Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MiZinho

Quanto Cobrar?

Recommended Posts

É vou ter que concordar com você paiva...

 

O que gera nesse tipo de tópico de quanto cobrar é isso mesmo. Essa discussão toda.

Acho que eu acabo até desabafando nisso. kkkk

Visto que tanto em gráfica, como no free-lancer ou até mesmo em uma agência, sempre tem um querendo "comer o outro".

As opiniões que citei aqui é para que se valorize nosso serviço e mostrando um pouco a diferença entre o serviço de gráfica e o serviço de designer. É como citou o leomitta em um post anterior, tem muito "neguinho" de gráfica rápida que faz uma arte e praticamente não cobra o que deveria ser cobrado. Eu até que faço isso aqui na gráfica, confesso. Mas é quando o serviço impresso compensa o tempo que vou gastar na frente do micro. Se o cara vai fazer 10000 4x4 eu até posso abdicar do direito de cobrar a criação. Mas esse "valor abdicado" está embutido no valor do serviço final que vai ao cliente.

 

Agora, como eu faço com o Tião Pedreiro que quer 1000 panfletinhos em papel 56g impresso em preto?

 

Cada caso é um caso.

(desculpa efata, roubei sua citação..rs)

 

Mas concordo em fechar esse tópico, mas será que uma tabela servirá como referência? Essa tabela valorizará nosso serviço? Acho que devia ser um tópico mais amplo e bem escrito, para o cara por a mão na conciência e rever o preço praticado. E que fique "pendurado", para evitar outro tópico semelhante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, acho q a coisa é simples. aqui a maioria dos membros PROFISSIONAIS (q valorizam (acredito eu) sua profissão) sabem muito bem o q é ouro e o q é cobre!!! O lance é parar de dar respostas q falam de valores pois isso mata minha (nossa) profissão. Deste modo, daqui uns dias tem nego fazendo "arte" no Word dizendo q é profissional e perguntando aqui quanto vale o trampo pra sair vendendo de empresa em empresa. Depois o empresário vai mandar imprimir isso ai gera-se problemas para todo mundo. É empresário achando q ta sendo lezado pela grafica, pois ele ñ sabe q um desenho no Word ñ é vetorizado, por exemplo, ou designer (o q estuda, pequisa etc.) sendo descartado quando oferece um serviço por q nego já ofereceu o mesmo serviço por um preço e qualidade muito inferior feito no Word ou similar, diga-se de passagem e por ai vai a avalanche de infortunos. (Acho q este tópico "pendurado" destacando o blog já citado seria uma boa solução p todos.)

 

Eu fui o primeiro a dar umas dicas p esse cara (q ñ se manifestou mais), porem eu ñ pensei q a coisa ia tomar esse rumo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tá certo gente, vou pendurar o tópico com o título : Quanto Cobrar?RESOVIDO!

 

mas não posso fechá-lo ou deletá-lo, pois esta discussão é muito útil para os novos que estão chegando. discordando em um ponto do Paiva, não acredito que a maioria dos "profissionais" aqui sabem quanto vale seu job... não mesmo! do contrário, não teriamos problema algum de orçar nosso trabalho. mas isso não é a nossa prática...

 

to pensando em abrir um tópico com o tema: O que NÂO é ser um designer! talvez ajudaria.

 

Um abraço

 

César

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

caro Cesar, sou novo no forum e já me dei conta disso!!! Não pude analisar o perfil da maioria dos membros do forum por este motivo mesmo. Cesar, talvez você ñ prestou bem atenção no que escrevi ou eu ñ escrevi de modo coerente. eu disse q acredito que a maioria dos PROFISSIONAIS q valorizam sua profissão sabem muito bem oq é ouro e oq é prata e ñ q a MAIORIA aqui sabe o quanto vale seu job.

 

referente ao tema q pensas em leventar acho q seria uma boa !!! Valeu!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

deixem a turma postar, esse tipo de tópico que fala "quanto vale o nosso trabalho" é, como disse o DiMinas, uma espécie de terapia da profissão.

 

aqui vale todo tipo de desabafo, e tem um detalhe importante: serve pra ver que a situação se repete em todo o Brasil. Não adianta mudar de cidade pra procurar emprego, galera. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

 

 

OFF

DiMinas, citei você tb hehe. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Taí gostei! ... rsrsrs

 

De repente quem chegar aqui para perguntar quanto que vale um serviço, vai ler tanta coisa (ou desabafo) que vai abrir os olhos e rever os conceitos de como e quanto cobrar bem.

