na hora de imprimir. por tanto pelo q entendi 3 folhas é algo "pequeno". espero q seja isso!!! A dica da marca de dobra já é de grande valia!!! Obrigado(a) e bom diaaaa!!!! paiva junior

Compartilhar este post

Link para o post

É q eu li algo q dizia q uma quantidade significativa de textos diagramadas no corel pode resultar em surpresas desagradaveis na hora de imprimir.

isso não é verdade.

o que pode acontecer são 3 coisas, sendo:

1ª. o coreldraw é um software instável. ele trava e você perde as informações que não tinha salvo. isso para pouca, média ou muita informação.

2ª. o coreldraw trata de forma ineficiente os blocos de texto. ou seja, se colocar dois textos exatamente iguais diagramados um no coreldraw e outro no indesign, vai perceber diferenças na organização e distribuição dos caracteres.

3ª. existem fontes de boa e de má qualidade. escolher fontes Adobe Type 1 ou Open Type pode ser uma boa solução. Evite fontes baixadas de sites do tipo DAFONT, pois elas não servem para textos longos. Claro, você pode baixar uma fonte exótica e usá-la em um título ou algo assim, mas deverá convertê-la em curvas antes do fechamento. (aliás, deve-se fazer o mesmo no InDesign. este problema é da fonte e não do programa. e viva o recurso de converter fonte em curvas no InDesign).

=)

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas dicas !!!

alx, concordo plenamente q o corel é instável. porêm, por enquanto trabalho apenas com ele.

No corel tbm é possivel converter textos em curvas( certamente você já saiba)!!! Existe algum problema em converter textos em curvas ao fechar arquivos para impressão no corelDraw?

Lembrando que meu arquivo contém poucas pg's! Grato desde de já.

Compartilhar este post

Link para o post

sim, existem problemas em converter fontes para curvas.

se você converte uma grande quantidade de textos em curvas, vai acabar gerando uma quantidade enorme de pontos para ser interpretadas pela processadora de arquivos.

como teste, salve um pequeno texto em fonte e veja seu tamanho (kb). depois convertá-o em curvas e veja novamente.

bom, dependendo da quantidade de texto convertido, o processamento do arquivo pode ficar lento.

abrass.

Compartilhar este post

Link para o post

alx, você tem razão quando diz que o arquivo fica "maior" e seu processamento mais lento ao converte-los em curvas, porêm eu já tinha conhecimento sobre isso. O que eu gostaria mesmo de saber é se textos (pouco no meu caso, como já citei) convertidos em curvas pelo corelDraw podem resultar em borrões, ilegibilidade, desalinhamento ou coisa parecida no material impresso.

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo o tema sendo o Corel, mas a título de informação, o indesign tb tem um aumento no tamanho do arquivo no caso de converter pra curvas, o q acontece é o mesmo problema do corel, aumento no número de pontos a serem processados. Por isso eu só recomendo a usar esse recurso qd a fonte dá problemas no fechamento.

Qt a converter texto em curvas no Corel, você tem q ter cuidado principalmente com texto em parágrafos, podem sumir trechos de texto (já vi isso acontecer várias vezes), e há uma tendência ao texto ficar serrilhado (mas nada q chegue a ser terrível).

B)

Compartilhar este post

Link para o post

Complicado!!! Cada um diz uma coisa! Acho q minha dúvida foi descrita de modo objetivo (a quantidade de textos contidos no meu arquivo convertidos em curvas podem resultar em borrões e etc. ao imprimir?), porêm as respostas p a possivel solução tomam variáveis q me deixam um pouco confuso.

De qualquer forma agradeço a todos q estão tentando colaborar!!! Paiva Júnior

Compartilhar este post

Link para o post

alx, você tem razão quando diz que o arquivo fica "maior" e seu processamento mais lento ao converte-los em curvas, porêm eu já tinha conhecimento sobre isso. O que eu gostaria mesmo de saber é se textos (pouco no meu caso, como já citei) convertidos em curvas pelo corelDraw podem resultar em borrões, ilegibilidade, desalinhamento ou coisa parecida no material impresso.

borrões? não. isso pode acontecer se o fotolito sair manchado ou tiver algum problema na gravação de chapa ou impressão.

textos podem sumir se você estiver usando caixas de texto com continuidade (aquelas caixas que acabam e o texto continua em outra caixa de texto). tome cuidado neste caso.

algumas fontes podem ficar levemente 'deformadas' ao serem convertidas. precisa ser criterioso qdo converter e fazer um "vai e volta" com ctrl z para analisar se danificou alguma coisa.

o melhor mesmo é usar fontes de boa qualidade e enviar uma cópia de cada fonte usada no projeto para o seu bureau de pre-press.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.