Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

inforsis

Brasil tem déficit de 150 mil profissionais de TI

Recommended Posts

Nos próximos quatro anos, o Brasil acumulará um déficit de 150 mil profissionais de TI. A informação foi dada ontem, 27, por Benjamin Quadros, presidente da prestadora de serviços BRQ. O executivo foi um dos palestrantes do Seminário Brasil Outsourcing, que aconteceu entre os dias 26/02 e 27/02 em São Paulo.

De acordo com os números apresentados pelo executivo, o País tem hoje 47% dos trabalhadores em TI da América Latina (900 mil pessoas), seguido pelo México (23%) e Argentina (9%). Apesar do domínio, o País precisará, entre este ano e 2011, de 320 mil novos profissionais de TI – 100 mil para o mercado de offshore e 220 mil para demanda interna.

Se a situação não é animadora, fica um pouco pior quando se compara a mão-de-obra formada aqui com a de concorrentes como a Índia, hoje o maior exportador de profissionais especializados do mundo. Segundo Quadros, o primeiro ponto de atenção é a baixa escolaridade média do profissional brasileiro, que passa menos tempo na escola dos que os indianos.

“Outro ponto de atenção é a fluência em inglês. Hoje, 80% da informação eletrônica existente no mundo está em inglês e o Brasil tem apenas 1,3 milhão de pessoas fluentes no idioma, com somente 10% deste contingente trabalhando no setor de TI”, afirma.

Quadros diz que, para reverter esta situação, o setor tem dois grandes desafios pela frente. O primeiro deles é atrair mais estudantes para a área. Outro desafio seria colocar o setor na agenda do governo, que não tem demonstrado preocupação com a formação de profissionais para o setor.

FONTE

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom que da para lutar por melhores salarios

mas tem que ter qualificação tambem pois estas vagas referem-se mais a falta de profissionais qualificados mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

Resumindo, temos bons profissionais, mas hoje o mercado é exigente e agente tem que se superar a cada dia.

Ta faltando mao de obra qualificada sim e os excelentes que temos acabam indo servir outrás pátrias tb.

Complicado.

Mas TUDO culpa da politica que nao ZELA pela educação! A SOLUCAO é EDUCAÇÂO. Ne não Japão?

Compartilhar este post

Link para o post

Ai ai.. indianos comandam.

Não é questão de baixa escolaridade média...

É também questão de universidades decentes no setor, com planos e metas de ensino atualizadas acompanhando as tendências do mercado!

Brasil está no lixo, povo que segue essa area ta mais na CENSURADO ainda e ... bom é isso!

E otra, manda essa cara definir TI!

Não é bem assim como ele coloca, ele está equivocado, diversas areas hoje apontam, mesmo que indiretamente, para esse ramo..

Sem +.

Compartilhar este post

Link para o post

É também questão de universidades decentes no setor, com planos e metas de ensino atualizadas acompanhando as tendências do mercado!

Brasil está no lixo, povo que segue essa area ta mais na CENSURADO ainda e ... bom é isso!

E otra, manda essa cara definir TI!

Não é bem assim como ele coloca, ele está equivocado, diversas areas hoje apontam, mesmo que indiretamente, para esse ramo..

Sem +.

Agree.

Compartilhar este post

Link para o post

é q eu ainda naum me formei http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/shifty.gif

Então sera de 149.999 o déficit. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Como já disseram, a coisa ruim ta na educação. não vou começar a falar sobre o gov senão vamos chegar em supostos( :rolleyes: ) roubos do governo

Compartilhar este post

Link para o post

realmente voce deve ta falando da França ou outro pais aqui nao

Compartilhar este post

Link para o post

O problema está no Governo AJUDAR DEMAIS http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/closedeyes.gif

"Por que me preocupar que meu filhos aprendam, apenas tenho mantê-los na escola, pra poder recebr o Vale Gás, Vale Cesta Básica" http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Educação é a Base de Qualquer Sociedade

Pena que Vosso Presidente Grande Molusco não pensa assim.

Maringá tem ótimas pesquias no Setor em Java da UEM, problema é que Java não faz Propaganda de País Pseudo-Precocupado.

Compartilhar este post

Link para o post

é q eu ainda naum me formei http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/shifty.gif

Então somos dois http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif um dia a gente chega lá! quanto a esse nosso pais digo o seguinte como querem que uma pessoa consiga manter uma faculdade com este salário que esta ai, de 2as uma a pessoa consegue um emprego que ganhe +ou- bem (Como eu) ou o pai ajuda a pagar a faculdade, pois esses financiamentos do governo e particular é fds de conseguir.

E quem pode pagar consegue fazer um bom cursinho e passar lá na federal que não precisa pagar nada (claro que tem gente que não é bem de vida que tambem consegue passar mas não chega a 10%).

Mas fico feliz com mais essa noticia estes dias o noticiario local anunciou que aqui em curitiba tem 1.500 vagas na area de TI (mais especificamente em analise e desenvolvimento de sistemas, logo o curso que eu faço http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif ) com salarios iniciais de R$ 2.000,00 a 3.000,00 e a pessoa nem precisa ter terminado a faculdade, muitos pegam estagio ainda no 1º ano de faculdade e apartir do proximo ano ja começam a ganhar salarios como estes, enfim uma área não prostituida dentro da informática.

O que virá adiante é estudo estudo e estudo!!

Compartilhar este post

Link para o post

O problema está no Governo AJUDAR DEMAIS

Isso ocorre mesmo ;(

Maringá tem ótimas pesquias no Setor em Java da UEM, problema é que Java não faz Propaganda de País Pseudo-Precocupado.

Mas não tem que incentivar isso mesmo, pesquisa em Java? o0, pra que... o mundo precisando de tanta coisa vão incentivar pesquisa de uma linguagenzinha...

Até parece...

Compartilhar este post

Link para o post

com certeza pantoja

cada vez mais exigencias de qualidade

entao façamos a nossa parte

Compartilhar este post

Link para o post

com certeza pantoja

cada vez mais exigencias de qualidade

entao façamos a nossa parte

Só posso responder por mim nesse caso mesmo. Me dedico muito para epandir meus horizontes não só na minha área de atuação: ARTE/DESIGN quanto nas demais áreas de tecnologia para me manter sempre atualizado.

E ainda sinto certas dificuldades que o mercado nos tras fico imaginando quem nao corre atras.

Galera, nao deixem a peteca cair nao. Apesar de que o pessoal que conheço aqui do iMasters tb ta sempre no topo das informações.

Abração galera.

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, nao deixem a peteca cair nao. Apesar de que o pessoal que conheço aqui do iMasters tb ta sempre no topo das informações.

Esse é o espirito

parabens por pensar assim

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.