 

Mas o que deve ser proíbido aqui é falar de valores $$$$. A não ser como exemplo (ou não?).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o que deve ser proíbido aqui é falar de valores $$$$. A não ser como exemplo (ou não?).

De preferência como péssimo exemplo do q deve ser cobrado.

 

Só gostaria de lembrar que quem se interessar em postar tabelas com valores "médios" a serem cobrados, lembrar de informar q região do país se aplica a tabela, é óbvio q uma tabela de São Paulo com certeza não deve servir pra minha cidade, por exemplo.

 

B)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera .. desculpa minha demora em responder.... !!!

 

Primeiramente agradeço a todos pela discussão sobre o assunto... já me aliviou bastante. Digo isso por que eu sempre sinto medo de cobrar um valor muito absurdo seja por ser alto ou por ser baixo e acabar perdendo cliente e pior... demonstrar falta de realidade com o mercado. Mas as dicas que recebi de vocês me tranquilizam... acho que estou indo pelo caminho certo... sei que no mais só o tempo dirá... a experiência de cada trabalho...

 

Grande abraço a todos !!!

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante!

 

Consigo fazer 2.500 panfletos, 4x4 cores, 10x15 cm, couchê 115 g por R$100,00 repasso por mais que o dobro, cliente me passa já com arte, sei que da pra colocar mais em cima mas é isso, só dar uma pesquisada ao redor e ver a média de valores, claro, sem se prostituir.

 

abraço =D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante!

 

Consigo fazer 2.500 panfletos, 4x4 cores, 10x15 cm, couchê 115 g por R$100,00 repasso por mais que o dobro, cliente me passa já com arte, sei que da pra colocar mais em cima mas é isso, só dar uma pesquisada ao redor e ver a média de valores, claro, sem se prostituir.

 

abraço =D

sim, mas você está falando sobre impressão, você tem insumos e gastos muito mais "físicos" que os gastos de um designer, o que facilita um pouco mais o orçamento.

 

A grande dúvida é o valor de um trabalho que não é, primeiramente, físico, é o valor de uma idéia e da sua aplicação.

 

------------------------------------------

 

Vou alterar o título do topico para: Quanto custa? Debatendo...

 

acho que tem mais em haver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje em dia diante da concorrência e da facilidade tanto em acesso ao micro quanto a aprendizagem (vide esse forum e os milhões de tuttorias espalhados pela web), no meu ponto de vista, a pergunta correta seria quanto naum cobrar? pois preços altos naum espantam apenas o trabalho as vezes o cliente.

 

para o comercio de varejo aqueles lojistas muquiranas, qualquer coisinha tá bacana, mas pelo menos pra mim independente do valor que irá ser cobrado o que realmente vai estar em jogo é seu nome seja pra valoriza-lo ou desvaloriza-lo.

 

chegar aos grandes clientes que valorizam o teu trabalho vai depender de como você se apresentou ao mercado mesmo naqueles pequenos e no caso menos vantajosos.

 

minha humilde dica é ter sempre o bom senso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

que ver os muquiranas valorizarem os trabalhos? e os peços? deixe de faxer uma arte por R$ 30,00, se todos fizerem isso eles vão ver que vale mais...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu continuo com minha opinião: um cliente q não sabe distinguir o valor de uma arte feita por um profissional e uma feita por uma cara q cobra o valor de uma pizza, não é cliente pra mim. O mercado é grande e tem clientes de todos os tipos, é só saber garimpar e saber apresentar seu trabalho.

 

B)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

exatamente Leo.

 

esta resposta define tudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ÓTIMA ESSA TABELA!!!!

http://www.ifd.com.br/blog/2005/09/23/deza...abela-de-preos/

 

Outras referências:

http://www.ifd.com.br/blog/2004/07/29/quanto_cobrar/

 

Acho que já está resolvido esse problema.

Vamos pendurar, dando o assunto por encerrado?

 

Esse é um assunto muito complexo, pois vários fatores incidem na formulação de um custo correto final.

Fatores como experiência, volume de trabalho, métodos, softwares e ética, fará o preço ser justo para o cliente final.

Portanto, caso alguém tenha algo a acrescentar, favor mandar uma MP para o moderador desta área, para que o comentário, desde que sseja proveitoso, possa ser incluído neste tópico.

 

O tópico ficará fechado, pois este é um assunto que dá como já deu muita discussão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.