jtftelles 0 Denunciar post Postado Março 4, 2008 Olá galera... estou criando um software que organiza horário dos professores para as aulas por dia da semana... o problema é o seguinte... nenhum horário pode se confrontar, e cada professor terá 2 ou mais horários disponíveis.. os horários são divididos em primeiro horário e segundo horário... exemplo: professor 1: posso dar aulas às terças no primeiro horário professor 2: posso dar aulas às quintas e sextas no primeiro horário professor 3: posso dar aulas às segundas feiras no segundo horário.. e assim vai... aí no final de tudo meu código organiza de segunda à sexta feira cada professor q dará aula no primeiro e segundo horário de cada dia da semana... pensei em fazer isso com arrays... cada professor seria um array onde teria seu horário... mas acho q não vai dar mt certo... preciso da ajuda de vcs galera.... valew!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rodrigo Miss 1 Denunciar post Postado Março 4, 2008 Vai precisar de um Banco de Dados pra isso... 1º) Cria uma tabela Professores ID_PROFESSOR AutoIncrement NOMEPROFESSOR VARCHAR(100) 2º) Cria uma tabela Horarios ID_HORARIOS AutoIncrement ID_PROFESSOR INT DIASEMANA INT (1= Domingo, 2=Segunda ....) HORARIO INT (1 = 1º Horario ...) Isso tudo é um exemplo mto simples, so pra você ter uma noção ... Dai antes de incluir um novo horario para algum professor, você monta um select verificando se existe nenhum professor ja escalado naquele horario ... with qryVerifica do begin Close; SQL.Clear; SQL.Add('SELECT ID_PROFESSOR FROM HORARIOS'); SQL.Add('WHERE DIASEMANA = ' + txtDiaSemana.Text); SQL.Add('AND HORARIO = ' + txtHorario.Text); Open; end; if qryVerifica.RecordCout > 0 then begin ShowMessage('Já existe uma escala para este horário ...'); Exit; end else begin //Salva a nova escala ... end; Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites